Notícias

Galeria de coordenadores técnicos da Estação Experimental Terras Baixas é inaugurada na 33ª Abertura da Colheita do Arroz

A galeria de fotos é composta por seis chefes, que deram início a era Embrapa, iniciada pelo pesquisador Waldyr Stumpf Junior(1994-1997), Marilda Porto (  1996-1997/2005-2007), Darcy Bitencourt (1997-1999), José Alberto Petrini (1999-2002), Jorge Fainé Gomes (2002-2004/2007-2014) e Sergio Renan Silva Alves (2014-2019). Nos dias de hoje, a Estação é dirigida pelo pesquisador André Andres, desde 2019. A galeria está situada junto ao Auditório Terras Baixas, no prédio sede da Estação. A inauguração foi feita pelos ex-coordenadores da Estação, acompanhados pela Chefia atual da Unidade de pesquisas e parceiros. 

coordenador técnico da ETB, André Andres, que motivou o ato, valorizou a história da instituição e das pessoas que se dedicaram ao trabalho técnico em sistemas de produção em terras baixas. Ele falou que cada um dos ex-coordenadores deixam um pouco de si para o crescimento da Ciência de forma a repercutir na sociedade com a oferta de mais alimentos seguros. “Vamos tentar resgatar a história de todos aqueles que fizeram a Estação Experimental desde 1943 até 1993”, falou. 

O primeiro coordenador da Estação Waldyr Stumpf Junior  falou pelos demais coordenadores homenageados, lembrando na presença de parceiros presentes ao ato, representantes da UFPel e da Federarroz, como se originaram no passado o estreitamento de parcerias entre as instituições com a Embrapa.

“A ETB foi mantida atuante neste local pelo fato que antes de tornar-se Embrapa, a instituição existente era o Instituto Agronômico do Sul (IAS), de 1943, que foi instalado para realizar ações conjuntas com a Universidade Federal de Pelotas, que também foi originada da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. Já a parceria com a Federarroz se deu em 2003, quando a Empresa foi convidada a participar da Abertura da Colheita do Arroz em Santa Vitória do Palmar,  como apoiadora do evento. Estamos fazendo 20 anos de parceria institucional: Embrapa e Federarroz”, lembrou. 

Segundo ele, a Estação Experimental já naquele tempo marcou sua atuação dentro de uma visão sistêmica de produção em terras baixas ao diversificar a matriz produtiva, onde a equipe de pesquisa  precisou enfrentar barreiras para poder, atualmente, viver o projeto Duas Safras. Stumpf Júnior fez referência ao Projeto MARCA -Manejo Racional da Cultura do Arroz Irrigado – que completou também 20 anos com a finalidade de eficientização e da rentabilidade da produção.

A cerimônia foi encerrada com a fala do chefe-geral, Roberto Pedroso de Oliveira, que fez referências a inúmeras tecnologias disponíveis na atualidade pela pesquisa desenvolvida pela equipe na Estação Experimental para a sociedade. “Esta Estação tem uma história de passado, presente e futuro e agradecemos aos coordenadores técnicos anteriores por me permitirem a construção desta história chegar até os dias de hoje”, disse.

Estiveram presentes o vice-presidente da Federarroz, Roberto Ghigino, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, Eraldo dos Santos Pinheiro e o diretor-presidente da Fapeg/Pelotas, Luiz Clóvis Belarmino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *