Cerca de 250 alunos dos cursos de Gestão de Agronegócios e de Agronomia assistiram à palestra realizada por Cleber Soares, diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, na noite dessa última terça-feira, na Universidade de Brasília (UnB). A palestra foi parte da aula magna, que inaugurou o semestre letivo e abordou o tema ‘O Futuro da Agricultura nos Trópicos’, em que Soares discorreu sobre as sete megatendências para o futuro da agricultura brasileira, contidas no documento Visão 2030, elaborado pela Embrapa.
O Diretor mostrou aos alunos como a agricultura brasileira passa por profundas transformações econômicas, culturais, sociais, tecnológicas, ambientais e mercadológicas, impactando de forma substancial o mundo rural. O conjunto mais recente de sinais e tendências globais e nacionais sobre essas transformações captado e analisado pela Embrapa e sua rede de parceiros, deu origem a um grupo de sete megatendências que, segundo Cleber Soares em sua palestra, proporcionam uma visão sobre o futuro da agricultura brasileira.
Cada uma das sete tendências foi explicada aos discentes, sendo elas: mudanças socioeconômicas e espaciais na agricultura, intensificação e sustentabilidade dos sistemas de produção agrícolas, mudança do clima, riscos da agricultura, agregação de valor nas cadeias produtivas agrícolas, protagonismo dos consumidores e convergência tecnológica e de conhecimentos da agricultura. Essa última, impactou bastante os estudantes, de acordo com o professor do curso de Gestão de Agronegócio da UnB Enio Queijada de Souza, ao ouvirem sobre a transformação digital, que está ocorrendo no campo, e da economia colaborativa e da ação coletiva para o desenvolvimento rural.
A palestra foi bem recebida pelos alunos e professores da instituição, segundo Souza. “Todo mundo ficou bastante satisfeito. Os alunos receberam um banho de modernidade. Os professores com certeza usarão o conteúdo dessa palestra durante o semestre tanto para provas quanto para trabalhos e discussões em sala de aula”, completou o professor.
Louise Velloso (estagiária) e Rose Lane César (MTb 2978)
Cerca de 250 alunos dos cursos de Gestão de Agronegócios e de Agronomia assistiram à palestra realizada por Cleber Soares, diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, na noite dessa última terça-feira, na Universidade de Brasília (UnB). A palestra foi parte da aula magna, que inaugurou o semestre letivo e abordou o tema ‘O Futuro da Agricultura nos Trópicos’, em que Soares discorreu sobre as sete megatendências para o futuro da agricultura brasileira, contidas no documento Visão 2030, elaborado pela Embrapa.
O Diretor mostrou aos alunos como a agricultura brasileira passa por profundas transformações econômicas, culturais, sociais, tecnológicas, ambientais e mercadológicas, impactando de forma substancial o mundo rural. O conjunto mais recente de sinais e tendências globais e nacionais sobre essas transformações captado e analisado pela Embrapa e sua rede de parceiros, deu origem a um grupo de sete megatendências que, segundo Cleber Soares em sua palestra, proporcionam uma visão sobre o futuro da agricultura brasileira.
Cada uma das sete tendências foi explicada aos discentes, sendo elas: mudanças socioeconômicas e espaciais na agricultura, intensificação e sustentabilidade dos sistemas de produção agrícolas, mudança do clima, riscos da agricultura, agregação de valor nas cadeias produtivas agrícolas, protagonismo dos consumidores e convergência tecnológica e de conhecimentos da agricultura. Essa última, impactou bastante os estudantes, de acordo com o professor do curso de Gestão de Agronegócio da UnB Enio Queijada de Souza, ao ouvirem sobre a transformação digital, que está ocorrendo no campo, e da economia colaborativa e da ação coletiva para o desenvolvimento rural.
A palestra foi bem recebida pelos alunos e professores da instituição, segundo Souza. “Todo mundo ficou bastante satisfeito. Os alunos receberam um banho de modernidade. Os professores com certeza usarão o conteúdo dessa palestra durante o semestre tanto para provas quanto para trabalhos e discussões em sala de aula”, completou o professor.
Louise Velloso (estagiária) e Rose Lane César (MTb 2978)