Com produção própria, parceria da emissora estatal TV Aperipê, de Sergipe, e da Embrapa Informação Tecnológica, a produção audiovisual da Embrapa Tabuleiros Costeiros tem contribuído cada vez mais para a divulgação das tecnologias, produtos e serviços gerados pela Unidade nas redes sociais.
Com uma estratégia bem definida e o uso de ferramentas que potencializam a visibilidade dos vídeos produzidos, a Unidade tem obtido grande destaque corporativo nesse campo de atuação.
De acordo com dados do sistema Youtube Analytics, que monitora e gera relatórios de acessos dos usuários na plataforma de vídeos mais popular do mundo, dos 1.932 vídeos postados por todas as Unidades da Embrapa no Youtube, cinco deles, realizados pela Unidade, estão entre os dez mais vistos.
Dos cinco vídeos produzidos pela equipe Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO), três foram realizados em parceria com a TV Aperipê, a emissora pública de Sergipe (2º, 8º e 10º) e um em produção terceirizada (Terraceamento 7º). O 4º lugar é um Dia de Campo na TV, produzido em parceria com a então Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF).
5 vídeos da Unidade entre os mais acessados:
2º Da Hidroponia para Aquaponia (Paulo Carneiro – TV Aperipê);
4º Produção Racional e sustentável de ovinos (Samuel Figueiredo – DCTV);
7º Embrapa mostra como realizar um terraceamento (Lauro Nogueira e Ivan Marinovic – produtora independente);
8º Pesquisador mostra a aquaponia em sua casa (Paulo Carneiro – TV Aperipê);
10º Aquaponia passo-a-passo. Como montar (Paulo Carneiro – TV Aperipê).
As mídias sociais têm um papel cada vez mais relevante no arcabouço da comunicação. A audiência dos jornais impressos vem diminuindo muito no mundo inteiro (além das verbas publicitárias) e o mesmo está acontecendo com a TV aberta e por assinatura, enquanto mídias como Youtube, Facebook, Instagram e outras do gênero crescem anualmente a taxas notáveis.
Eventos de transferência de tecnologia presenciais, embora continuados, possuem menor amplitude e capilaridade na difusão de informações técnicas. O uso de imagens e depoimentos capturados nestes eventos constitui oportunidade para ampliar o alcance e a longevidade dos conteúdos técnicos produzidos.
“Vale acrescentar que, por meio de celulares – com grande destaque para o Whatsapp –, computadores e Smart TVs, essas mídias atingem cada vez mais os produtores rurais, inclusive os mais isolados e menos assistidos”, reforça o supervisor do NCO, Saulo Coelho.
Visando explorar este potencial, foi implementado na Unidade um conjunto de estratégias e ações de comunicação para ampliar o alcance dos conteúdos para transferência de tecnologia, com a atuação direta do jornalista do NCO Ivan Marinovic, que nos últimos anos vem se especializando nesse formato de comunicação.
Nos últimos anos, a Unidade conseguiu a aquisição de equipamentos audiovisuais de alta qualidade (câmera, microfones, etc.) a adaptação de um estúdio para gravação e edição de vídeos na Unidade e estabeleceu parceria pioneira com a Fundação Aperipê, que engloba a TV e a FM Aperipê, emissoras públicas do Estado de Sergipe, para produção conjunta de conteúdos, com contrapartida de autorização de uso das imagens e áudios nos programas Dia de Campo na TV e Prosa Rural, bem como publicação nas páginas da Embrapa no Youtube e Facebook.
Após muita pesquisa e acesso a novos conhecimentos e técnicas, Ivan promoveu a implementação de linha editorial de vídeos seguindo o formato ‘passo-a-passo’, ‘faça você mesmo’, com componentes de promoção e destaque junto ao produtor das soluções tecnológicas geradas pela pesquisa.
“Um ponto importante que contribuiu decisivamente para o aumento das visualizações foi a aplicação de conhecimentos de marketing digital, em especial o SEO (Search Engine Optimization), conjunto de estratégias com o objetivo de evidenciar o posicionamento dos vídeos nos resultados dos motores de busca tanto do Youtube quanto do Google e similares”, explica Ivan.
Com produção própria, parceria da emissora estatal TV Aperipê, de Sergipe, e da Embrapa Informação Tecnológica, a produção audiovisual da Embrapa Tabuleiros Costeiros tem contribuído cada vez mais para a divulgação das tecnologias, produtos e serviços gerados pela Unidade nas redes sociais.
Com uma estratégia bem definida e o uso de ferramentas que potencializam a visibilidade dos vídeos produzidos, a Unidade tem obtido grande destaque corporativo nesse campo de atuação.
De acordo com dados do sistema Youtube Analytics, que monitora e gera relatórios de acessos dos usuários na plataforma de vídeos mais popular do mundo, dos 1.932 vídeos postados por todas as Unidades da Embrapa no Youtube, cinco deles, realizados pela Unidade, estão entre os dez mais vistos.
Dos cinco vídeos produzidos pela equipe Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO), três foram realizados em parceria com a TV Aperipê, a emissora pública de Sergipe (2º, 8º e 10º) e um em produção terceirizada (Terraceamento 7º). O 4º lugar é um Dia de Campo na TV, produzido em parceria com a então Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF).
5 vídeos da Unidade entre os mais acessados:
2º Da Hidroponia para Aquaponia (Paulo Carneiro – TV Aperipê);
4º Produção Racional e sustentável de ovinos (Samuel Figueiredo – DCTV);
7º Embrapa mostra como realizar um terraceamento (Lauro Nogueira e Ivan Marinovic – produtora independente);
8º Pesquisador mostra a aquaponia em sua casa (Paulo Carneiro – TV Aperipê);
10º Aquaponia passo-a-passo. Como montar (Paulo Carneiro – TV Aperipê).
As mídias sociais têm um papel cada vez mais relevante no arcabouço da comunicação. A audiência dos jornais impressos vem diminuindo muito no mundo inteiro (além das verbas publicitárias) e o mesmo está acontecendo com a TV aberta e por assinatura, enquanto mídias como Youtube, Facebook, Instagram e outras do gênero crescem anualmente a taxas notáveis.
Eventos de transferência de tecnologia presenciais, embora continuados, possuem menor amplitude e capilaridade na difusão de informações técnicas. O uso de imagens e depoimentos capturados nestes eventos constitui oportunidade para ampliar o alcance e a longevidade dos conteúdos técnicos produzidos.
“Vale acrescentar que, por meio de celulares – com grande destaque para o Whatsapp –, computadores e Smart TVs, essas mídias atingem cada vez mais os produtores rurais, inclusive os mais isolados e menos assistidos”, reforça o supervisor do NCO, Saulo Coelho.
Visando explorar este potencial, foi implementado na Unidade um conjunto de estratégias e ações de comunicação para ampliar o alcance dos conteúdos para transferência de tecnologia, com a atuação direta do jornalista do NCO Ivan Marinovic, que nos últimos anos vem se especializando nesse formato de comunicação.
Nos últimos anos, a Unidade conseguiu a aquisição de equipamentos audiovisuais de alta qualidade (câmera, microfones, etc.) a adaptação de um estúdio para gravação e edição de vídeos na Unidade e estabeleceu parceria pioneira com a Fundação Aperipê, que engloba a TV e a FM Aperipê, emissoras públicas do Estado de Sergipe, para produção conjunta de conteúdos, com contrapartida de autorização de uso das imagens e áudios nos programas Dia de Campo na TV e Prosa Rural, bem como publicação nas páginas da Embrapa no Youtube e Facebook.
Após muita pesquisa e acesso a novos conhecimentos e técnicas, Ivan promoveu a implementação de linha editorial de vídeos seguindo o formato ‘passo-a-passo’, ‘faça você mesmo’, com componentes de promoção e destaque junto ao produtor das soluções tecnológicas geradas pela pesquisa.
“Um ponto importante que contribuiu decisivamente para o aumento das visualizações foi a aplicação de conhecimentos de marketing digital, em especial o SEO (Search Engine Optimization), conjunto de estratégias com o objetivo de evidenciar o posicionamento dos vídeos nos resultados dos motores de busca tanto do Youtube quanto do Google e similares”, explica Ivan.