A Embrapa Milho e Sorgo e seus parceiros realizam o II Seminário Diversificação e Rentabilidade: colheita, armazenagem e estratégias para a segunda safra na região de Três Marias”, dia 06 de março. O evento acontecerá às 13 horas, na Fazenda Água Boa, em Três Marias-MG. A ação faz parte da atividade “Capacitação em tecnologia em pós-colheita, armazenagem de grão e a importância do monitoramento e coleta de dados qualitativos durante armazenagem”, do projeto Agricultura Tecnificada em Ecossistema de Inovação como Suporte ao Desenvolvimento Territorial na Região de Três Marias-MG. O projeto é realizado pela Embrapa Milho e Sorgo em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Marias, com apoio da Emater Minas, da Jecal Agro, do Banco do Brasil, da Associação Comercial e Empresaial e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Três Marias (ACE e CDL), do Sicoob Aracoop e da Agromoderna. No seminário serão abordados a evolução da produção de grãos na região de Três Marias, as estratégias pós-colheita para minimizar perdas, otimizar a classificação dos grãos e reduzir a presença de contaminantes indesejáveis para a comercialização e as vantagens do cultivo de feijão-caupi na segunda safra. “É uma oportunidade para pesquisadores e palestrantes discutirem como os cuidados durante a colheita e o pós-colheita influenciam a presença de pragas, de sementes de plantas daninhas e de outros contaminantes que podem afetar a classificação e a comercialização dos grãos. Além disso, será destacado como essas práticas podem reduzir perdas econômicas para os produtores e mitigar impactos no mercado de commodities agrícolas”, diz Marco Aurélio Guerra Pimentel, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo. “Como opção à segunda safra a abordagem comtemplará as vantagens do cultivo de feijão-caupi, os fatores que devem ser considerados para se obter sucesso com a cultura, a melhor época de semeadura e as cultivares para a segunda safra”, informa o pesquisador José Ângelo Nogueira de Menezes Junior. A programação inclui mais dois conteúdos: Parcerias para um desenvolvimento sustentável, pelo prefeito Danilo Barbosa Rezende, e Critérios para recebimento e armazenamento de milho e soja, por José Leonardo de Oliveira, da empresa Pró Safra e Safra Forte Armazéns Gerais. “Esses assuntos contribuem para a implementação de uma agricultura inteligente, para maximizar resultados e para aumentar a sustentabilidade do setor agrícola na região de Três Marias”, comenta o líder do projeto, Sinval Lopes, engenheiro agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo. Serviço: II Seminário Diversificação e Rentabilidade: colheita, armazenagem e estratégias para a segunda safra na região de Três Marias Data: 06/3/2025 Local: Fazenda Água Boa, Rodovia BR 040, km 306, Três Marias-MG Horário: das 13h às 16 horas Confira a programação, clique aqui.
A Embrapa Milho e Sorgo e seus parceiros realizam o II Seminário Diversificação e Rentabilidade: colheita, armazenagem e estratégias para a segunda safra na região de Três Marias”, dia 06 de março. O evento acontecerá às 13 horas, na Fazenda Água Boa, em Três Marias-MG.
A ação faz parte da atividade “Capacitação em tecnologia em pós-colheita, armazenagem de grão e a importância do monitoramento e coleta de dados qualitativos durante armazenagem”, do projeto Agricultura Tecnificada em Ecossistema de Inovação como Suporte ao Desenvolvimento Territorial na Região de Três Marias-MG.
O projeto é realizado pela Embrapa Milho e Sorgo em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Marias, com apoio da Emater Minas, da Jecal Agro, do Banco do Brasil, da Associação Comercial e Empresaial e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Três Marias (ACE e CDL), do Sicoob Aracoop e da Agromoderna.
No seminário serão abordados a evolução da produção de grãos na região de Três Marias, as estratégias pós-colheita para minimizar perdas, otimizar a classificação dos grãos e reduzir a presença de contaminantes indesejáveis para a comercialização e as vantagens do cultivo de feijão-caupi na segunda safra.
“É uma oportunidade para pesquisadores e palestrantes discutirem como os cuidados durante a colheita e o pós-colheita influenciam a presença de pragas, de sementes de plantas daninhas e de outros contaminantes que podem afetar a classificação e a comercialização dos grãos. Além disso, será destacado como essas práticas podem reduzir perdas econômicas para os produtores e mitigar impactos no mercado de commodities agrícolas”, diz Marco Aurélio Guerra Pimentel, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.
“Como opção à segunda safra a abordagem comtemplará as vantagens do cultivo de feijão-caupi, os fatores que devem ser considerados para se obter sucesso com a cultura, a melhor época de semeadura e as cultivares para a segunda safra”, informa o pesquisador José Ângelo Nogueira de Menezes Junior.
A programação inclui mais dois conteúdos: Parcerias para um desenvolvimento sustentável, pelo prefeito Danilo Barbosa Rezende, e Critérios para recebimento e armazenamento de milho e soja, por José Leonardo de Oliveira, da empresa Pró Safra e Safra Forte Armazéns Gerais.
“Esses assuntos contribuem para a implementação de uma agricultura inteligente, para maximizar resultados e para aumentar a sustentabilidade do setor agrícola na região de Três Marias”, comenta o líder do projeto, Sinval Lopes, engenheiro agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo.
Serviço:
II Seminário Diversificação e Rentabilidade: colheita, armazenagem e estratégias para a segunda safra na região de Três Marias
Data: 06/3/2025
Local: Fazenda Água Boa, Rodovia BR 040, km 306, Três Marias-MG
Horário: das 13h às 16 horas
Confira a programação, clique aqui.