Notícias

Seminário discute agrobiodiversidade e sementes crioulas em Sergipe

A Embrapa Tabuleiros Costeiros marca presença no 3º Seminário Estadual de Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas de Sergipe, que acontece no Departamento de Biologia da UFS, no Campus São Cristóvão, de quarta (19) a sexta (21). Participaram da abertura na manhã de quarta a chefa-geral da Unidade Tereza Cristina de Oliveira e a assessora Fernanda Amorim. Em sua fala, Tereza destacou que, sem os movimentos sociais, sem as camponesas e camponeses, não é possível sustentar a vida no planeta, levar alimento saudável e seguro à mesa de todas as famílias, pois muitas ainda sofrem de fome e insegurança alimentar. “Em Sergipe não é diferente, e para reverter esse cenário de desafio é preciso fortalecer as instituições que se dedicam à pauta da agricultura familiar, para que atuem em parceria com as famílias camponesas trocando saberes e construindo um futuro de inclusão socioprodutiva para todas e todos”, afirmou. “Precisamos nos unir e dar as mãos nessa luta, e a Embrapa, enquanto empresa pública, está de portas abertas, fortalecendo novamente o diálogo e a colaboração com os movimentos camponeses e famílias agricultoras, ouvindo suas demandas para construirmos juntas e juntos o futuro que desejamos”, complementou. Participa do evento, também, o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Amaury Santos, que atua há anos em projetos participativos de conservação de sementes crioulas na Região Nordeste, sempre em parceria com as famílias camponesas, guardiãs das sementes e da biodiversidade na agricultura familiar do Brasil. Amaury integra, na manhã de quinta (20), a mesa de debates ‘Agrobiodiversidade e Comida Saudável – Dever do Estado, Direito do Povo, Compromisso Camponês’. Feira da Agrobiodiversidade Como parte da programação dos três dias do seminário, acontece na área externa ao auditório a 3ª edição da Feira Estadual da Agrobiodiversidade, com alimentos saudáveis produzidos por famílias agricultoras de diversos municípios de Sergipe. O seminário é promovido pelo Movimento Camponês Popular (MCP) em parceria com IFS, UFS, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, ACCESE (Associação de Camponesas e Camponeses do Estado de Sergipe) e Rede Sergipana de Agroecologia (Resea). Além da Embrapa, apoiam o evento a Prefeitura de São Cristóvão, o Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA), o Levante Popular da Juventude e o Consulta Popular.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros marca presença no 3º Seminário Estadual de Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas de Sergipe, que acontece no Departamento de Biologia da UFS, no Campus São Cristóvão, de quarta (19) a sexta (21). 

Participaram da abertura na manhã de quarta a chefa-geral da Unidade Tereza Cristina de Oliveira e a assessora Fernanda Amorim.

Em sua fala, Tereza destacou que, sem os movimentos sociais, sem as camponesas e camponeses, não é possível sustentar a vida no planeta, levar alimento saudável e seguro à mesa de todas as famílias, pois muitas ainda sofrem de fome e insegurança alimentar.  

“Em Sergipe não é diferente, e para reverter esse cenário de desafio é preciso fortalecer as instituições que se dedicam à pauta da agricultura familiar, para que atuem em parceria com as famílias camponesas trocando saberes e construindo um futuro de inclusão socioprodutiva para todas e todos”, afirmou.  

“Precisamos nos unir e dar as mãos nessa luta, e a Embrapa, enquanto empresa pública, está de portas abertas, fortalecendo novamente o diálogo e a colaboração com os movimentos camponeses e famílias agricultoras, ouvindo suas demandas para construirmos juntas e juntos o futuro que desejamos”, complementou. 

Participa do evento, também, o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Amaury Santos, que atua há anos em projetos participativos de conservação de sementes crioulas na Região Nordeste, sempre em parceria com as famílias camponesas, guardiãs das sementes e da biodiversidade na agricultura familiar do Brasil. 

Amaury integra, na manhã de quinta (20), a mesa de debates ‘Agrobiodiversidade e Comida Saudável – Dever do Estado, Direito do Povo, Compromisso Camponês’.

Feira da Agrobiodiversidade
Como parte da programação dos três dias do seminário, acontece na área externa ao auditório a 3ª edição da Feira Estadual da Agrobiodiversidade, com alimentos saudáveis produzidos por famílias agricultoras de diversos municípios de Sergipe.

O seminário é promovido pelo Movimento Camponês Popular (MCP) em parceria com IFS, UFS, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, ACCESE (Associação de Camponesas e Camponeses do Estado de Sergipe) e Rede Sergipana de Agroecologia (Resea). 

Além da Embrapa, apoiam o evento a Prefeitura de São Cristóvão, o Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA), o Levante Popular da Juventude e o Consulta Popular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *