Notícias

Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Clenio Pillon, é homenageado com o prêmio Pá do Arroz

Na tarde desta terça-feira (18), o diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento (DEPD) da Embrapa, Clenio Pillon, foi agraciado com o prêmio Pá do Arroz durante a 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, na categoria Técnico Federal. A entrega foi realizada pelo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (RS), Waldyr Stumpf Junior. 

Ao conferir a homenagem, o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), promotora do evento, enalteceu Pillon com o principal responsável dentro da Embrapa pela realização do evento há sete anos nas dependências da Empresa, na Estação Experimental Terras Baixas, no Capão do Leão (RS), destacando sua capacidade de diálogo e inteligência emocional. “Ele ajudou a tornar a abertura da colheita o maior evento dentro da Embrapa no Brasil e a maior de toda a América do Sul”, afirmou. 

Ao receber a Pá do Arroz, Pillon afirmou que honraria representa um grande orgulho, destacando seu histórico pessoal como descendente de família arrozeira e produtor de arroz por sete anos. “Sei muito bem o que representa esse instrumento de trabalho, porque desde muito jovem o manejava. Ele ajudou a cunhar também a minha formação. É uma cadeia pela qual tenho muito carinho e ajudou a formar a minha personalidade”, completou.

Na ocasião, ele ainda celebrou o crescimento do evento e o impacto da estrutura no desenvolvimento da região como um grande polo mundial de ciência e tecnologia, transformando o centro de pesquisa da Embrapa no que chamou de uma “cidade de inovação do arroz”. “A serviço, não apenas dessa cadeia produtiva, mas da segurança e soberania alimentar e da inclusão sócio-produtiva desse país. Acho que esse é o grande desafio colocado a todos nós: como seguir oferecendo alimentos de qualidade, com sustentabilidade e saudabilidade, para que todos possam acessá-los e colocá-los na mesa todo dia”, finalizou.

Sobre o homenageado

Clenio Pillon possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Solos pela UFSM e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Ingressou como pesquisador em 1999 na Embrapa Suínos e Aves (SC). Na Embrapa Clima Temperado (RS), além de atuar como membro de equipe, foi chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento entre 2007 a 2011 e chefe-geral entre 2011 e 2019. E desde 2023, ocupa a Diretoria Executiva da Empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *