A Embrapa Pecuária Sul estará presente na 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que acontece entre os dias 18 e 20 de fevereiro, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). O evento terá como tema central a “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: uma visão de futuro” e promoverá debates sobre a importância e a riqueza do bioma Pampa, além das perspectivas sustentáveis para o desenvolvimento da região. A programação inclui discussões técnicas, abordando desafios da produção de alimentos com preservação ambiental, atualizações mercadológicas das principais culturas de terras baixas – como arroz, soja, milho e trigo –, além de temas como integração lavoura-pecuária, gestão financeira, inovação e outros assuntos estratégicos para o setor. O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Danilo Sant’Anna, ministrará duas palestras no evento: no dia 19, no estande da Embrapa, sobre “Pasto 365 dias como estratégia de construção de sistemas sustentáveis”, destacando práticas para manter a produção forrageira ao longo do ano; e no dia 20, no auditório Frederico Costa, durante o seminário Duas Safras, sobre “Intensificação da pecuária a pasto como estratégia para a sustentabilidade dos sistemas de produção no Pampa”, trazendo reflexões sobre a otimização do uso das pastagens na região. Também no dia 19, na Arena da Pecuária, a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Élen Nalério, participará como debatedora do painel “Carne Gaúcha de Qualidade”, que acontecerá no final da manhã, seguido de um churrasco com frigoríficos parceiros. A Embrapa Pecuária Sul também marcará presença na Vitrine a Campo, que contará com quatro estações temáticas: recuperação de pastagens degradadas (Mirapasto e Campo Limpo); Pasto sobre Pasto; cultivares forrageiras; e melhoramento do campo nativo, com a participação dos pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, Daniel Montardo, Danilo Sant’Anna e Naylor Perez, além do analista Marco Antônio Lucas. A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é realizada pela Federarroz (Federação das Associações de Arrozeiros do RS), com correalização da Embrapa e do Senar/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Gabriel Aquere Estagiário de comunicação
A Embrapa Pecuária Sul estará presente na 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que acontece entre os dias 18 e 20 de fevereiro, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). O evento terá como tema central a “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: uma visão de futuro” e promoverá debates sobre a importância e a riqueza do bioma Pampa, além das perspectivas sustentáveis para o desenvolvimento da região.
A programação inclui discussões técnicas, abordando desafios da produção de alimentos com preservação ambiental, atualizações mercadológicas das principais culturas de terras baixas – como arroz, soja, milho e trigo –, além de temas como integração lavoura-pecuária, gestão financeira, inovação e outros assuntos estratégicos para o setor.
O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Danilo Sant’Anna, ministrará duas palestras no evento: no dia 19, no estande da Embrapa, sobre “Pasto 365 dias como estratégia de construção de sistemas sustentáveis”, destacando práticas para manter a produção forrageira ao longo do ano; e no dia 20, no auditório Frederico Costa, durante o seminário Duas Safras, sobre “Intensificação da pecuária a pasto como estratégia para a sustentabilidade dos sistemas de produção no Pampa”, trazendo reflexões sobre a otimização do uso das pastagens na região.
Também no dia 19, na Arena da Pecuária, a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Élen Nalério, participará como debatedora do painel “Carne Gaúcha de Qualidade”, que acontecerá no final da manhã, seguido de um churrasco com frigoríficos parceiros.
A Embrapa Pecuária Sul também marcará presença na Vitrine a Campo, que contará com quatro estações temáticas: recuperação de pastagens degradadas (Mirapasto e Campo Limpo); Pasto sobre Pasto; cultivares forrageiras; e melhoramento do campo nativo, com a participação dos pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, Daniel Montardo, Danilo Sant’Anna e Naylor Perez, além do analista Marco Antônio Lucas.
A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é realizada pela Federarroz (Federação das Associações de Arrozeiros do RS), com correalização da Embrapa e do Senar/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
Gabriel Aquere
Estagiário de comunicação