Notícias

Materiais genéticos de mandioca é foco de aula da disciplina Culturas de Ciclo Longo

Com o objetivo de conhecer in loco os materiais genéticos de mandioca depositados na Coleção da Embrapa Amapá, alunos do segundo período do curso Licenciatura Educação do Campo-Ciências Agrárias e Biologia, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), campus Mazagão, fizeram uma visita técnica ao Campo Experimental de Mazagão na manhã da última sexta-feira, 7/2. De acordo com a professora Flaviana Gonçalves, a programação foi planejada “com o intuito de ampliar as informações acerca da importância e o manejo adotado para o cultivo da mandioca nas condições do estado do Amapá, além de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos da referida disciplina (Culturas de Ciclo Longo)”. A visita foi conduzida pelo pesquisador Emanuel da Silva Cavalcante, responsável técnico pelos acervos de materiais genéticos da mandioca da Embrapa Amapá, e pelo supervisor do Campo Experimental de Mazagão, Adinomar Rodrigues Nunes. A coleção de materiais crioulos e tradicionais de mandioca, coletados em áreas de produtores de Oiapoque, Calçoene, Porto Grande, Pracuuba, Macapá e Mazagão, faz parte da instalação de uma área de clones e coleção biológica de cultivares e variedades de mandioca no campo da Embrapa Amapá em Mazagão. O objetivo deste banco de material genético de mandioca é manter os acervos que representam a diversidade biológica da espécie. A coleção também serve para realizar experimentos, como por exemplo, verificar a propagação clonal de genótipos tolerantes à vassoura-de-bruxa da mandioca, sob o ponto de vista fisiológico e fitossanitário. O material inserido nesta coleção passa por um trabalho de caracterização morfológica e análises moleculares para identificar as respectivas cultivares.

Com o objetivo de conhecer in loco os materiais genéticos de mandioca depositados na Coleção da Embrapa Amapá, alunos do segundo período do curso Licenciatura Educação do Campo-Ciências Agrárias e Biologia, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), campus Mazagão, fizeram uma visita técnica ao Campo Experimental de Mazagão na manhã da última sexta-feira, 7/2.   

De acordo com a professora Flaviana Gonçalves, a programação foi planejada “com o intuito de ampliar as informações acerca da importância e o manejo adotado para o cultivo da mandioca nas condições do estado do Amapá, além de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos da referida disciplina (Culturas de Ciclo Longo)”.  

A visita foi conduzida pelo pesquisador Emanuel da Silva Cavalcante, responsável técnico pelos acervos de materiais genéticos da mandioca da Embrapa Amapá, e pelo supervisor do Campo Experimental de Mazagão, Adinomar Rodrigues Nunes.

A coleção de materiais crioulos e tradicionais de mandioca, coletados em áreas de produtores de Oiapoque, Calçoene, Porto Grande, Pracuuba, Macapá e Mazagão, faz parte da instalação de uma área de clones e coleção biológica de cultivares e variedades de mandioca no campo da Embrapa Amapá em Mazagão. O objetivo deste banco de material genético de mandioca é manter os acervos que representam a diversidade biológica da espécie. A coleção também serve para realizar experimentos, como por exemplo, verificar a propagação clonal de genótipos tolerantes à vassoura-de-bruxa da mandioca, sob o ponto de vista fisiológico e fitossanitário. O material inserido nesta coleção passa por um trabalho de caracterização morfológica e análises moleculares para identificar as respectivas cultivares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *