Notícias

Embrapa lança novas cultivares de feijão durante o Show Rural Coopavel

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio Goiás/GO) estará presente no 36o Show Rural Coopavel, que será realizado entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025, em Cascavel (PR). Para esta edição do evento, no estande Casa da Embrapa e na Vitrine de Tecnologias, o centro de pesquisa apresentará aos visitantes da feira as melhores cultivares de feijão desenvolvidas pela sua equipe de melhoramento genético. Os destaques serão as cultivares de feijão comum BRS FC422 (grão carioca), e BRS FP417 (grão preto), que terão seu lançamento oficial durante o evento. Com ciclo de desenvolvimento normal (85-95 dias), a BRS FC422 apresenta potencial de produtividade que pode atingir 6.000 kg/ha, de acordo com o ambiente de produção. Esta cultivar destaca-se pela moderada resistência à murcha de fusarium e antracnose, com excelente qualidade comercial dos grãos. É recomendada para cultivo em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal (DF). Também com ciclo de desenvolvimento normal, a BRS FP417 destaca-se pela resistência às principais doenças que acometem o feijoeiro, especialmente à antracnose e à murcha de fusário, sendo moderadamente resistente ao crestamento bacteriano comum e à murcha de curtobacterium. O potencial produtivo também pode chegar a 6.000 kg/ha, dependendo do ambiente de produção. A cultivar tem, ainda, arquitetura ereta, resistência ao acamamento e excelente qualidade comercial dos grãos. Arroz A Embrapa leva também para a vitrine da Coopavel 2025 a cultivar de terras altas que está transformando o cenário de produção de arroz no Cerrado brasileiro, a BRS A502. É um material de muita versatilidade, para inserção em sistema de produção, desde o sul até o nordeste do país. Os produtores do PR têm a oportunidade de plantar o arroz, tanto sequeiro quanto em pivô central, em regiões onde o frio não é impeditivo, rotacionando as culturas, colocando uma gramínea que beneficia o solo e agrega mais produtividade na cultura subsequente. O Arroz funciona como uma planta de cobertura e ainda gera renda para o produtor com a venda do grão. Lançamentos BRS FC422 – A Embrapa disponibilizará a cultivar BRS FC422. É uma variedade de grão carioca, que apresenta como destaque o elevado potencial produtivo aliado à moderada resistência à murcha de fusarium e antracnose, possibilitando também sua utilização em áreas antigas de cultivo sob pivô central. Esse produto está registrado para os estados de AL, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, SC, SE, SP, TO e o DF. BRS FP417 – A BRS FP417 é uma cultivar de feijão-comum, do grupo comercial preto, que se destaca pela reunião de resistência a várias doenças (resistente à antracnose e à murcha de fusário, e moderadamente resistente ao crestamento bacteriano comum e à murcha de curtobacterium). Com alto potencial de produtividade, a BRS FP417 apresenta excelente qualidade comercia de grãos, arquitetura ereta e resistência a acamamento.

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio Goiás/GO) estará presente no 36o Show Rural Coopavel, que será realizado entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025, em Cascavel (PR). Para esta edição do evento, no estande Casa da Embrapa e na Vitrine de Tecnologias, o centro de pesquisa apresentará aos visitantes da feira as melhores cultivares de feijão desenvolvidas pela sua equipe de melhoramento genético. Os destaques serão as cultivares de feijão comum BRS FC422 (grão carioca), e BRS FP417 (grão preto), que terão seu lançamento oficial durante o evento.

Com ciclo de desenvolvimento normal (85-95 dias), a BRS FC422 apresenta potencial de produtividade que pode atingir 6.000 kg/ha, de acordo com o ambiente de produção. Esta cultivar destaca-se pela moderada resistência à murcha de fusarium e antracnose, com excelente qualidade comercial dos grãos. É recomendada para cultivo em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal (DF).

Também com ciclo de desenvolvimento normal, a BRS FP417 destaca-se pela resistência às principais doenças que acometem o feijoeiro, especialmente à antracnose e à murcha de fusário, sendo moderadamente resistente ao crestamento bacteriano comum e à murcha de curtobacterium. O potencial produtivo também pode chegar a 6.000 kg/ha, dependendo do ambiente de produção. A cultivar tem, ainda, arquitetura ereta, resistência ao acamamento e excelente qualidade comercial dos grãos.

Arroz
A Embrapa leva também para a vitrine da Coopavel 2025 a cultivar de terras altas que está transformando o cenário de produção de arroz no Cerrado brasileiro, a BRS A502. É um material de muita versatilidade, para inserção em sistema de produção, desde o sul até o nordeste do país. Os produtores do PR têm a oportunidade de plantar o arroz, tanto sequeiro quanto em pivô central, em regiões onde o frio não é impeditivo, rotacionando as culturas, colocando uma gramínea que beneficia o solo e agrega mais produtividade na cultura subsequente. O Arroz funciona como uma planta de cobertura e ainda gera renda para o produtor com a venda do grão.

Lançamentos
BRS FC422 – A Embrapa disponibilizará a cultivar BRS FC422. É uma variedade de grão carioca, que apresenta como destaque o elevado potencial produtivo aliado à moderada resistência à murcha de fusarium e antracnose, possibilitando também sua utilização em áreas antigas de cultivo sob pivô central. Esse produto está registrado para os estados de AL, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, SC, SE, SP, TO e o DF.

BRS FP417 –  A BRS FP417 é uma cultivar de feijão-comum, do grupo comercial preto, que se destaca pela reunião de resistência a várias doenças (resistente à antracnose e à murcha de fusário, e moderadamente resistente ao crestamento bacteriano comum e à murcha de curtobacterium). Com alto potencial de produtividade, a BRS FP417 apresenta excelente qualidade comercia de grãos, arquitetura ereta e resistência a acamamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *