A terceira edição do Prêmio Brasil Hidroponia 2024 teve um sabor especial para a Embrapa Hortaliças: o pesquisador Ítalo Guedes foi o destaque na categoria Pesquisador, em reconhecimento à sua contribuição para o aprimoramento e avanço dos métodos de desenvolvimento da tecnologia do cultivo sem solo no Brasil – os resultados da votação foram divulgados no dia 31 de janeiro de 2025 e podem ser lidos aqui. Tecnologia baseada no cultivo de plantas sem o uso de terra e solo, a hidroponia utiliza soluções compostas por água e sais minerais para produção em escala doméstica ou comercial. Idealizada pela Revista Hidroponia e realizada pela Plataforma Hidroponia, a premiação tem como finalidade, de acordo com os organizadores, estimular a disseminação do conhecimento sobre a tecnologia e, com isso, ampliar o uso de novas práticas a partir do reconhecimento de iniciativas inovadoras e exitosas nessa área. Relevância “Para além do reconhecimento do esforço pessoal de pesquisa, o prêmio representa uma validação das ações da Embrapa Hortaliças não apenas na pesquisa, mas na divulgação dos sistemas de produção hidropônicos”, avalia Guedes. Na mesma linha de argumentação, ele qualifica como “notável a expansão da adoção da hidroponia na produção de hortaliças no Brasil, assim como o crescimento no consumo e na confiança pelos consumidores de que se trata de alimentos seguros e nutritivos”. “O fato de a Embrapa fazer pesquisa e divulgar o sistema certamente tem um papel relevante nesse aumento de visibilidade da hidroponia”, complementa o pesquisador. Atuação O pesquisador Ítalo Moraes Rocha Guedes é especialista em nutrição de plantas e cultivo sem solo, e desenvolve pesquisas consideradas essenciais para o aperfeiçoamento das técnicas hidropônicas no País. Faz parte do quadro de pesquisadores da Embrapa Hortaliças desde dezembro de 2008 e sua formação acadêmica inclui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) também pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Sua experiência na área tem levado a desempenhar papéis de liderança que incluem a função de chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, no período de 2013 a 2017, e a presidir o Comitê Gestor do Portfólio Corporativo de Projetos Hortaliças (Hortaliças) de 2019 a 2020. Suas atividades de pesquisa concentram-se principalmente nas áreas de nutrição mineral de plantas e de sistemas de cultivo sem solo, em ambientes protegidos e controlados. Guedes também compõe o corpo técnico dos Consultores Hidropônicos da Plataforma Hidroponia.
A terceira edição do Prêmio Brasil Hidroponia 2024 teve um sabor especial para a Embrapa Hortaliças: o pesquisador Ítalo Guedes foi o destaque na categoria Pesquisador, em reconhecimento à sua contribuição para o aprimoramento e avanço dos métodos de desenvolvimento da tecnologia do cultivo sem solo no Brasil – os resultados da votação foram divulgados no dia 31 de janeiro de 2025 e podem ser lidos aqui.
Tecnologia baseada no cultivo de plantas sem o uso de terra e solo, a hidroponia utiliza soluções compostas por água e sais minerais para produção em escala doméstica ou comercial. Idealizada pela Revista Hidroponia e realizada pela Plataforma Hidroponia, a premiação tem como finalidade, de acordo com os organizadores, estimular a disseminação do conhecimento sobre a tecnologia e, com isso, ampliar o uso de novas práticas a partir do reconhecimento de iniciativas inovadoras e exitosas nessa área.
Relevância
“Para além do reconhecimento do esforço pessoal de pesquisa, o prêmio representa uma validação das ações da Embrapa Hortaliças não apenas na pesquisa, mas na divulgação dos sistemas de produção hidropônicos”, avalia Guedes. Na mesma linha de argumentação, ele qualifica como “notável a expansão da adoção da hidroponia na produção de hortaliças no Brasil, assim como o crescimento no consumo e na confiança pelos consumidores de que se trata de alimentos seguros e nutritivos”.
“O fato de a Embrapa fazer pesquisa e divulgar o sistema certamente tem um papel relevante nesse aumento de visibilidade da hidroponia”, complementa o pesquisador.
Atuação
O pesquisador Ítalo Moraes Rocha Guedes é especialista em nutrição de plantas e cultivo sem solo, e desenvolve pesquisas consideradas essenciais para o aperfeiçoamento das técnicas hidropônicas no País. Faz parte do quadro de pesquisadores da Embrapa Hortaliças desde dezembro de 2008 e sua formação acadêmica inclui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) também pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Sua experiência na área tem levado a desempenhar papéis de liderança que incluem a função de chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, no período de 2013 a 2017, e a presidir o Comitê Gestor do Portfólio Corporativo de Projetos Hortaliças (Hortaliças) de 2019 a 2020. Suas atividades de pesquisa concentram-se principalmente nas áreas de nutrição mineral de plantas e de sistemas de cultivo sem solo, em ambientes protegidos e controlados. Guedes também compõe o corpo técnico dos Consultores Hidropônicos da Plataforma Hidroponia.