A Embrapa realizará o seu tradicional Dia de Campo de Soja no próximo dia 13 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 8 horas, no campo experimental da Embrapa Rondônia em Vilhena, localizado na BR 364, Km 6, sentido Mato Grosso. A participação no Dia de Campo é gratuita e a programação conta com apresentação de cultivares de soja transgênicas e convencionais, assim como informações sobre o manejo da cultura, comercialização de grãos, Integração Lavoura-Pecuária e forrageiras. O evento contará, ainda, com a parceria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja-RO), que apresentará aos participantes informações importantes sobre a moratória da soja e classificação de grãos. Estarão presentes o diretor de administração, Marcelo Lucas da Silva, o diretor executivo Victor Paiva e a classificadora Claudionice Alves. O pesquisador da Embrapa Soja, Rodrigo Brogin, destaca que o Dia de Campo é uma excelente oportunidade para troca e atualização de informações sobre a cultura, além de fortalecer os elos entre os principais integrantes do setor. Soja A soja é a principal cultura de grãos do estado de Rondônia, com estimativa para a safra 2024/2025 de cerca de 673,4 mil hectares de área semeada e expectativa de produção de mais de 2,34 milhões de toneladas do grão, segundo dados da Conab. Esses dados mostram a contínua expansão da cultura no estado e vale ressaltar que o incremento na área de cultivo está ocorrendo quase que exclusivamente sobre áreas de pastagens, evitando o desmatamento, afirma Vicente Godinho. Segundo Vicente Godinho, pesquisador da Embrapa Rondônia, nesta safra, além do desafio da convivência da ferrugem asiática da soja, foram detectados mais dois grandes problemas: anomalia das vagens e quebramento de hastes da soja, que ainda estão em estudo e tem trazido grandes transtornos para produtores de algumas regiões, diminuindo a qualidade dos grãos e a produtividade. Realização e parcerias O Dia de Campo de Soja 2025 é uma realização da Embrapa Rondônia e da Embrapa Soja e conta com vários parceiros: Instituto Soja Livre, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena e Chupinguaia, Senar, Idaron, Aprosoja Rondônia, Sicoob Credisul, Sementes Acampo, Fundação Cerrados, Fundação Meridional, Agroceres Binova, Vitalys, Spraytec, Bioqualitá, Raix, Bience, Stoller, Faron e Uninassau Vilhena. Serviço Dia de Campo de Soja da Embrapa Data: 13 de fevereiro de 2025 (quinta-feira) Horário: a partir das 8h Local: Campo Experimental de Vilhena – BR 364, Km 6, sentido Mato Grosso Inscrição gratuita, no local Contato: cpafro.cevi@embrapa.br / (69) 99250-6453
A Embrapa realizará o seu tradicional Dia de Campo de Soja no próximo dia 13 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 8 horas, no campo experimental da Embrapa Rondônia em Vilhena, localizado na BR 364, Km 6, sentido Mato Grosso. A participação no Dia de Campo é gratuita e a programação conta com apresentação de cultivares de soja transgênicas e convencionais, assim como informações sobre o manejo da cultura, comercialização de grãos, Integração Lavoura-Pecuária e forrageiras.
O evento contará, ainda, com a parceria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja-RO), que apresentará aos participantes informações importantes sobre a moratória da soja e classificação de grãos. Estarão presentes o diretor de administração, Marcelo Lucas da Silva, o diretor executivo Victor Paiva e a classificadora Claudionice Alves.
O pesquisador da Embrapa Soja, Rodrigo Brogin, destaca que o Dia de Campo é uma excelente oportunidade para troca e atualização de informações sobre a cultura, além de fortalecer os elos entre os principais integrantes do setor.
Soja
A soja é a principal cultura de grãos do estado de Rondônia, com estimativa para a safra 2024/2025 de cerca de 673,4 mil hectares de área semeada e expectativa de produção de mais de 2,34 milhões de toneladas do grão, segundo dados da Conab. Esses dados mostram a contínua expansão da cultura no estado e vale ressaltar que o incremento na área de cultivo está ocorrendo quase que exclusivamente sobre áreas de pastagens, evitando o desmatamento, afirma Vicente Godinho.
Segundo Vicente Godinho, pesquisador da Embrapa Rondônia, nesta safra, além do desafio da convivência da ferrugem asiática da soja, foram detectados mais dois grandes problemas: anomalia das vagens e quebramento de hastes da soja, que ainda estão em estudo e tem trazido grandes transtornos para produtores de algumas regiões, diminuindo a qualidade dos grãos e a produtividade.
Realização e parcerias
O Dia de Campo de Soja 2025 é uma realização da Embrapa Rondônia e da Embrapa Soja e conta com vários parceiros: Instituto Soja Livre, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena e Chupinguaia, Senar, Idaron, Aprosoja Rondônia, Sicoob Credisul, Sementes Acampo, Fundação Cerrados, Fundação Meridional, Agroceres Binova, Vitalys, Spraytec, Bioqualitá, Raix, Bience, Stoller, Faron e Uninassau Vilhena.
Serviço
Dia de Campo de Soja da Embrapa
Data: 13 de fevereiro de 2025 (quinta-feira)
Horário: a partir das 8h
Local: Campo Experimental de Vilhena – BR 364, Km 6, sentido Mato Grosso
Inscrição gratuita, no local
Contato: cpafro.cevi@embrapa.br / (69) 99250-6453