Cerca de 450 famílias de agricultores de Tomé-Açu receberam mais de 400 mil mudas, grande parte, com genética da Embrapa, durante ação da Secretaria de Agricultura do Município (Semagri). A parceria da Embrapa Amazônia Oriental com a prefeitura resultou, ao longo de quatro anos, na distribuição de mais de dois milhões de mudas de genética superior, fortalecendo a cadeia, em especial, em Sistemas Agroflorestais (SAFs). O coordenador do Campo Experimental de Tomé-Açu, Edilson Braga Rodrigues, representou o Centro de Pesquisa no evento e avaliou que o grande diferencial do projeto de governo local, que entre as ações, está a distribuição de mudas pela secretaria, é a forte presença da genética da Embrapa, em especial, com mudas de cupuaçu e açaí, no fortalecimento da agricultura familiar e produção de alimentos no município. Rodrigues destacou ainda que com o auxílio da presença de décadas da Embrapa e parcerias locais na região, os SAFs viraram política pública municipal e o município é reconhecido internacionalmente por estimular este sistema integrado de produção de alimentos e reconhecido como tecnologia sustentável preconizada pela Embrapa e mitigador dos efeitos da crise climática. O secretário de agricultura de Tomé-Açu, José Alírio da Costa Tavares, falou da importância da parceria com a Embrapa e a utilização de material genético validado na própria cidade, como os principais componentes da implantação ou melhoria das SAFs. “Mudas da BRS Pai d’Égua e BRS Carimbó integram mais de 60% das mudas cultivadas nos canteiros da secretaria e na instalação de canteiros comunitários. Estamos distribuindo mudas produzidas por sementes de alta qualidade, fornecidas pela Embrapa e com isso, garantindo acesso de genética superior aos agricultores do município”. O gestor enfatizou ainda que nos últimos quatro anos, a parceria com a Embrapa foi fortalecida e resultou em acesso a tecnologias que auxiliaram na marca de 2 milhões e 600 mil mudas, aproximadamente, e em uma área de 1.600 hectares preparadas com canteiros de multiplicação de mudas de alta performance. As ações de destaque no mundo rural de Tomé-Açu dos últimos quatro anos, foram registradas em uma revista distribuída durante o evento, a qual destaca, entre outros, o Dia de Campo de apresentação do Kit Cupuaçu 5.0, com as cinco mais recentes cultivares de cupuaçuzeiro lançadas pelo centro de pesquisa.
Cerca de 450 famílias de agricultores de Tomé-Açu receberam mais de 400 mil mudas, grande parte, com genética da Embrapa, durante ação da Secretaria de Agricultura do Município (Semagri). A parceria da Embrapa Amazônia Oriental com a prefeitura resultou, ao longo de quatro anos, na distribuição de mais de dois milhões de mudas de genética superior, fortalecendo a cadeia, em especial, em Sistemas Agroflorestais (SAFs).
O coordenador do Campo Experimental de Tomé-Açu, Edilson Braga Rodrigues, representou o Centro de Pesquisa no evento e avaliou que o grande diferencial do projeto de governo local, que entre as ações, está a distribuição de mudas pela secretaria, é a forte presença da genética da Embrapa, em especial, com mudas de cupuaçu e açaí, no fortalecimento da agricultura familiar e produção de alimentos no município.
Rodrigues destacou ainda que com o auxílio da presença de décadas da Embrapa e parcerias locais na região, os SAFs viraram política pública municipal e o município é reconhecido internacionalmente por estimular este sistema integrado de produção de alimentos e reconhecido como tecnologia sustentável preconizada pela Embrapa e mitigador dos efeitos da crise climática.
O secretário de agricultura de Tomé-Açu, José Alírio da Costa Tavares, falou da importância da parceria com a Embrapa e a utilização de material genético validado na própria cidade, como os principais componentes da implantação ou melhoria das SAFs. “Mudas da BRS Pai d’Égua e BRS Carimbó integram mais de 60% das mudas cultivadas nos canteiros da secretaria e na instalação de canteiros comunitários. Estamos distribuindo mudas produzidas por sementes de alta qualidade, fornecidas pela Embrapa e com isso, garantindo acesso de genética superior aos agricultores do município”.
O gestor enfatizou ainda que nos últimos quatro anos, a parceria com a Embrapa foi fortalecida e resultou em acesso a tecnologias que auxiliaram na marca de 2 milhões e 600 mil mudas, aproximadamente, e em uma área de 1.600 hectares preparadas com canteiros de multiplicação de mudas de alta performance.
As ações de destaque no mundo rural de Tomé-Açu dos últimos quatro anos, foram registradas em uma revista distribuída durante o evento, a qual destaca, entre outros, o Dia de Campo de apresentação do Kit Cupuaçu 5.0, com as cinco mais recentes cultivares de cupuaçuzeiro lançadas pelo centro de pesquisa.