Notícias

Semadesc e Embrapa alinham ações para a realização da Dinapec 2025

As equipes da Embrapa e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) se reuniram no auditório da Agraer no Parque dos Poderes, a fim de alinhar as ações para a realização da Dinapec 2025, que acontecerá de 24 a 26 de março, em Campo Grande (MS). Diretamente do campo experimental da Empresa, produtores rurais e técnicos podem conhecer as tecnologias brasileiras voltadas para a sustentabilidade no campo, como sistemas de produção de pecuária de baixo carbono. Os secretários-executivos da Semadesc Artur Falcette, Rogério Beretta e Humberto de Mello; os diretores-presidentes do Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul), André Borges, e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro), Daniel Ingold; o diretor da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Washington Willeman; e o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Corte, Luiz Orcírio, sentaram-se com gestores da estatal e do Governo de MS para discutir o andamento da feira em pontos como programação técnica, infraestrutura, apoiadores e investimento. A Semadesc é parceira e apoiadora do evento, voltado para a pecuária de corte, que está em sua 16ª edição. Diversas políticas públicas da Secretaria serão apresentadas ao público, entre elas: o novo programa Precoce MS, o novo protocolo da Pecuária Sustentável do Pantanal, o diagnóstico das cadeias produtivas do Pantanal, o inventário estadual e mitigação de carbono da pecuária, os sistemas integrados e sistemas de produção leiteira para agricultura familiar, o panorama da resistência de acaricidas nos rebanhos de leite do MS, os resultados do programa Fertilize e do uso de fosfato natural, a certificação internacional e rastreabilidade pela Iagro, além de atendimento ao produtor sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Este ano, outro destaque é o primeiro Fórum Pré-COP30, abordando a Sustentabilidade da Produção de Bovinos no Brasil – exatamente no estado brasileiro onde nasceram os protocolos “Carne Carbono Neutro” e “Carne Baixo Carbono”. Debates sobre os desafios da pecuária sustentável, a Ciência do carbono e as estratégias para a pecuária no contexto da economia circular, políticas públicas e “mercados verdes” estão previstas, com representantes de universidades, organizações da sociedade civil e associações de produtores entre os palestrantes. Sobre a Dinapec A Dinapec teve sua primeira edição em 30 de março de 2006 denominada “Feira de Agroinovação”. O tema principal foi o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária e o objetivo era destacar o conhecimento voltado para uma pecuária de corte sustentável. A Dinâmica está localizada na Avenida Rádio Maia, 830, zona rural, saída para Aquidauana, em Campo Grande e acontecerá entre os dias 24 e 26 de março de 2025 na sede da Embrapa Gado de Corte. Informações pelo telefone (67) 3368-2141 e pelo site.

As equipes da Embrapa e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) se reuniram no auditório da Agraer no Parque dos Poderes, a fim de alinhar as ações para a realização da Dinapec 2025, que acontecerá de 24 a 26 de março, em Campo Grande (MS). Diretamente do campo experimental da Empresa, produtores rurais e técnicos podem conhecer as tecnologias brasileiras voltadas para a sustentabilidade no campo, como sistemas de produção de pecuária de baixo carbono.

Os secretários-executivos da Semadesc Artur Falcette, Rogério Beretta e Humberto de Mello; os diretores-presidentes do Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul), André Borges, e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro), Daniel Ingold; o diretor da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Washington Willeman; e o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Corte, Luiz Orcírio, sentaram-se com gestores da estatal e do Governo de MS para discutir o andamento da feira em pontos como programação técnica, infraestrutura, apoiadores e investimento. 

A Semadesc é parceira e apoiadora do evento, voltado para a pecuária de corte, que está em sua 16ª edição. Diversas políticas públicas da Secretaria serão apresentadas ao público, entre elas: o novo programa Precoce MS, o novo protocolo da Pecuária Sustentável do Pantanal, o diagnóstico das cadeias produtivas do Pantanal, o inventário estadual e mitigação de carbono da pecuária, os sistemas integrados e sistemas de produção leiteira para agricultura familiar, o panorama da resistência de acaricidas nos rebanhos de leite do MS, os resultados do programa Fertilize e do uso de fosfato natural, a certificação internacional e rastreabilidade pela Iagro, além de atendimento ao produtor sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Este ano, outro destaque é o primeiro Fórum Pré-COP30, abordando a Sustentabilidade da Produção de Bovinos no Brasil – exatamente no estado brasileiro onde nasceram os protocolos “Carne Carbono Neutro” e “Carne Baixo Carbono”. Debates sobre os desafios da pecuária sustentável, a Ciência do carbono e as estratégias para a pecuária no contexto da economia circular, políticas públicas e “mercados verdes” estão previstas, com representantes de universidades, organizações da sociedade civil e associações de produtores entre os palestrantes. 

Sobre a Dinapec
A Dinapec teve sua primeira edição em 30 de março de 2006 denominada “Feira de Agroinovação”. O tema principal foi o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária e o objetivo era destacar o conhecimento voltado para uma pecuária de corte sustentável.

A Dinâmica está localizada na Avenida Rádio Maia, 830, zona rural, saída para Aquidauana, em Campo Grande e acontecerá entre os dias 24 e 26 de março de 2025 na sede da Embrapa Gado de Corte. Informações pelo telefone (67) 3368-2141 e pelo site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *