Notícias

Embrapa abre edital para interessados em multiplicar nova cultivar de batata para processamento a ser lançada no fim de 2025

No dia 13 de dezembro, a Embrapa divulgou edital de oferta pública para produtores interessados na multiplicação de materiais básicos da cultivar de batata BRS F21. As inscrições devem ser feitas até às 17h do dia 10 de janeiro de 2025, por meio do e-mail elbio.cardoso@embrapa.br com o assunto “Comunicado de Oferta Tecnológica Nº. 08/2024”. Estão sendo disponibilizados cinco lotes, com 400 unidades de sementes genéticas da cultivar BRS F21, ao valor de 240 reais cada lote. Os produtores contemplados poderão adquirir apenas um lote e manifestar interesse em lotes remanescentes, caso houver. Para participar do processo, os produtores devem possuir Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Serão contemplados os produtores que enviarem e-mail e atenderem às especificações do edital, por ordem de recebimento, até o esgotamento dos lotes. A comunicação dos contemplados ocorrerá por e-mail a partir do dia 15 de janeiro. Sobre a BRS F21 Em função de suas características como adequados teores de matéria seca (21%) e de açúcares (0,08%) e formato, a BRS F21 é indicada para o processamento na forma de ‘chips’/palha, apresentando elevado rendimento industrial e alta qualidade do produto final. O material foi e segue sendo testado junto à indústria e deve ser lançado no segundo semestre de 2025, sob o nome fantasia de “Braschips”. A cultivar também apresenta rusticidade maior do que as principais concorrentes, inclusive a Atlantic, facilitando o cultivo por pequenos agricultores.

No dia 13 de dezembro, a Embrapa divulgou edital de oferta pública para produtores interessados na multiplicação de materiais básicos da cultivar de batata BRS F21. As inscrições devem ser feitas até às 17h do dia 10 de janeiro de 2025, por meio do e-mail elbio.cardoso@embrapa.br com o assunto “Comunicado de Oferta Tecnológica Nº. 08/2024”.

Estão sendo disponibilizados cinco lotes, com 400 unidades de sementes genéticas da cultivar BRS F21, ao valor de 240 reais cada lote. Os produtores contemplados  poderão adquirir apenas um lote e manifestar interesse em lotes remanescentes, caso houver.

Para participar do processo, os produtores devem possuir Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Serão contemplados os produtores que enviarem e-mail e atenderem às especificações do edital, por ordem de recebimento, até o esgotamento dos lotes. A comunicação dos contemplados ocorrerá por e-mail a partir do dia 15 de janeiro.

Sobre a BRS F21

Em função de suas características como adequados teores de matéria seca (21%) e de açúcares (0,08%) e formato, a BRS F21 é indicada para o processamento na forma de ‘chips’/palha, apresentando elevado rendimento industrial e alta qualidade do produto final. O material foi e segue sendo testado junto à indústria e deve ser lançado no segundo semestre de 2025, sob o nome fantasia de “Braschips”. A cultivar também apresenta rusticidade maior do que as principais concorrentes, inclusive a Atlantic, facilitando o cultivo por pequenos agricultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *