O Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Pesquisa sobre Carbono do Solo (LAC Soil Carbon) 2025 tem como objetivo promover a importância da produção agrícola sustentável para o desenvolvimento socioeconômico e a segurança alimentar em níveis regional e global. O evento acontecerá acontecerá no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, entre 25 e 28 de junho de 2025.
Organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Goiás (UFG), Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON/USP), Associação Rede ILPF, e promovido pelo Soil Carbon International Research Consortium (IRC), Iniciativa internacional “4 per 1000” e a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), o evento se focará no carbono orgânico do solo, um recurso essencial para a produção agropecuária.
Durante quatro dias, pesquisadores, estudantes, especialistas e representantes do setor agropecuário e setores relacionados se reunirão para discutir os desafios regionais e globais na promoção de práticas agrícolas sustentáveis e na preservação da saúde do solo.
Três principais assuntos serão abordados em sessões plenárias e discussões em mesas redondas:
1. Medição, monitoramento, relato e verificação do carbono do solo (MMRV),
2. Sequestro de carbono para produção agrícola sustentável, saúde do solo e segurança alimentar,
3. Mercados de carbono e políticas públicas e esquemas privados globais relacionados ao carbono do solo.
O evento já está recebendo inscrições e resumos para as 250 vagas disponíveis.
Tradução simultânea estará disponível durante o evento em três idiomas: inglês, espanhol e português.