Notícias

Embrapa coleta dados para o Zarc em Três Marias e Abaeté

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) é um dos temas estudados nos projetos de cooperação técnica executados pela Embrapa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Marias-MG e com a instituição financeira cooperativa Sicoob Credinacional de Abaeté-MG. Os projetos têm foco no desenvolvimento sustentável, pautado pelo equilíbrio entre a preservação e a exploração dos recursos naturais disponíveis. São denominados “Agricultura tecnificada como suporte à pecuária leiteira da região de Abaeté” e “Agricultura tecnificada em ecossistema de inovação como suporte ao desenvolvimento regional na região de Três Marias”. “Os projetos promovem a transferência de tecnologia do centro pesquisa da Embrapa, envolvendo as instituições, com a participação da extensão rural e dos produtores rurais”, diz o engenheiro agrônomo Sinval Resende Lopes, da Embrapa Milho e Sorgo, líder dos projetos. As atividades abrangem os municípios de Três Marias, Abaeté, Quartel Geral, Paineiras, Biquinhas e Morada Nova de Minas, situados na região Central Mineira. Para explicar os benefícios do Zarc, em outubro de 2024, foi realizada uma reunião na sede do Sicoob Credinacional em Abaeté-MG. Participaram produtores rurais, extensionistas da Emater Minas e representantes da Cooperativa de Produtores Rurais de Abaeté e do Sindicato Rural. Os convidados foram recebidos por Sinval Lopes e pelo presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Credinacional Artur José Andrade. Os diretores e gerentes de negócios agrícolas do Sicoob Credinacional também compareceram. Na ocasião, os pesquisadores Camilo de Lelis Teixeira de Andrade, da Embrapa Milho e Sorgo, Maria Emília Borges Alves e Artur Gustavo Müller, acompanhados pelo assistente Luciano Santos Adjuto, da Embrapa Cerrados, explicaram os benefícios do Zarc e a dinâmica das tarefas realizadas nas fazendas da região. Assista ao vídeo e veja como a adoção das boas práticas agrícolas indicadas pelo Zarc ajuda os produtores rurais e incentiva o crédito rural assistido. E conheça um pouco do trabalho de coleta de amostras de solo realizados em fazendas da região de Três Marias e de Abaeté.

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) é um dos temas estudados nos projetos de cooperação técnica executados pela Embrapa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Marias-MG e com a instituição financeira cooperativa Sicoob Credinacional de Abaeté-MG.

Os projetos têm foco no desenvolvimento sustentável, pautado pelo equilíbrio entre a preservação e a exploração dos recursos naturais disponíveis. São denominados “Agricultura tecnificada como suporte à pecuária leiteira da região de Abaeté” e “Agricultura tecnificada em ecossistema de inovação como suporte ao desenvolvimento regional na região de Três Marias”.

“Os projetos promovem a transferência de tecnologia do centro pesquisa da Embrapa, envolvendo as instituições, com a participação da extensão rural e dos produtores rurais”, diz o engenheiro agrônomo Sinval Resende Lopes, da Embrapa Milho e Sorgo, líder dos projetos. As atividades abrangem os municípios de Três Marias, Abaeté, Quartel Geral, Paineiras, Biquinhas e Morada Nova de Minas, situados na região Central Mineira.

Para explicar os benefícios do Zarc, em outubro de 2024, foi realizada uma reunião na sede do Sicoob Credinacional em Abaeté-MG. Participaram produtores rurais, extensionistas da Emater Minas e representantes da Cooperativa de Produtores Rurais de Abaeté e do Sindicato Rural. Os convidados foram recebidos por Sinval Lopes e pelo presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Credinacional Artur José Andrade. Os diretores e gerentes de negócios agrícolas do Sicoob Credinacional também compareceram.

Na ocasião, os pesquisadores Camilo de Lelis Teixeira de Andrade, da Embrapa Milho e Sorgo, Maria Emília Borges Alves e Artur Gustavo Müller, acompanhados pelo assistente Luciano Santos Adjuto, da Embrapa Cerrados, explicaram os benefícios do Zarc e a dinâmica das tarefas realizadas nas fazendas da região.

Assista ao vídeo e veja como a adoção das boas práticas agrícolas indicadas pelo Zarc ajuda os produtores rurais e incentiva o crédito rural assistido. E conheça um pouco do trabalho de coleta de amostras de solo realizados em fazendas da região de Três Marias e de Abaeté.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *