O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou a cartilha digital Meliponicultura: manejo de colônias, disponível gratuitamente na plataforma Senar Play. O material pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo Senar Play, disponível para dispositivos com sistemas iOS e Android. A cartilha aborda temas como saúde e segurança na atividade agropecuária, revisão de colônias, preparo de cera mista, alimentação das abelhas, multiplicação de colônias e fortalecimento de colônias fracas. Segundo Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, o material é fruto da parceria entre o Senar, a Embrapa Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.). “O objetivo é orientar jovens criadores de abelhas sem ferrão nos primeiros contatos com a atividade e nas principais técnicas de manejo. Essa iniciativa complementa um conjunto de materiais já disponibilizados, como minicursos, cartilhas e vídeos, buscando atingir diferentes públicos. O Senar, em especial, alcança extensionistas, que têm papel estratégico na disseminação do conhecimento”, afirmou Menezes. Desde 2022, a parceria entre as instituições disponibilizou cursos online sobre captura de abelhas sem ferrão e manejo produtivo na apicultura. Também estão acessíveis uma cartilha sobre instalação de meliponários e vídeos educativos sobre apicultura e meliponicultura.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou a cartilha digital Meliponicultura: manejo de colônias, disponível gratuitamente na plataforma Senar Play.
O material pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo Senar Play, disponível para dispositivos com sistemas iOS e Android.
A cartilha aborda temas como saúde e segurança na atividade agropecuária, revisão de colônias, preparo de cera mista, alimentação das abelhas, multiplicação de colônias e fortalecimento de colônias fracas.
Segundo Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, o material é fruto da parceria entre o Senar, a Embrapa Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.).
“O objetivo é orientar jovens criadores de abelhas sem ferrão nos primeiros contatos com a atividade e nas principais técnicas de manejo. Essa iniciativa complementa um conjunto de materiais já disponibilizados, como minicursos, cartilhas e vídeos, buscando atingir diferentes públicos. O Senar, em especial, alcança extensionistas, que têm papel estratégico na disseminação do conhecimento”, afirmou Menezes.
Desde 2022, a parceria entre as instituições disponibilizou cursos online sobre captura de abelhas sem ferrão e manejo produtivo na apicultura.
Também estão acessíveis uma cartilha sobre instalação de meliponários e vídeos educativos sobre apicultura e meliponicultura.