Notícias

Semear Digital: Embrapa e Sindicato Rural de Caconde celebram parceria para ações de PD&I

A Embrapa Agricultura Digital e o Sindicato Rural de Caconde assinaram um acordo de parceria para realizar ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias digitais no Distrito Agrotecnológico (DAT) do projeto Semear Digital. A parceria foi assinada no dia 7 de novembro, durante a Feira da Agricultura Familiar de Caconde e Região, pelo chefe-adjunto de P&D, Júlio Esquerdo, e o presidente do Sindicato, Ademar Pereira. As ações previstas no acordo são voltadas principalmente para a cafeicultura e piscicultura desenvolvida no município do interior de São Paulo. Serão selecionadas propriedades de referência para a validação, demonstração e transferência de tecnologias para produtores rurais, cooperativas e assistência técnica. Estão previstas capacitações sobre boas práticas na piscicultura em tanques-rede que abordarão aspectos relacionados à qualidade da água, manejo nutricional e sanitário, processamento de pescados, sustentabilidade da produção e aquicultura 4.0. Para a cafeicultura, serão realizados estudos sobre tecnologias digitais para a certificação de produtos visando à facilitação da obtenção de indicação geográfica e abertura de novos nichos de mercado e agregação de valor ao café produzido na região. O DAT de Caconde foi um dos primeiros pilotos implantados pelo projeto liderado pela Embrapa Agricultura Digital, que visa atuar em PD&I em tecnologias emergentes visando à inclusão digital e socioprodutiva de pequenos e médios produtores rurais. Em 2024, o Semear Digital concluiu a implantação dos dez DATs previstos, sendo cinco deles no estado de São Paulo, e os demais em Minas Gerais, Bahia, Pará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. A iniciativa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e tem ainda como instituições associadas o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), o Instituto Agronômico (IAC), o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA). Feira da Agricultura Familiar A Embrapa Agricultura Digital foi uma das instituições apoiadoras da 1ª Feira da Agricultura Familiar de Caconde e Região, realizada de 6 a 9 de novembro. A programação contou com expositores, palestras e oficinas. No estande da Embrapa, o pesquisador Ariovaldo Luchiari Júnior e André Fachini Minitti apresentaram ao público o projeto Semear Digital e algumas das tecnologias desenvolvidas pela Unidade, como o Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar) e o aplicativo Aquicultura Certa, que está em fase de validação com produtores de Caconde.

A Embrapa Agricultura Digital e o Sindicato Rural de Caconde assinaram um acordo de parceria para realizar ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias digitais no Distrito Agrotecnológico (DAT) do projeto Semear Digital. A parceria foi assinada no dia 7 de novembro, durante a Feira da Agricultura Familiar de Caconde e Região, pelo chefe-adjunto de P&D, Júlio Esquerdo, e o presidente do Sindicato, Ademar Pereira.

As ações previstas no acordo são voltadas principalmente para a cafeicultura e piscicultura desenvolvida no município do interior de São Paulo. Serão selecionadas propriedades de referência para a validação, demonstração e transferência de tecnologias para produtores rurais, cooperativas e assistência técnica.

Estão previstas capacitações sobre boas práticas na piscicultura em tanques-rede que abordarão aspectos relacionados à qualidade da água, manejo nutricional e sanitário, processamento de pescados, sustentabilidade da produção e aquicultura 4.0. Para a cafeicultura, serão realizados estudos sobre tecnologias digitais para a certificação de produtos visando à facilitação da obtenção de indicação geográfica e abertura de novos nichos de mercado e agregação de valor ao café produzido na região.

O DAT de Caconde foi um dos primeiros pilotos implantados pelo projeto liderado pela Embrapa Agricultura Digital, que visa atuar em PD&I em tecnologias emergentes visando à inclusão digital e socioprodutiva de pequenos e médios produtores rurais. Em 2024, o Semear Digital concluiu a implantação dos dez DATs previstos, sendo cinco deles no estado de São Paulo, e os demais em Minas Gerais, Bahia, Pará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

A iniciativa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e  tem ainda como instituições associadas o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), o Instituto Agronômico (IAC), o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Feira da Agricultura Familiar

A Embrapa Agricultura Digital foi uma das instituições apoiadoras da 1ª Feira da Agricultura Familiar de Caconde e Região, realizada de 6 a 9 de novembro. A programação contou com expositores, palestras e oficinas. No estande da Embrapa, o pesquisador Ariovaldo Luchiari Júnior e André Fachini Minitti apresentaram ao público o projeto Semear Digital e algumas das tecnologias desenvolvidas pela Unidade, como o Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar) e o aplicativo Aquicultura Certa, que está em fase de validação com produtores de Caconde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *