A Embrapa Agroindústria de Alimentos marcou presença durante o Green Rio | Green Latin America, de 31 de outubro a 2 de novembro, na Marina da Glória ( Rio de Janeiro). No evento, o chefe de Transferência de Tecnologia, André Dutra, participou, dia 31, do Simpósio Oportunidades e desafios da integração da bioeconomia agrícola do Leste Fluminense”, a convite da Câmara Técnica de Agricultura e Pesca do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste). Na ocasião, foi apresentada a proposta do projeto BioLeste que tem como objetivo central integrar e fomentar a bioeconomia agrícola na região do Leste Fluminense.
“Diante da oportunidade, junto aos secretários municipais de Agricultura presentes, o meu propósito foi apresentar ações e ou resultados, alinhados à Bioeconomia e economia circular realizados pela Embrapa, com potencial de transferência de tecnologia, para a Câmara Técnica de Agricultura e Pesca do Conleste”, conta Dutra.
No mesmo dia, o pesquisador Carlos Piler apresentou a palestra “Uso de cereais não convencionais na elaboração de produtos isentos de glúten”, a convite do comitê organizador do Centro Brasileiro de Apoio Nutricional (CBAN), durante o painel “Nutrição sustentável: da ancestralidade à inovação”.
“Na palestra, foram apresentados os cereais ancestrais milheto pérola e o sorgo abordando questões como impacto ambiental; que poderiam ser melhor explorados para alimentação humana; além de produtos que já desenvolvemos até o momento, na Embrapa, desde os mais simples até os que utilizam a extrusão termoplástica”, explica Piler.
No estande da Embrapa, as três Unidades localizadas no Rio de Janeiro (Embrapa Agroindústria de Alimentos, Embrapa Solos e Embrapa Agrobiologia) apresentaram projetos e resultados como: Edamame, Produtos de Indicação Geográfica; PITec Agro; Rede de Fomento à Cultura do Lúpulo na Região Serrana Fluminense; Biofortificação de Alimentos no Brasil; Tomate em Cultivo Sustentável (Tomatec) e Agricultura Urbana.