Uma semana de valorização do leite está sendo programada para novembro pela Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS. O evento tradicionalmente realizado em um dia, agora, terá quatro dias dedicados à discussão de políticas públicas, dia de campo para produtores e técnicos, dia de campo para comunidade urbana e um workshop de parcerias e negócios para o leite. A atividade terá o envolvimento da Embrapa, Emater, Coopar, Ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento e Reforma Agrária e da Plataforma Colaborativa Sul. O evento é gratuito e ocorrerá nas dependências da Estação Experimental Terras Baixas, localizada no Capão do Leão, entre os dias 5 e 8 de novembro. No primeiro dia da semana, 5 de novembro, está marcado a realização do Simpósio do Leite RS 2024 Reconstrução e Renovação que vai levantar as políticas públicas existentes e as perspectivas para o desenvolvimento do setor leiteiro com enfoque no produtor e nos sistemas de produção de leite. Na oportunidade serão feitas proposições da pesquisa, da ATER e das secretarias de desenvolvimento rural e da agricultura para a cadeia produtiva do leite. A programação ocorrerá das 13h30 às 18h30. O segundo dia, 6 de novembro, é dedicado ao Dia de Campo do Leite para produtores e técnicos, onde será mostrada a importância da resistência em torno dos benefícios agregados a toda a sociedade pela cadeia do leite, da produção ao consumo. Também serão apresentadas soluções e tecnologias para reconstruir, recuperar ou remediar os efeitos da crise climática para que a produção de leite retome a sua dimensão e volte a crescer. Outro ponto que será fomentado é identificar o que precisa ser mudado para que não se tenha que enfrentar as mesmas dificuldades. A agenda acontecerá entre às 9h e 15h. A comunidade urbana também será brindada com um dia de campo totalmente voltado para esse público. O dia 7 de novembro trará a temática Leite RS-Sustentabilidade e Qualidade de Vida para o Consumidor. A programação geral vai destacar a realização continuada por 25 anos do Curso de Formação e Reciclagem de Inseminadores Artificiais em Bovinos de Leite numa realização conjunta entre a Embrapa e a Emater-RS/Ascar, seguido pela instalação de três estações tecnológicas: Resistir, Reconstruir e Renovar. O programa inicia às 9h. E o último dia da programação, 8 de novembro, será direcionado para o Workshop Hub Leite, às 9h, onde será promovida uma discussão entre representantes da Embrapa e instituições de P&DI ligadas ao setor do leite para construir parcerias interinstitucionais dentro de uma modelagem para o desenvolvimento do setor leiteiro.
Uma semana de valorização do leite está sendo programada para novembro pela Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS. O evento tradicionalmente realizado em um dia, agora, terá quatro dias dedicados à discussão de políticas públicas, dia de campo para produtores e técnicos, dia de campo para comunidade urbana e um workshop de parcerias e negócios para o leite. A atividade terá o envolvimento da Embrapa, Emater, Coopar, Ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento e Reforma Agrária e da Plataforma Colaborativa Sul. O evento é gratuito e ocorrerá nas dependências da Estação Experimental Terras Baixas, localizada no Capão do Leão, entre os dias 5 e 8 de novembro.
No primeiro dia da semana, 5 de novembro, está marcado a realização do Simpósio do Leite RS 2024 Reconstrução e Renovação que vai levantar as políticas públicas existentes e as perspectivas para o desenvolvimento do setor leiteiro com enfoque no produtor e nos sistemas de produção de leite. Na oportunidade serão feitas proposições da pesquisa, da ATER e das secretarias de desenvolvimento rural e da agricultura para a cadeia produtiva do leite. A programação ocorrerá das 13h30 às 18h30.
O segundo dia, 6 de novembro, é dedicado ao Dia de Campo do Leite para produtores e técnicos, onde será mostrada a importância da resistência em torno dos benefícios agregados a toda a sociedade pela cadeia do leite, da produção ao consumo. Também serão apresentadas soluções e tecnologias para reconstruir, recuperar ou remediar os efeitos da crise climática para que a produção de leite retome a sua dimensão e volte a crescer. Outro ponto que será fomentado é identificar o que precisa ser mudado para que não se tenha que enfrentar as mesmas dificuldades. A agenda acontecerá entre às 9h e 15h.
A comunidade urbana também será brindada com um dia de campo totalmente voltado para esse público. O dia 7 de novembro trará a temática Leite RS-Sustentabilidade e Qualidade de Vida para o Consumidor. A programação geral vai destacar a realização continuada por 25 anos do Curso de Formação e Reciclagem de Inseminadores Artificiais em Bovinos de Leite numa realização conjunta entre a Embrapa e a Emater-RS/Ascar, seguido pela instalação de três estações tecnológicas: Resistir, Reconstruir e Renovar. O programa inicia às 9h.
E o último dia da programação, 8 de novembro, será direcionado para o Workshop Hub Leite, às 9h, onde será promovida uma discussão entre representantes da Embrapa e instituições de P&DI ligadas ao setor do leite para construir parcerias interinstitucionais dentro de uma modelagem para o desenvolvimento do setor leiteiro.