Evento é direcionado a pesquisadores, docentes, extensionistas e representantes governamentais e de instituições interessadas no tema
Com o objetivo de discutir desafios, experiências, políticas públicas, entre outros temas relacionados à pecuária familiar no Brasil, Argentina e Uruguai, instituições dos três países promovem o 4º Seminário Técnico Internacional Pecuária Familiar e Desenvolvimento Rural. O evento acontece no município de Sant’Ana do Livramento (Brasil), na fronteira com Rivera (Uruguai), entre os dias 13 e 14 de novembro.
O evento está dividido em três eixos temáticos: “Experiências de transição agroecológica na pecuária familiar”; “Experiências dos atores para o desenvolvimento da pecuária familiar”; e “Desafios para a pecuária familiar”. O seminário, que acontece no campus da Unipampa, conta com palestrantes, debatedores e moderadores conceituados e referências na discussão das questões que envolvem a pecuária familiar.
Exemplo disso é o pesquisador francês Eric Sabourin, do Cirad (Montpellier, França), que aprofundou seus estudos sobre a pecuária familiar na América do Sul e faz a conferência de abertura do evento com o tema “Desafios da pecuária familiar pelo mundo: mudança climática, consumo de carne e agroecologia”.
Conforme Cláudio Ribeiro, professor da Unipampa (Brasil), integrante da comissão organizadora do seminário, para além das discussões temáticas e técnicas, o evento se propõe a demarcar a importância da pecuária familiar para temas como, por exemplo, a preservação do bioma Pampa. “Precisamos marcar território, esse é um tema muito importante e comum aos três países. É preciso mostrar que há diversas instituições que tem o objetivo de discutir o assunto e levá-lo adiante, além do seminário, como é o caso das políticas públicas para a pecuária familiar”, destacou.
Para a professora Virginia Courdin, da Universidad de la Republica (Uruguai), e também membro da comissão organizadora, o evento cumprirá inúmeras funções, desde as discussões acadêmicas até a motivação para que as novas gerações se mantenham na pecuária familiar. “A pecuária familiar tem grande relevância, seja para formação de redes de produtores, geração de alimentos saudáveis, garantindo a segurança alimentar, mas também a importância da pecuária familiar nas práticas de preservação ambiental, tema que está dentro das atuais discussões sobre as mudanças do clima, por exemplo”, disse.
Raúl Pérez, pesquisador do INTA (Argentina), pontua que “no bioma Pampa, mesmo em algumas regiões que experimentaram uma intensa transformação no uso do solo, persistem zonas onde se conservam as espécies vegetais próprias dos campos naturais e isso se deve, em grande medida, à pecuária familiar com bovinos e ovinos. Um fórum como este permite discutir tanto as estratégias de políticas nos países participantes como as estratégias dos produtores para poder levar adiante suas atividades com uma maior consciência ambiental vinculada ao manejo de pastagens”, disse.
Além das discussões temáticas, o evento vai contar com a oficina “Ameaças e oportunidades da pecuária familiar”, momento em que todos os participantes poderão participar ativamente das discussões. Também acontece, durante o seminário, a apresentação do livro “Mulheres, sustentabilidade e pecuária de corte: gerando visibilidade no Pampa do Brasil, Uruguai e Argentina”. Ao final, a mesa de encerramento deve contar com representações governamentais dos três países organizadores e da Rede de Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf).
Instituições organizadoras
São organizadoras do seminário as instituições do Brasil: Unipampa, Uergs, Embrapa, Emater/RS-Ascar e UFSM; do Uruguai: Universidad de la Republica Uruguay e Instituto Plan Agropecuario; e da Argentina: Universidad Nacional de la Plata, Universidad Nacional de Quilmes e Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria.
Serviço
Evento: 4º Seminário Técnico Internacional Pecuária Familiar e Desenvolvimento Rural;
Data: 13 e 14 de novembro (quarta e quinta-feira);
Local: Campus da Unipampa em Sant’Anna do Livramento (Rua Barão do Triunfo, 1048);
Inscrições: o seminário técnico é gratuito, mas requer pré-inscrição mediante o seguinte formulário: https://forms.gle/ZtxstMEtaFaiNY8R6
Dúvidas e informações: si.ganaderiafamiliar@gmail.com