Câmara Comércio França-Brasil
A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães, foi convidada pela Câmara do Comércio França-Brasil para participar do primeiro evento da nova Comissão de Agronegócio, realizado no dia 25 de setembro, em conjunto com a Comissão de Comunicação e Marketing. Na oportunidade, foi discutida a importância da pesquisa, da inovação e de boas práticas para garantir a sustentabilidade e a competitividade da agricultura brasileira.
Magalhães contextualizou o cenário agropecuário no Brasil e mencionou diversos projetos desenvolvidos pela Embrapa Territorial que visam garantir a sustentabilidade ambiental, promovendo a diversificação da produção, a inovação tecnológica e a conexão entre agricultores familiares e mercados locais.
Com informações da Câmara do Comércio França-Brasil
Pastagens Degradadas
A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães, e o analista Rafael Mingoti participaram da oficina técnica promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no dia 16 de setembro, na sede da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna, SP, em apoio ao Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD). O evento visou fornecer embasamento técnico-científico para as definições do PNCPD, garantindo a credibilidade da iniciativa e contribuindo para sua implementação e expansão.
A Embrapa Territorial desenvolve um trabalho, a pedido do Mapa, para elucidar quais são os potenciais de usos das áreas de pastagens em degradação para a agropecuária
brasileira.
COP-30
O chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, participa de um grupo de especialistas convidados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para formular estratégias que possibilitem dar ampla visibilidade às metas, métricas, métodos e resultados sustentáveis da agropecuária brasileira durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada no próximo ano, em novembro de 2025, em Belém, PA. No dia de 20 de setembro, ocorreu a primeira reunião remota do grupo.
Consea
A pesquisadora Celina Takemura participou da reunião do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) no dia 28 de agosto, em Campinas, SP. Celina integra o conselho juntamente com a analista Edlene Garçon. Durante o encontro, foram apresentadas aos candidatos à Prefeitura de Campinas, e a seus representantes presentes, as conclusões da III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas.
Carbono na Cafeicultura
A Embrapa Territorial recebeu representantes da UPL Brasil e da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), em 18 de setembro. As três instituições discutem colaboração para um novo projeto de pesquisa para estimar estoques de Carbono na produção de café na região da Serra da Mantiqueira, a exemplo do que vem sendo feito em Rondônia, para a mesma cultura, e em São Paulo/Minas Gerais, para a citricultura.
Caatinga
Por meio de videoconferência, em 17 de setembro, a Embrapa Territorial apresentou o Sistema Territorial de Inteligência Estratégica do Bioma Caatinga (SITE Caatinga) para profissionais de três áreas do Banco do Nordeste: o hub de inovação, o setor de desenvolvimento territorial e o Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci). O analista André Farias fez uma navegação guiada pelos cinco quadros da plataforma online – natural, agrícola, agrário, de infraestrutura e socioeconômico -, mostrando como as informações geradas pelo cruzamento de dados disponíveis em painéis são úteis para a elaboração de políticas públicas e investimentos na região, particularmente na produção agropecuária.
O Fundeci financiou o desenvolvimento do sistema, lançado no aniversário da Embrapa, em 2022.