A Reserva Natural do Caju, área de preservação da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) mantida no Campo Experimental de Itaporanga d’Ajuda, no litoral sul de Sergipe, recebeu a partir do final de agosto as primeiras visitas guiadas do segundo semestre. Os eventos foram retomados com a proximidade do fim da estação de chuvas e diminuição das atividades de manejo mais intensivo dos experimentos e áreas de conservação pelas equipes de campo e de pesquisa da Embrapa. Na sexta (30), visitaram a reserva 38 estudantes do 9º ano fundamental do Centro Educacional Futuro Feliz, localizado na capital sergipana. As visitas de estudantes dos ensinos fundamental e médio integram o Programa Embrapa & Escola, ação de popularização da ciência de Embrapa junto ao público infantojuvenil. Eles foram recebidos pelo supervisor do campo experimental, Cleverson Matos, pela técnica do Núcleo de Comunicação Liliane Dantas e pelo colega aposentado José Roque, voluntário do Embrapa & Escola, que cantou um belo aboio de sua autoria sobre a vida no campo. A turma e os professores de história e biologia realizaram a trilha ecológica pela área da reserva e conheceram de perto, os bancos de conservação genética de coco e mangaba plantados em campo, além de vitrines de tecnologias de base ecológica, como a fossa séptica biodigestora, a compostagem com minhocas e o biofertilizante obtido a partir de restos de alimentos. Mantendo a tradição, os estudantes plantaram uma muda de árvore nativa da mata Atlântica no bosque Embrapa & Escola mantido no campo. A diretora pedagógica Lindinalva Silva destacou a importância de aliar o conhecimento teórico ao prático, com interação com o mundo real e conhecimentos científicos aplicados em campo para consolidar a aprendizagem. Visita técnica Na quinta (12), foi a vez da primeira visita técnica do semestre à Reserva do Caju, com um grupo de 30 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus São Cristóvão. Para grupos estudantis de educação profissionalizante e superior, as visitas têm uma abordagem técnica mais aprofundada e foco em práticas agrícolas e soluções tecnológicas aplicadas no campo. As alunas e alunos dos períodos iniciais dos cursos de Biologia, Tecnólogo em Agroecologia Superior e Técnico Integrado em Agropecuária foram recebidos pelo analista do Núcleo de Comunicação Eduardo Oliveira e o supervisor Cleverson Matos. Após uma apresentação sobre a Embrapa e o campo experimental, as turmas seguiram para as visitas tecnológicas às vitrines de base ecológica, bancos ativos de germoplasma do coqueiro e experimento de sistema de integração do coqueiro em consórcio com a leguminosa gliricídia.
A Reserva Natural do Caju, área de preservação da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) mantida no Campo Experimental de Itaporanga d’Ajuda, no litoral sul de Sergipe, recebeu a partir do final de agosto as primeiras visitas guiadas do segundo semestre.
Os eventos foram retomados com a proximidade do fim da estação de chuvas e diminuição das atividades de manejo mais intensivo dos experimentos e áreas de conservação pelas equipes de campo e de pesquisa da Embrapa.
Na sexta (30), visitaram a reserva 38 estudantes do 9º ano fundamental do Centro Educacional Futuro Feliz, localizado na capital sergipana. As visitas de estudantes dos ensinos fundamental e médio integram o Programa Embrapa & Escola, ação de popularização da ciência de Embrapa junto ao público infantojuvenil.
Eles foram recebidos pelo supervisor do campo experimental, Cleverson Matos, pela técnica do Núcleo de Comunicação Liliane Dantas e pelo colega aposentado José Roque, voluntário do Embrapa & Escola, que cantou um belo aboio de sua autoria sobre a vida no campo.
A turma e os professores de história e biologia realizaram a trilha ecológica pela área da reserva e conheceram de perto, os bancos de conservação genética de coco e mangaba plantados em campo, além de vitrines de tecnologias de base ecológica, como a fossa séptica biodigestora, a compostagem com minhocas e o biofertilizante obtido a partir de restos de alimentos.
Mantendo a tradição, os estudantes plantaram uma muda de árvore nativa da mata Atlântica no bosque Embrapa & Escola mantido no campo.
A diretora pedagógica Lindinalva Silva destacou a importância de aliar o conhecimento teórico ao prático, com interação com o mundo real e conhecimentos científicos aplicados em campo para consolidar a aprendizagem.
Visita técnica
Na quinta (12), foi a vez da primeira visita técnica do semestre à Reserva do Caju, com um grupo de 30 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus São Cristóvão.
Para grupos estudantis de educação profissionalizante e superior, as visitas têm uma abordagem técnica mais aprofundada e foco em práticas agrícolas e soluções tecnológicas aplicadas no campo.
As alunas e alunos dos períodos iniciais dos cursos de Biologia, Tecnólogo em Agroecologia Superior e Técnico Integrado em Agropecuária foram recebidos pelo analista do Núcleo de Comunicação Eduardo Oliveira e o supervisor Cleverson Matos.
Após uma apresentação sobre a Embrapa e o campo experimental, as turmas seguiram para as visitas tecnológicas às vitrines de base ecológica, bancos ativos de germoplasma do coqueiro e experimento de sistema de integração do coqueiro em consórcio com a leguminosa gliricídia.