Notícias

Pesquisadores discutem soluções para água e solo e baixas emissões de carbono em AL

Pesquisadores da Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) de Rio Largo (AL), vinculada à Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), participaram, em setembro, de eventos para discutir soluções tecnológicas sustentáveis com foco na água e solos e em agricultura de baixa emissão de carbono. Na sexta (13), a pesquisadora Walane Ivo, especialista em ciência do solo e coordenadora executiva da UEP – Rio Largo, representou a Unidade da Embrapa e a pesquisa alagoana na primeira reunião para ‘Construção participativa do Plano Nacional de Gestão Sustentável de Solo e Água – região Nordeste – fase 1’. O encontro integra as ações do projeto liderado pela Embrapa Solos (Rio e de Janeiro, RJ) para construir o PlanoSoloÁguaBR – uma política pública baseada em diretrizes, bases e soluções tecnológicas sustentáveis para a gestão de solo e água no Brasil. Na fase 1, participaram especialistas e gestores públicos de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Os demais estados participarão da reunião da fase 2, prevista para 15 de outubro. As discussões são centradas em experiências bem-sucedidas em cada estado no manejo e conservação de solo e água no seu território e na proposição coletiva de recomendações técnicas de soluções sustentáveis. Em Batalha (AL), o pesquisador Paulo de Albuquerque, que integra a Comissão Estadual de Produção de Grãos de Alagoas, participou da 41ª edição da Expo Bacia Leiteira, realizada de 11 a 15 de setembro e considerada o maior evento da pecuária leiteira da região. Paulo integrou, no sábado (14), o painel sobre a construção do Plano ABC+ Alagoas – uma política pública federal focada no aumento da adoção pelos produtores de práticas agropecuárias que reduzem emissões de carbono na atmosfera. Ele apresentou a agenda de pesquisas da Embrapa no estado e as perspectivas de aumento na adoção de soluções de baixo carbono em diversos sistemas de produção. Coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL), o painel teve apresentação de ações já implementadas e discussão de soluções possíveis de se implementar para tornar a agricultura e pecuária alagoana mais sustentável.

Pesquisadores da Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) de Rio Largo (AL), vinculada à Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), participaram, em setembro, de eventos para discutir soluções tecnológicas sustentáveis com foco na água e solos e em agricultura de baixa emissão de carbono.

Na sexta (13), a pesquisadora Walane Ivo, especialista em ciência do solo e coordenadora executiva da UEP – Rio Largo, representou a Unidade da Embrapa e a pesquisa alagoana na primeira reunião para ‘Construção participativa do Plano Nacional de Gestão Sustentável de Solo e Água – região Nordeste – fase 1’. 

O encontro integra as ações do projeto liderado pela Embrapa Solos (Rio e de Janeiro, RJ) para construir o PlanoSoloÁguaBR – uma política pública baseada em diretrizes, bases e soluções tecnológicas sustentáveis para a gestão de solo e água no Brasil. Na fase 1, participaram especialistas e gestores públicos de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Os demais estados participarão da reunião da fase 2, prevista para 15 de outubro.

As discussões são centradas em experiências bem-sucedidas em cada estado no manejo e conservação de solo e água no seu território e na proposição coletiva de recomendações técnicas de soluções sustentáveis.

Em Batalha (AL), o pesquisador Paulo de Albuquerque, que integra a Comissão Estadual de Produção de Grãos de Alagoas, participou da 41ª edição da Expo Bacia Leiteira, realizada de 11 a 15 de setembro e considerada o maior evento da pecuária leiteira da região.

Paulo integrou, no sábado (14), o painel sobre a construção do Plano ABC+ Alagoas – uma política pública federal focada no aumento da adoção pelos produtores de práticas agropecuárias que reduzem emissões de carbono na atmosfera. Ele apresentou a agenda de pesquisas da Embrapa no estado e as perspectivas de aumento na adoção de soluções de baixo carbono em diversos sistemas de produção. 

Coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL), o painel teve apresentação de ações já implementadas e discussão de soluções possíveis de se implementar para tornar a agricultura e pecuária alagoana mais sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *