O pesquisador da Embrapa Territorial Júlio Bogiani apresentou o Monitora Oeste em sala temática sobre Manejo do Bicudo do Algodoeiro, durante o 14º Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), realizado em Fortaleza, CE, de 3 a 5 de setembro. Desenvolvido pela Embrapa Territorial, em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), o Monitora Oeste é um aplicativo e plataforma web com registro de ocorrência e indicação de favorabilidade a doenças e pragas da cotonicultura. O painel em que a palestra de Bogiani estava inserida era voltado a soluções baseadas em tecnologias da informação para combater o bicudo, a principal praga da cultura. “A transformação digital já evoluiu e hoje vivenciamos uma realidade virtual. Podemos avançar para além de drones e tecnologia de precisão. Temos à nossa disposição softwares, GPS, sensoriamento remoto, robótica, Inteligência Artificial e gestão de dados, ou seja, uma infinidade de aplicações para melhorar a eficiência da produção”, disse no evento. O pesquisador mostrou como o Monitora Oeste ajuda o produtor a tomar decisões já no curto prazo sobre o manejo da cultura, a partir dos cenários indicados por ela. Apontou também como o mesmo recurso pode prover informações para medidas de médio e longo prazos, já que gera bancos de dados e permite a correlação de ocorrências de problemas fitossanitários com eventos climáticos. Além do bicudo, o Monitora Oeste permite registrar dados sobre a mancha da ramulária do algodoeiro e a ferrugem da soja. A Embrapa Territorial e a Abapa estão discutindo nova parceira para a evolução da ferramenta. Sobre o Congresso Com mais de três mil participantes dos diversos elos da cadeia produtiva, o CBA é o maior evento da cotonicultura brasileira. É promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e tem o apoio científico da Embrapa. Com o tema “Construindo história rumo ao protagonismo mundial”, o 14º CBA enfocou a liderança do Brasil no mercado internacional do algodão e as perspectivas para os próximos anos. A presidente da Empresa, Silvia Massruhá, e pesquisadores de diferentes unidades apresentaram palestras no evento. Terceiro maior produtor mundial de algodão, com 3,6 milhões de toneladas por ano, o Brasil se tornou o maior exportador mundial na safra 2023/2024. O País consome cerca de 1 milhão de toneladas e o restante é exportado. (Com informações de Verônica Freire, Edna Santos e Lindemberg Bernardo. Leia mais sobre a participação da Embrapa no Congresso.)
O pesquisador da Embrapa Territorial Júlio Bogiani apresentou o Monitora Oeste em sala temática sobre Manejo do Bicudo do Algodoeiro, durante o 14º Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), realizado em Fortaleza, CE, de 3 a 5 de setembro. Desenvolvido pela Embrapa Territorial, em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), o Monitora Oeste é um aplicativo e plataforma web com registro de ocorrência e indicação de favorabilidade a doenças e pragas da cotonicultura.
O painel em que a palestra de Bogiani estava inserida era voltado a soluções baseadas em tecnologias da informação para combater o bicudo, a principal praga da cultura. “A transformação digital já evoluiu e hoje vivenciamos uma realidade virtual. Podemos avançar para além de drones e tecnologia de precisão. Temos à nossa disposição softwares, GPS, sensoriamento remoto, robótica, Inteligência Artificial e gestão de dados, ou seja, uma infinidade de aplicações para melhorar a eficiência da produção”, disse no evento.
O pesquisador mostrou como o Monitora Oeste ajuda o produtor a tomar decisões já no curto prazo sobre o manejo da cultura, a partir dos cenários indicados por ela. Apontou também como o mesmo recurso pode prover informações para medidas de médio e longo prazos, já que gera bancos de dados e permite a correlação de ocorrências de problemas fitossanitários com eventos climáticos. Além do bicudo, o Monitora Oeste permite registrar dados sobre a mancha da ramulária do algodoeiro e a ferrugem da soja. A Embrapa Territorial e a Abapa estão discutindo nova parceira para a evolução da ferramenta.
Sobre o Congresso
Com mais de três mil participantes dos diversos elos da cadeia produtiva, o CBA é o maior evento da cotonicultura brasileira. É promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e tem o apoio científico da Embrapa.
Com o tema “Construindo história rumo ao protagonismo mundial”, o 14º CBA enfocou a liderança do Brasil no mercado internacional do algodão e as perspectivas para os próximos anos. A presidente da Empresa, Silvia Massruhá, e pesquisadores de diferentes unidades apresentaram palestras no evento.
Terceiro maior produtor mundial de algodão, com 3,6 milhões de toneladas por ano, o Brasil se tornou o maior exportador mundial na safra 2023/2024. O País consome cerca de 1 milhão de toneladas e o restante é exportado.
(Com informações de Verônica Freire, Edna Santos e Lindemberg Bernardo. Leia mais sobre a participação da Embrapa no Congresso.)