Notícias

Evolução da cadeia produtiva do gergelim é tema de reunião técnica em Sinop – MT

Esta semana, especialistas na cultura do gergelim se reúnem em Mato Grosso para discutir oportunidades e desafios para a expansão da cultura no Brasil. A reunião técnica de apresentação os resultados dos projetos de melhoramento genético de gergelim e sistemas de produção está sendo promovida pela Embrapa Algodão, em parceria com o Instituto Mato-grossense do Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigação – IMAFIR – MT e a LC Sementes, acontece na sede da Embrapa Algrossilvipastoril (Sinop – MT), nos dias 17 e 18 de setembro. “O objetivo é construir e fomentar a base de conhecimentos científicos e tecnológicos necessária para a evolução e manutenção da capacidade competitiva da cadeia produtiva do gergelim, enfatizando as dimensões relacionadas à sustentabilidade ambiental, competitividade, qualidade e segurança dos seus produtos e processos produtivos”, conta a chefe-geral da Embrapa Algodão Nair Arriel. A agenda do encontro abrange temas que vão desde o panorama geral do gergelim no Brasil, com enfoque no mercado; mecanização do plantio à colheita, melhoramento genético, uso de herbicidas, adubação, doenças, sistema de cultivo, produção de sementes (origem e procedências), culminando com o levantamento de demandas e desafios de curto e longo prazo. “Ao final desse encontro nós esperamos ter consolidado quais os principais gargalos tecnológicos e ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para os próximos 5 a 10 anos”, afirma Arriel.

Esta semana, especialistas na cultura do gergelim se reúnem em Mato Grosso para discutir oportunidades e desafios para a expansão da cultura no Brasil. A reunião técnica de apresentação os resultados dos projetos de melhoramento genético de gergelim e sistemas de produção está sendo promovida pela Embrapa Algodão, em parceria com o Instituto Mato-grossense do Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigação – IMAFIR – MT e a LC Sementes, acontece na sede da Embrapa Algrossilvipastoril (Sinop – MT), nos dias 17 e 18 de setembro.

“O objetivo é construir e fomentar a base de conhecimentos científicos e tecnológicos necessária para a evolução e manutenção da capacidade competitiva da cadeia produtiva do gergelim, enfatizando as dimensões relacionadas à sustentabilidade ambiental, competitividade, qualidade e segurança dos seus produtos e processos produtivos”, conta a chefe-geral da Embrapa Algodão Nair Arriel.

A agenda do encontro abrange temas que vão desde o panorama geral do gergelim no Brasil, com enfoque no mercado; mecanização do plantio à colheita, melhoramento genético, uso de herbicidas, adubação, doenças, sistema de cultivo, produção de sementes (origem e procedências), culminando com o levantamento de demandas e desafios de curto e longo prazo.

“Ao final desse encontro nós esperamos ter consolidado quais os principais gargalos tecnológicos e ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para os próximos 5 a 10 anos”, afirma Arriel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *