O senador Rogério Carvalho (PT/SE) destacou, durante sessão plenária do Senado Federal nesta terça-feira, 17, a importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para todo o país e, especialmente, para Sergipe. Segundo o parlamentar, a empresa pública, criada em 1973 com a missão de equacionar e propor soluções tecnológicas, não resume sua atuação à pesquisa do campo, mas “é um pilar essencial para a agricultura sustentável no Brasil”. “Para Sergipe, a empresa tem uma importância ainda mais evidente, pois a unidade Embrapa Tabuleiros Costeiros, localizada no nosso estado, desenvolve soluções específicas para os agroecossistemas do Nordeste, atuando em áreas como fruticultura, grãos, pecuária, aquicultura e agroecologia”, revelou. Além disso, Carvalho ressaltou que “essas pesquisas são fundamentais para a agricultura familiar, que sustenta a economia de muitas famílias sergipanas”. “Ao longo dos anos, a Embrapa em Sergipe tem se destacado na promoção de tecnologias sustentáveis, como o desenvolvimento de bioinsumos e métodos de controle biológico, essenciais para reduzir a dependência de agrotóxicos e fertilizantes químicos, tornando a produção agrícola mais sustentável e competitiva”, disse. “A atuação da Embrapa também se estende à integração lavoura-pecuária-florestas (ILPF), promovendo a preservação ambiental e a recuperação de áreas degradadas”, acrescentou. No entanto, o senador Rogério alertou que a empresa precisa ter mais investimentos, pontuando que “para que essa contribuição continue crescendo e beneficiando os produtores sergipanos, precisamos garantir que a Embrapa tenha os recursos necessários”. “Sem orçamento adequado, a pesquisa fica comprometida e, com ela, o futuro da agricultura local. Portanto, defendo que o governo federal e o Congresso Nacional trabalhem para assegurar a estabilidade orçamentária da Embrapa, especialmente em regiões como Sergipe, onde a agricultura é vital para o desenvolvimento econômico e social”, sugeriu. Crise da Embrapa em Sergipe Outro ponto abordado pelo senador Rogério tem relação com a precarização que a Embrapa em Sergipe sofreu nos últimos anos, gerando prejuízos para pesquisas importantes para o estado de Sergipe. “O que me estimula a vir aqui hoje é, exatamente, a crise pela qual a Embrapa está passando no estado de Sergipe. Por isso, faço um apelo para que possamos garantir que a Embrapa tenha o orçamento necessário para manter seus bancos de germoplasma, que são bancos de conservação genética, suas atividades de pesquisa e todas as suas operações fundamentais para o desenvolvimento da agropecuária e do agronegócio no Brasil”, comentou. “A Embrapa desempenha um papel imprescindível na produção para pequenos produtores, agricultura familiar e piscicultura do nosso estado e está presente em todas as frentes da agropecuária brasileira e, por isso, merece nosso total e irrestrito apoio”, concluiu. Texto: Assessoria de Comunicação do parlamentar
O senador Rogério Carvalho (PT/SE) destacou, durante sessão plenária do Senado Federal nesta terça-feira, 17, a importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para todo o país e, especialmente, para Sergipe. Segundo o parlamentar, a empresa pública, criada em 1973 com a missão de equacionar e propor soluções tecnológicas, não resume sua atuação à pesquisa do campo, mas “é um pilar essencial para a agricultura sustentável no Brasil”.
“Para Sergipe, a empresa tem uma importância ainda mais evidente, pois a unidade Embrapa Tabuleiros Costeiros, localizada no nosso estado, desenvolve soluções específicas para os agroecossistemas do Nordeste, atuando em áreas como fruticultura, grãos, pecuária, aquicultura e agroecologia”, revelou.
Além disso, Carvalho ressaltou que “essas pesquisas são fundamentais para a agricultura familiar, que sustenta a economia de muitas famílias sergipanas”. “Ao longo dos anos, a Embrapa em Sergipe tem se destacado na promoção de tecnologias sustentáveis, como o desenvolvimento de bioinsumos e métodos de controle biológico, essenciais para reduzir a dependência de agrotóxicos e fertilizantes químicos, tornando a produção agrícola mais sustentável e competitiva”, disse.
“A atuação da Embrapa também se estende à integração lavoura-pecuária-florestas (ILPF), promovendo a preservação ambiental e a recuperação de áreas degradadas”, acrescentou.
No entanto, o senador Rogério alertou que a empresa precisa ter mais investimentos, pontuando que “para que essa contribuição continue crescendo e beneficiando os produtores sergipanos, precisamos garantir que a Embrapa tenha os recursos necessários”. “Sem orçamento adequado, a pesquisa fica comprometida e, com ela, o futuro da agricultura local. Portanto, defendo que o governo federal e o Congresso Nacional trabalhem para assegurar a estabilidade orçamentária da Embrapa, especialmente em regiões como Sergipe, onde a agricultura é vital para o desenvolvimento econômico e social”, sugeriu.
Crise da Embrapa em Sergipe
Outro ponto abordado pelo senador Rogério tem relação com a precarização que a Embrapa em Sergipe sofreu nos últimos anos, gerando prejuízos para pesquisas importantes para o estado de Sergipe. “O que me estimula a vir aqui hoje é, exatamente, a crise pela qual a Embrapa está passando no estado de Sergipe. Por isso, faço um apelo para que possamos garantir que a Embrapa tenha o orçamento necessário para manter seus bancos de germoplasma, que são bancos de conservação genética, suas atividades de pesquisa e todas as suas operações fundamentais para o desenvolvimento da agropecuária e do agronegócio no Brasil”, comentou.
“A Embrapa desempenha um papel imprescindível na produção para pequenos produtores, agricultura familiar e piscicultura do nosso estado e está presente em todas as frentes da agropecuária brasileira e, por isso, merece nosso total e irrestrito apoio”, concluiu.
Texto: Assessoria de Comunicação do parlamentar