Notícias

Projeto avalia conforto térmico em ovinos Santa Inês

A Embrapa Meio-Norte está implementando um projeto de pesquisa que visa estudar o conforto térmico de ovinos da raça Santa Inês a pasto sob diferentes condições de sombreamento e a pleno sol. Os testes foram iniciados na criação de ovinos da raça Santa Inês na fazenda experimental Sol Posto, no município de Campo Maior, no norte do Piauí. O clima semiárido na região Nordeste é um fator que interfere nas características comportamentais e produtivas dos ovinos, as altas temperaturas, aliadas à baixa umidade do ar, podem ocasionar desconforto térmico, reduzindo a alimentação e afetando no desempenho dos animais. Por conta disso, a Embrapa Meio-Norte tem como foco avaliar o comportamento de ovinos em relação ao sombreamento em pastagens e em fontes de água. A pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, Tânia Leal, explicou que alguns animais da fazenda Sol Posto foram selecionados para o experimento. “Estes animais receberam coleiras com GPS, além de terem amostras de saliva coletadas, para avaliação do nível de cortisol, o hormônio do estresse, em diferentes condições impostas ao ovino”, disse a médica-veterinária. Durante a pesquisa, o GPS monitorará o deslocamento desses animais, focando no horário e local buscado para acesso à água, sombra e alimentação. A temperatura do ambiente e da água também serão medidas, além do consumo por dia.

A Embrapa Meio-Norte está  implementando um projeto de pesquisa que visa estudar o conforto térmico de ovinos da raça Santa Inês a pasto sob diferentes condições de sombreamento e a pleno sol. Os testes foram iniciados na criação de ovinos da raça Santa Inês na fazenda experimental Sol Posto, no município de Campo Maior, no norte do Piauí.

O clima semiárido na região Nordeste é um fator que interfere nas características comportamentais e produtivas dos ovinos, as altas temperaturas, aliadas à baixa umidade do ar, podem ocasionar desconforto térmico, reduzindo a alimentação e afetando no desempenho dos animais. Por conta disso, a Embrapa Meio-Norte tem como foco avaliar o comportamento de ovinos em relação ao sombreamento em pastagens e em fontes de água.

A pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, Tânia Leal, explicou que alguns animais da fazenda Sol Posto foram selecionados para o experimento. “Estes animais receberam coleiras com GPS, além de terem amostras de saliva coletadas, para avaliação do nível de cortisol, o hormônio do estresse, em diferentes condições impostas ao ovino”, disse a médica-veterinária.

Durante a pesquisa, o GPS monitorará o deslocamento desses animais, focando no horário e local buscado para acesso à água, sombra e alimentação. A temperatura do ambiente e da água também serão medidas, além do consumo por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *