Vão até 20 de setembro as inscrições de propostas para o Programa de Inovação Aberta em Fruticultura – InovaFrut, coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária. O edital tem como objetivo convidar empresas, cooperativas, associações e demais agentes do setor produtivo a desenvolverem soluções tecnológicas em parceria com a Embrapa por meio dos mecanismos de inovação aberta previstos no Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Considera-se “inovação aberta” a introdução de novidade ou aperfeiçoamento, no ambiente produtivo e/ou social, de criações obtidas, geradas e/ou desenvolvidas em parceria com outras instituições, a fim de melhorar o desenvolvimento de produtos e processos, prover melhores serviços para a sociedade, aumentar a eficiência e o valor agregado. O edital não visa selecionar projetos prontos, mas sim propostas de atuação conjunta. “O edital InovaFrut demonstra que a Embrapa Mandioca e Fruticultura está buscando parceiros do setor produtivo para, em conjunto, desenvolver soluções para os principais problemas das cadeias produtivas de fruteiras e codesenvolver ativos gerados pelas nossas equipes de pesquisa, que já estão em estágio avançado de maturação tecnológica”, afirma o pesquisador Eduardo Chumbinho de Andrade, chefe-adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. As propostas devem ser submetidas em dois assuntos principais: dez temas abertos em fruticultura (mais especificamente abacaxi, banana, citros, mamão e maracujá) e Codesenvolvimento de ativos da Embrapa selecionados quanto a potencial de alcance, relevância e impacto. O pesquisador Francisco Laranjeira, chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura e idealizador do edital, destaca algumas tecnologias disponíveis, como o processo de produção de tubetes formulados e biodegradáveis para produção de mudas, o software para recomendação de calagem e adubação Adubatec e a plataforma digital Agropragas. “O Agropragas Maracujá, por exemplo, é um sucesso, mas precisamos impulsioná-la para outras culturas. Além disso, há um tema aberto em Saúde Única conectada à fruticultura, uma das novidades dessa edição do InovaFrut”, explica. As propostas devem ser apresentadas exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/sGJw1gNbyeixYv937
Vão até 20 de setembro as inscrições de propostas para o Programa de Inovação Aberta em Fruticultura – InovaFrut, coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
O edital tem como objetivo convidar empresas, cooperativas, associações e demais agentes do setor produtivo a desenvolverem soluções tecnológicas em parceria com a Embrapa por meio dos mecanismos de inovação aberta previstos no Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Considera-se “inovação aberta” a introdução de novidade ou aperfeiçoamento, no ambiente produtivo e/ou social, de criações obtidas, geradas e/ou desenvolvidas em parceria com outras instituições, a fim de melhorar o desenvolvimento de produtos e processos, prover melhores serviços para a sociedade, aumentar a eficiência e o valor agregado.
O edital não visa selecionar projetos prontos, mas sim propostas de atuação conjunta. “O edital InovaFrut demonstra que a Embrapa Mandioca e Fruticultura está buscando parceiros do setor produtivo para, em conjunto, desenvolver soluções para os principais problemas das cadeias produtivas de fruteiras e codesenvolver ativos gerados pelas nossas equipes de pesquisa, que já estão em estágio avançado de maturação tecnológica”, afirma o pesquisador Eduardo Chumbinho de Andrade, chefe-adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação.
As propostas devem ser submetidas em dois assuntos principais: dez temas abertos em fruticultura (mais especificamente abacaxi, banana, citros, mamão e maracujá) e Codesenvolvimento de ativos da Embrapa selecionados quanto a potencial de alcance, relevância e impacto. O pesquisador Francisco Laranjeira, chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura e idealizador do edital, destaca algumas tecnologias disponíveis, como o processo de produção de tubetes formulados e biodegradáveis para produção de mudas, o software para recomendação de calagem e adubação Adubatec e a plataforma digital Agropragas. “O Agropragas Maracujá, por exemplo, é um sucesso, mas precisamos impulsioná-la para outras culturas. Além disso, há um tema aberto em Saúde Única conectada à fruticultura, uma das novidades dessa edição do InovaFrut”, explica.
As propostas devem ser apresentadas exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/sGJw1gNbyeixYv937