Esta edição da Exposição Agropecuária do Maranhão- Expoema, a mais tradicional feira agropecuária do estado, contará com participação inovadora da Embrapa Cocais em parceria com Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA, Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA e Companhia Nacional de Abastecimento – Conab. Recentemente, essas instituições federais se congregaram no Fórum Gestores Federais do Maranhão, até o momento 45 instituições, para unir esforços em prol do desenvolvimento regional do Maranhão. “A iniciativa vem ao encontro da necessidade de mais integração e alinhamento de ações institucionais em prol do estado e a nossa participação na Expoema reflete o compromisso em disponibilizar conhecimento científico e tecnológico para produtores e sociedade com o apoio de políticas públicas. Vamos apresentar nossas tecnologias e captar demandas, para mais acesso à Embrapa e a órgãos federais”, explica o chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Bomfim. Serão ministradas palestras em temas variados, rodadas de conversa, seminários e oficinas. Confira a programação: Dia 2 de setembro, no Salão do Estande Federal Reunião técnica sobre iniciação científica I e II: Pibic e Sisteminha, das 14h às 15h. Roda de conversa: Desafios e oportunidades do Sisteminha no Maranhão, às 15h. Seminário de iniciação científica I: Sisteminha, às 16h. Dia 3 de setembro 1ª reunião técnica do GT de Mecanização da Agricultura Familiar do Maranhão, Mapa e Embrapa, das 9h às 12h, no Salão do Estande Federal (restrito aos participantes do Consórcio e aos parceiros do GT) Palestra: Potencial do açaí para o Maranhão, com o pesquisador José Mário Frazão, às 11h, no auditório da Expoema. Seminário de iniciação científica II: Pibic, às 15h, no Salão do Estande Federal. Dia 5 de setembro Palestra: A importância da transferência de tecnologia na agricultura familiar, com o pesquisador José de Ribamar Costa Veloso, às 9h, no auditório da Expoema. Oficina: Sistema de produção de hortaliças em pequenos espaços, com o técnico Júnior Beserra, às 11h, no Salão do Estando Federal. Dia 6 de setembro Roda de conversa: Transferência de tecnologias da Embrapa para a agricultura familiar dos municípios de São Luís e Itapecuru, com o analista João Batista Zonta, das 9h às 11h, no Salão do Estande Federal. Dia 7 de setembro Palestra: Sisteminha Comunidades – história de transformação de vidas com tecnologia e sustentabilidade, com o pesquisador Luiz Carlos Guilherme, das 9h às 12h, auditório da Expoema. Durante a Expoema 2024, a Embrapa Cocais também será parceira do Sebrae no 18º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados – ENEL, que ocorrerá de 1° a 4 de setembro e vai reunir produtores, empresários e especialistas com o objetivo de impulsionar a cadeia produtiva do leite na região Nordeste.
Esta edição da Exposição Agropecuária do Maranhão- Expoema, a mais tradicional feira agropecuária do estado, contará com participação inovadora da Embrapa Cocais em parceria com Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA, Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA e Companhia Nacional de Abastecimento – Conab. Recentemente, essas instituições federais se congregaram no Fórum Gestores Federais do Maranhão, até o momento 45 instituições, para unir esforços em prol do desenvolvimento regional do Maranhão.
“A iniciativa vem ao encontro da necessidade de mais integração e alinhamento de ações institucionais em prol do estado e a nossa participação na Expoema reflete o compromisso em disponibilizar conhecimento científico e tecnológico para produtores e sociedade com o apoio de políticas públicas. Vamos apresentar nossas tecnologias e captar demandas, para mais acesso à Embrapa e a órgãos federais”, explica o chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Bomfim.
Serão ministradas palestras em temas variados, rodadas de conversa, seminários e oficinas. Confira a programação:
Dia 2 de setembro, no Salão do Estande Federal
Reunião técnica sobre iniciação científica I e II: Pibic e Sisteminha, das 14h às 15h.
Roda de conversa: Desafios e oportunidades do Sisteminha no Maranhão, às 15h.
Seminário de iniciação científica I: Sisteminha, às 16h.
Dia 3 de setembro
1ª reunião técnica do GT de Mecanização da Agricultura Familiar do Maranhão, Mapa e Embrapa, das 9h às 12h, no Salão do Estande Federal (restrito aos participantes do Consórcio e aos parceiros do GT)
Palestra: Potencial do açaí para o Maranhão, com o pesquisador José Mário Frazão, às 11h, no auditório da Expoema.
Seminário de iniciação científica II: Pibic, às 15h, no Salão do Estande Federal.
Dia 5 de setembro
Palestra: A importância da transferência de tecnologia na agricultura familiar, com o pesquisador José de Ribamar Costa Veloso, às 9h, no auditório da Expoema.
Oficina: Sistema de produção de hortaliças em pequenos espaços, com o técnico Júnior Beserra, às 11h, no Salão do Estando Federal.
Dia 6 de setembro
Roda de conversa: Transferência de tecnologias da Embrapa para a agricultura familiar dos municípios de São Luís e Itapecuru, com o analista João Batista Zonta, das 9h às 11h, no Salão do Estande Federal.
Dia 7 de setembro
Palestra: Sisteminha Comunidades – história de transformação de vidas com tecnologia e sustentabilidade, com o pesquisador Luiz Carlos Guilherme, das 9h às 12h, auditório da Expoema.
Durante a Expoema 2024, a Embrapa Cocais também será parceira do Sebrae no 18º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados – ENEL, que ocorrerá de 1° a 4 de setembro e vai reunir produtores, empresários e especialistas com o objetivo de impulsionar a cadeia produtiva do leite na região Nordeste.