Notícias

Embrapa Café recebe associação de cafeicultores do DF

Na última quarta-feira (24) membros da Elo Rural – Associação dos Empreendedores de Café do Lago Oeste, de Brasília – DF, se reuniram com as chefias da Embrapa Café com o objetivo de apresentar a instituição e buscar apoio para o desenvolvimento da cafeicultura na região.  

Os integrantes da associação surpreenderam os empregados da Embrapa Café com a preparação de cafés produzidos por produtores associados, numa sessão de degustação no hall da unidade. Durante a reunião, a presidente da Elo Rural, Lívia Tèobalddo explicou que a missão da entidade é “apoiar o crescimento sustentável e promover os produtores rurais associados, por meio da cooperação, inovação e empoderamento mútuo, incentivando a qualidade, a responsabilidade social e a preservação ambiental em toda a cadeia produtiva do café”.

A entidade foi criada há menos de um ano e já conta com 26 cafeicultores e tem sua Diretoria Executiva composta 100% por mulheres agricultoras familiares. “Acreditamos no potencial do DF para a produção de cafés especiais e já vislumbramos a obtenção de registro de Indicação Geográfica”, destacou Lívia.

O chefe-geral da Embrapa Café, Antonio Fernando Guerra apresentou a missão da Unidade e o funcionamento do Consórcio Pesquisa Café. “A nossa experiência com o Consórcio mostra que o trabalho realizado de forma cooperada permite a conjugação de esforços e de recursos, com ganhos para todos. “Aqui na Embrapa Café nunca fazemos nada sozinho, inclusive com a participação dos produtores”, acrescentou. 

Guerra informou sobre uma parceria que a Embrapa Café está estabelecendo com a Emater-DF para o desenvolvimento da cafeicultura no Distrito Federal. “Recebemos recursos de uma emenda parlamentar que vai permitir que seja, inicialmente, realizado um diagnóstico completo da cadeia produtiva cafeeira local, trabalho que será realizado pela Emater. Depois de conhecer o perfil social e econômico dos produtores e os principais desafios do mercado, um segundo passo será a capacitação dos extensionistas e na sequência a capacitação dos produtores”.

O Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Café, Omar Rocha, falou sobre a nova chamada de projetos no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, que está recebendo propostas até o próximo dia 31 de julho. 

A supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional, Rose César, destacou que também estão abertas, até o dia 05 de agosto, as inscrições para o programa de pré-aceleração de startups, o Avança Café, que recebe proposta de projetos de quem quer empreender na cafeicultura, sendo os produtores um dos públicos alvos do programa. “Uma ideia desenvolvida por um produtor e usada apenas em sua propriedade pode ser escalada e apropriada por outros produtores e assim se tornar uma segunda fonte de renda. O Avança Café ajuda a transformar uma ideia em um negócio promissor”, declarou.

Texto: Rose César  &  William Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *