Notícias

Bolsa Pós-Doutorado FAPESP: Oportunidade em projeto Biota Transformação

Está aberta a seleção para uma bolsa de pós-doutorado vinculada ao projeto de pesquisa da chamada Biota Transformação, intitulado “Design para biodiversidade: Codesign como ferramenta participativa para consolidação de sistemas agroflorestais no estado de São Paulo”. O projeto é liderado pela professora Denise Dantas, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), com a supervisão do Professor Fernando Silveira Franco, do Departamento de Ciências Ambientais (DCA-So) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. A área de conhecimento do projeto é recursos florestais, com atuação na conservação da natureza. A data limite para inscrições é 27 de julho de 2024, e a bolsa tem início previsto para 1º de setembro de 2024. A vaga subsidia um projeto interdisciplinar envolvendo SEMIL, EMBRAPA, USP, UFSCar e agricultores familiares. Entre as responsabilidades do bolsista estão a revisão bibliográfica sobre cobenefícios socioambientais e metodologias de identificação e monitoramento; organização e mediação de reuniões para levantamento de cobenefícios dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) com agricultores; visitas para atualização da caracterização dos SAFs envolvidos; elaboração de protocolo de identificação e monitoramento dos cobenefícios; validação e aplicação do protocolo em conjunto com os agricultores em cada comunidade; sistematização das informações coletadas; elaboração de relatórios e artigos científicos para divulgação dos resultados; subsídio à equipe de design na criação de sistema de comunicação para produtos dos SAFs; capacitação e apoio aos agricultores para uso autônomo do protocolo. As atividades incluem reuniões remotas e presenciais, além de visitas a comunidades de agricultores familiares nos municípios de Iperó/SP (Assentamento Ipanema), Sete Barras/SP (diversas propriedades) e Serra Azul/SP (Assentamento Sepé Tiaraju). Os candidatos devem possuir conhecimentos e experiência necessários para a realização das atividades sob sua responsabilidade e dedicar-se exclusivamente ao projeto. Para inscrição, é necessário enviar um texto de até duas páginas sobre as motivações para trabalhar no projeto e uma súmula curricular modelo FAPESP para o e-mail design.biodiversidade@gmail.com. Mais informações sobre a vaga estão disponíveis no link: https://lnkd.in/deQZUPTy.

Está aberta a seleção para uma bolsa de pós-doutorado vinculada ao projeto de pesquisa da chamada Biota Transformação, intitulado “Design para biodiversidade: Codesign como ferramenta participativa para consolidação de sistemas agroflorestais no estado de São Paulo”. O projeto é liderado pela professora Denise Dantas, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), com a supervisão do Professor Fernando Silveira Franco, do Departamento de Ciências Ambientais (DCA-So) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba.

A área de conhecimento do projeto é recursos florestais, com atuação na conservação da natureza. A data limite para inscrições é 27 de julho de 2024, e a bolsa tem início previsto para 1º de setembro de 2024.

A vaga subsidia um projeto interdisciplinar envolvendo SEMIL, EMBRAPA, USP, UFSCar  e agricultores familiares. Entre as responsabilidades do bolsista estão a revisão bibliográfica sobre cobenefícios socioambientais e metodologias de identificação e monitoramento; organização e mediação de reuniões para levantamento de cobenefícios dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) com agricultores; visitas para atualização da caracterização dos SAFs envolvidos; elaboração de protocolo de identificação e monitoramento dos cobenefícios; validação e aplicação do protocolo em conjunto com os agricultores em cada comunidade; sistematização das informações coletadas; elaboração de relatórios e artigos científicos para divulgação dos resultados; subsídio à equipe de design na criação de sistema de comunicação para produtos dos SAFs; capacitação e apoio aos agricultores para uso autônomo do protocolo.

As atividades incluem reuniões remotas e presenciais, além de visitas a comunidades de agricultores familiares nos municípios de Iperó/SP (Assentamento Ipanema), Sete Barras/SP (diversas propriedades) e Serra Azul/SP (Assentamento Sepé Tiaraju).

Os candidatos devem possuir conhecimentos e experiência necessários para a realização das atividades sob sua responsabilidade e dedicar-se exclusivamente ao projeto. Para inscrição, é necessário enviar um texto de até duas páginas sobre as motivações para trabalhar no projeto e uma súmula curricular modelo FAPESP para o e-mail design.biodiversidade@gmail.com. Mais informações sobre a vaga estão disponíveis no link: https://lnkd.in/deQZUPTy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *