Notícias

Publicação detalha métodos para prospectar bactérias promotoras de crescimento do plantas

A publicação Bioprospecção de microrganismos para o uso em bioinsumos: métodos para triagem inicial de bioativos visando à nutrição de plantas e à tolerância a estresses abióticos e bióticos – Documento 462, que acaba de ser editada pela Embrapa Soja, atende a uma demanda do setor agrícola por novas soluções que tenham como base os microrganismos. O Documento detalha e ilustra métodos que foram validados no Laboratório de Biotecnologia do Solo da Embrapa Soja para facilitar a prospecção de ativos biotecnológicos – Bactérias Promotoras do Crescimento de Plantas (BPCP). De acordo com os autores, Natalia Caetano Vasques, Paula Cerezini, Marco Antonio Nogueira e Mariangela Hungria, as BPCP podem estimular o crescimento das plantas por meio de diferentes processos microbianos. Um mecanismo importante é síntese de fitormônios (como o ácido indol acético), que aumenta o crescimento das raízes e, com isso, facilita a absorção de água e nutrientes, além de melhorar a nutrição das plantas e aumentar a tolerância a estresses abióticos, como deficiência hídrica. Também há outros mecanismos, como a capacidade de solubilização de fontes pouco solúveis de fósforo e potássio, em geral pela excreção de metabólitos microbianos ácidos. Essa propriedade é muito importante no contexto atual, de estímulo ao uso dessas fontes, disponíveis no Brasil, mas com baixo aproveitamento pelas plantas. Outros processos microbianos e como eles são avaliados são discutidos no Comunicado. Segundo os autores, os métodos apresentados neste estudo fornecem ferramentas para a identificação e a avaliação de microrganismos promissores que podem ser utilizados no desenvolvimento de novos bioinsumos agrícolas destinados, principalmente, à nutrição de plantas e à tolerância a estresses abióticos e bióticos.

A publicação Bioprospecção de microrganismos para o uso em bioinsumos: métodos para triagem inicial de bioativos visando à nutrição de plantas e à tolerância a estresses abióticos e bióticos – Documento 462, que acaba de ser editada pela Embrapa Soja, atende a uma demanda do setor agrícola por novas soluções que tenham como base os microrganismos. O Documento detalha e ilustra métodos que foram validados no Laboratório de Biotecnologia do Solo da Embrapa Soja para facilitar a prospecção de ativos biotecnológicos – Bactérias Promotoras do Crescimento de Plantas (BPCP).

De acordo com os autores, Natalia Caetano Vasques, Paula Cerezini, Marco Antonio Nogueira e Mariangela Hungria, as BPCP podem estimular o crescimento das plantas por meio de diferentes processos microbianos. Um mecanismo importante é síntese de fitormônios (como o ácido indol acético), que aumenta o crescimento das raízes e, com isso, facilita a absorção de água e nutrientes, além de melhorar a nutrição das plantas e aumentar a tolerância a estresses abióticos, como deficiência hídrica. 

Também há outros mecanismos, como a capacidade de solubilização de fontes pouco solúveis de fósforo e potássio, em geral pela excreção de metabólitos microbianos ácidos. Essa propriedade é muito importante no contexto atual, de estímulo ao uso dessas fontes, disponíveis no Brasil, mas com baixo aproveitamento pelas plantas. Outros processos microbianos e como eles são avaliados são discutidos no Comunicado. 

Segundo os autores, os métodos apresentados neste estudo fornecem ferramentas para a identificação e a avaliação de microrganismos promissores que podem ser utilizados no desenvolvimento de novos bioinsumos agrícolas destinados, principalmente, à nutrição de plantas e à tolerância a estresses abióticos e bióticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *