A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) realizou, na quinta (18), em parceria com a Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor), em Rio Real, BA, a Oficina ‘Reconhecimento e controle da mosca-negra e outras pragas em pomar orgânico de citros’. O evento aconteceu em uma Unidade de Referência de Tecnologia (URT) instalada no Sítio Borges, área de propriedade do agricultor parceiro Nelson Borges. De acordo com a pesquisadora Luciana Marques de Carvalho, responsável técnica, o objetivo é capacitar agricultores e técnicos na identificação da mosca-negra e outras pragas de citros, bem como apresentar resultados de pesquisa em andamento sobre o controle da mosca-negra com óleos vegetais. No evento, o pesquisador Adenir Teodoro demostrou como elaborar a mistura do óleo de algodão e emulsificante para o controle da mosca-negra-dos-citros e outras pragas como também os cuidados de aplicação do óleo. O polo produtor de laranjas doces da Bahia e Sergipe, situado na área de abrangência dos Tabuleiros Costeiros, tem produtividade relativamente baixa (14 t·ha-1) e é constituído principalmente por pequenos produtores (1 a 10 ha). Dentre os principais fatores que contribuem para a baixa produtividade dos pomares destacam-se o déficit hídrico sazonal, a dificuldade de acesso a nutrientes, especialmente o nitrogênio, via fertilizantes orgânicos, e o controle deficiente ou ausente de pragas, como a mosca-negra-dos-citros. Visando favorecer o aumento da produtividade dos pomares cítricos, a Embrapa Tabuleiros Costeiros, em parceria com a Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor), iniciou o projeto ‘Soluções tecnológicas para o incremento da produtividade de pomares orgânicos de laranja-doce – Organocitros.
A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) realizou, na quinta (18), em parceria com a Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor), em Rio Real, BA, a Oficina ‘Reconhecimento e controle da mosca-negra e outras pragas em pomar orgânico de citros’.
O evento aconteceu em uma Unidade de Referência de Tecnologia (URT) instalada no Sítio Borges, área de propriedade do agricultor parceiro Nelson Borges.
De acordo com a pesquisadora Luciana Marques de Carvalho, responsável técnica, o objetivo é capacitar agricultores e técnicos na identificação da mosca-negra e outras pragas de citros, bem como apresentar resultados de pesquisa em andamento sobre o controle da mosca-negra com óleos vegetais.
No evento, o pesquisador Adenir Teodoro demostrou como elaborar a mistura do óleo de algodão e emulsificante para o controle da mosca-negra-dos-citros e outras pragas como também os cuidados de aplicação do óleo.
O polo produtor de laranjas doces da Bahia e Sergipe, situado na área de abrangência dos Tabuleiros Costeiros, tem produtividade relativamente baixa (14 t·ha-1) e é constituído principalmente por pequenos produtores (1 a 10 ha). Dentre os principais fatores que contribuem para a baixa produtividade dos pomares destacam-se o déficit hídrico sazonal, a dificuldade de acesso a nutrientes, especialmente o nitrogênio, via fertilizantes orgânicos, e o controle deficiente ou ausente de pragas, como a mosca-negra-dos-citros.
Visando favorecer o aumento da produtividade dos pomares cítricos, a Embrapa Tabuleiros Costeiros, em parceria com a Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor), iniciou o projeto ‘Soluções tecnológicas para o incremento da produtividade de pomares orgânicos de laranja-doce – Organocitros.