O Programa de Sementes Forrageiras para fechar o vazio outonal (período entre a pós-colheita de verão e o plantio de inverno) iniciou as ações no Rio Grande do Sul. Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado, Embrapa Trigo e Emater/RS-Ascar estiveram em três propriedades rurais do município de Ijuí, no dia 11/04, acompanhando produtores de leite na implantação das sementes adquiridas por meio do Programa. “Eu vou plantar trigo para melhorar a pastagem do gado”, disse o produtor de Linha Oito Norte, Rudimar Bönmann. “Estamos confiantes que iremos progredir e melhorar as pastagens da propriedade”, concluiu Bönmann. O engenheiro agrônomo da Embrapa Trigo, Cristiano Tomasi, vai monitorar o desempenho das forrageiras na lavoura, desde a implantação até o fim do forrageamento. “A ideia é trazer opções de genética de cereais de inverno que tenham qualidade superior de forragem para tentar fechar o vazio outonal”, disse Tomazi. Ele destacou que o Rio Grande do Sul conta com uma grande área ociosa no outono/inverno não por falta de opção, mas principalmente por falta de informação do produtor e dificuldade para acessar alternativas. A Emater/RS-Ascar também irá acompanhar o trabalho dos produtores, com foco no manejo. “Vamos mensurar a produção de massa verde e orientar sobre adubação e manejo destes pastos, principalmente sobre o momento de entrada e saída de animais, para que o agricultor tenha maior rentabilidade destes materiais ofertados hoje pela Embrapa”, disse o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Gilberto Bortolini. “Estamos aqui para conversar com os agricultores, ver as áreas onde as forrageiras serão implantadas. Queremos multiplicar estas informações para o maior número possível de produtores”, resumiu o representante da SDR, Jonas Wesz. Veja como foi a ação no vídeo produzido pela Comunicação da Emater/RS-Ascar: Colaboração Cleuza Noal Brutti Jornalista Emater/RS-Ascar – Regional de Ijuí
O Programa de Sementes Forrageiras para fechar o vazio outonal (período entre a pós-colheita de verão e o plantio de inverno) iniciou as ações no Rio Grande do Sul. Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado, Embrapa Trigo e Emater/RS-Ascar estiveram em três propriedades rurais do município de Ijuí, no dia 11/04, acompanhando produtores de leite na implantação das sementes adquiridas por meio do Programa.
“Eu vou plantar trigo para melhorar a pastagem do gado”, disse o produtor de Linha Oito Norte, Rudimar Bönmann. “Estamos confiantes que iremos progredir e melhorar as pastagens da propriedade”, concluiu Bönmann.
O engenheiro agrônomo da Embrapa Trigo, Cristiano Tomasi, vai monitorar o desempenho das forrageiras na lavoura, desde a implantação até o fim do forrageamento. “A ideia é trazer opções de genética de cereais de inverno que tenham qualidade superior de forragem para tentar fechar o vazio outonal”, disse Tomazi. Ele destacou que o Rio Grande do Sul conta com uma grande área ociosa no outono/inverno não por falta de opção, mas principalmente por falta de informação do produtor e dificuldade para acessar alternativas.
A Emater/RS-Ascar também irá acompanhar o trabalho dos produtores, com foco no manejo. “Vamos mensurar a produção de massa verde e orientar sobre adubação e manejo destes pastos, principalmente sobre o momento de entrada e saída de animais, para que o agricultor tenha maior rentabilidade destes materiais ofertados hoje pela Embrapa”, disse o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Gilberto Bortolini.
“Estamos aqui para conversar com os agricultores, ver as áreas onde as forrageiras serão implantadas. Queremos multiplicar estas informações para o maior número possível de produtores”, resumiu o representante da SDR, Jonas Wesz.
Veja como foi a ação no vídeo produzido pela Comunicação da Emater/RS-Ascar:
Colaboração Cleuza Noal Brutti
Jornalista Emater/RS-Ascar – Regional de Ijuí