A Embrapa Solos comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo, em 15 de abril de 2024, com um seminário que discutirá a relação das pastagens com os solos. O evento técnico será realizado no auditório do Centro de Pesquisa, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ), na segunda-feira (15/04), a partir das 9h30, com transmissão on-line via Google Meet. Daniel Vidal Pérez, chefe geral da Embrapa Solos, abre o seminário. Na sequência, a chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, Ana Paula Turetta, e o pesquisador Guilherme Donagemma fazem um panorama sobre o contexto das pesquisas em conservação de solos na Embrapa. Na sequência, haverá duas palestras de especialistas convidados pela Embrapa. O professor Roberson Machado Pimentel, da Universidade Federal Fluminense (UFF), fala sobre o efeito da associação de bactérias Azospirillum e adubação fosfatada no estabelecimento do capim-mombaça. Já o pesquisador Mohammad Al Abed conta a sua experiência de ser um professor visitante da Síria no Brasil, ministrando aulas na UFF. Após as palestras, haverá discussões e interações dos especialistas com os convidados e a audiência do seminário. “O dia 15 de abril nos lembra a importância do solo frente aos desafios de ampliarmos o uso e manejo conservacionista desse recurso, fundamental para atingirmos a sustentabilidade da agricultura brasileira. Este evento marca o início do ciclo de seminários técnicos que a Embrapa Solos promoverá em 2024 “, disse Turetta. Data especial O Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado em todo o Brasil em 15 de abril, foi instituído pela Lei n° 7.876/1989. A data foi escolhida por marcar o nascimento do agrimensor e pesquisador norte-americano Hugh Hammond Bennett, em 15 de abril de 1881. Bennett foi um grande difusor do combate à erosão do solo, criando em 1935 o Serviço de Conservação do Solo nos Estados Unidos, do qual foi diretor até a sua aposentadoria, em 1951. Após o seu falecimento, em 7 de julho de 1960, foi cognominado o Pai da Conservação do Solo nos EUA, influenciando muitos pesquisadores também no exterior, a exemplo do Brasil. Leia artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e sabia mais sobre a relação de Hugh Bennett com a conservação do solo. Serviço Dia Nacional da Conservação do Solo – Seminário Discussões sobre pastagens e solos 15 de abril de 2024, segunda-feira 9h30 às 12h Auditório da Embrapa Solos – Rua Jardim Botânico, 1.024, Rio de Janeiro (RJ) Transmissão on-line: https://meet.google.com/uzq-bxzr-sxe
A Embrapa Solos comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo, em 15 de abril de 2024, com um seminário que discutirá a relação das pastagens com os solos. O evento técnico será realizado no auditório do Centro de Pesquisa, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ), na segunda-feira (15/04), a partir das 9h30, com transmissão on-line via Google Meet.
Daniel Vidal Pérez, chefe geral da Embrapa Solos, abre o seminário. Na sequência, a chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, Ana Paula Turetta, e o pesquisador Guilherme Donagemma fazem um panorama sobre o contexto das pesquisas em conservação de solos na Embrapa.
Na sequência, haverá duas palestras de especialistas convidados pela Embrapa. O professor Roberson Machado Pimentel, da Universidade Federal Fluminense (UFF), fala sobre o efeito da associação de bactérias Azospirillum e adubação fosfatada no estabelecimento do capim-mombaça. Já o pesquisador Mohammad Al Abed conta a sua experiência de ser um professor visitante da Síria no Brasil, ministrando aulas na UFF.
Após as palestras, haverá discussões e interações dos especialistas com os convidados e a audiência do seminário.
“O dia 15 de abril nos lembra a importância do solo frente aos desafios de ampliarmos o uso e manejo conservacionista desse recurso, fundamental para atingirmos a sustentabilidade da agricultura brasileira. Este evento marca o início do ciclo de seminários técnicos que a Embrapa Solos promoverá em 2024 “, disse Turetta.
Data especial
O Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado em todo o Brasil em 15 de abril, foi instituído pela Lei n° 7.876/1989. A data foi escolhida por marcar o nascimento do agrimensor e pesquisador norte-americano Hugh Hammond Bennett, em 15 de abril de 1881.
Bennett foi um grande difusor do combate à erosão do solo, criando em 1935 o Serviço de Conservação do Solo nos Estados Unidos, do qual foi diretor até a sua aposentadoria, em 1951.
Após o seu falecimento, em 7 de julho de 1960, foi cognominado o Pai da Conservação do Solo nos EUA, influenciando muitos pesquisadores também no exterior, a exemplo do Brasil.
Leia artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e sabia mais sobre a relação de Hugh Bennett com a conservação do solo.
Serviço
Dia Nacional da Conservação do Solo – Seminário Discussões sobre pastagens e solos
- 15 de abril de 2024, segunda-feira
- 9h30 às 12h
- Auditório da Embrapa Solos – Rua Jardim Botânico, 1.024, Rio de Janeiro (RJ)
- Transmissão on-line: https://meet.google.com/uzq-bxzr-sxe