O segundo dia de participação da Embrapa na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, pode ser denominado o Dia do Arroz. Durante a quinta-feira, 22 de fevereiro, no estande institucional acontecem os relatos de produtores que utilizam a genética da Embrapa, além de apresentação das características e o manejo das principais cultivares destacadas no evento neste ano: BRS Pampa CL, BRS A706CL e SCSBRS 126 Dueto e ao final do dia, a colheita de grãos com a presença de três tecnologias da Empresa. Os produtores das Sementes Rancho King, Sementes Cavalhada e Sementes Condessa estarão a partir das 10h30, no estande institucional da Empresa falando sobre suas experiências com as cultivares da Embrapa, contando com a moderação do pesquisador Ariano Magalhães Junior. Após a Empresa irá conduzir um momento de apresentação das três cultivares destacadas no evento – com diferentes tempos de colheita – ciclos precoce e médio – mostrando que o sistema clearfield da Basf tem resultados com alta eficiência produtiva ao usar a genética da Embrapa. Para auxiliar os produtores a conhecer a eficiência produtiva das suas cultivares, a Empresa fará uma fala sobre as Orientações de manejo para as cultivares Embrapa de arroz irrigado, que será apresentada às 13h30, pelo pesquisador Paulo Ricardo Fagundes. Toda a programação técnica estará disponibilizada ao vivo, e posteriormente podendo ser acessada, no canal Terra Sul no Youtube Os produtores poderão conferir a genética das cultivares da Embrapa a campo, pois nas lavouras demonstrativas da Abertura da Colheita há parcelas para serem visitadas com o acompanhamento dos pesquisadores para apresentar o conteúdo técnico de seu cultivo. Todos os dias acontecem os roteiros guiados, a partir das 7h30 até às 13h, nas lavouras, mas à tarde, as equipes também ficam à disposição até às 16h, no local, para receber os visitantes. E além desta demonstração, neste mesmo dia, acontecerá a abertura oficial da colheita, às 17h, o ato solene na lavoura Breno Prates com a presença do Governador do RS, autoridades e lideranças do agro gaúcho e nacional, onde será colhida a cultivar da Embrapa BRS Pampa CL ao lado da cultivar IRGA 424 CL. A lavoura Breno Prates estará destacando mais duas tecnologias da Embrapa: a cultivar de soja BRS 5804 RR, que divide a lavoura com a cultivar de soja da BASF. A soja foi cultivada usando outra tecnologia da pesquisa agropecuária, a tecnologia sulco-camalhão, que nesse ano de El Niño serviu para a drenagem da lavoura.
O segundo dia de participação da Embrapa na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, pode ser denominado o Dia do Arroz. Durante a quinta-feira, 22 de fevereiro, no estande institucional acontecem os relatos de produtores que utilizam a genética da Embrapa, além de apresentação das características e o manejo das principais cultivares destacadas no evento neste ano: BRS Pampa CL, BRS A706CL e SCSBRS 126 Dueto e ao final do dia, a colheita de grãos com a presença de três tecnologias da Empresa.
Os produtores das Sementes Rancho King, Sementes Cavalhada e Sementes Condessa estarão a partir das 10h30, no estande institucional da Empresa falando sobre suas experiências com as cultivares da Embrapa, contando com a moderação do pesquisador Ariano Magalhães Junior. Após a Empresa irá conduzir um momento de apresentação das três cultivares destacadas no evento – com diferentes tempos de colheita – ciclos precoce e médio – mostrando que o sistema clearfield da Basf tem resultados com alta eficiência produtiva ao usar a genética da Embrapa. Para auxiliar os produtores a conhecer a eficiência produtiva das suas cultivares, a Empresa fará uma fala sobre as Orientações de manejo para as cultivares Embrapa de arroz irrigado, que será apresentada às 13h30, pelo pesquisador Paulo Ricardo Fagundes. Toda a programação técnica estará disponibilizada ao vivo, e posteriormente podendo ser acessada, no canal Terra Sul no Youtube
Os produtores poderão conferir a genética das cultivares da Embrapa a campo, pois nas lavouras demonstrativas da Abertura da Colheita há parcelas para serem visitadas com o acompanhamento dos pesquisadores para apresentar o conteúdo técnico de seu cultivo. Todos os dias acontecem os roteiros guiados, a partir das 7h30 até às 13h, nas lavouras, mas à tarde, as equipes também ficam à disposição até às 16h, no local, para receber os visitantes.
E além desta demonstração, neste mesmo dia, acontecerá a abertura oficial da colheita, às 17h, o ato solene na lavoura Breno Prates com a presença do Governador do RS, autoridades e lideranças do agro gaúcho e nacional, onde será colhida a cultivar da Embrapa BRS Pampa CL ao lado da cultivar IRGA 424 CL. A lavoura Breno Prates estará destacando mais duas tecnologias da Embrapa: a cultivar de soja BRS 5804 RR, que divide a lavoura com a cultivar de soja da BASF. A soja foi cultivada usando outra tecnologia da pesquisa agropecuária, a tecnologia sulco-camalhão, que nesse ano de El Niño serviu para a drenagem da lavoura.