Notícias

Projeto de apoio à agricultura familiar periurbana de Valinhos busca valorizar jovem rural

O projeto “Levantar informações para subsidiar políticas públicas e ações de apoio à agricultura familiar periurbana no município de Valinhos – AgriVal” será lançado em 29 de março, na Prefeitura Municipal de Valinhos, com a presença da Prefeita Lucimara Vilas Boas, da chefe geral da Embrapa Meio Ambiente Paula Packer e de pesquisadores da Embrapa e técnicos da área. De acordo com o pesquisador Ivan Alvarez, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e líder do projeto, foram estabelecidas linhas mestras entre Embrapa e Prefeitura de Valinhos para que essa cooperação técnica possa inovar e criar um ambiente mais promissor à atividade agrícola focada no jovem rural e alinhada à sustentabilidade da agricultura. Será desenvolvido com a realização de várias dinâmicas junto às famílias rurais. “A Embrapa irá promover um diagnóstico atual do município e planejará cenários de atuação em novos mercados com maior agregação de valor e maior sustentabilidade ambiental; fomentar a adoção de tecnologias que apontem áreas prioritárias de preservação ambiental para implementar o Programa de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) que já existe em lei em Valinhos, mas não foi ainda estabelecido”, destaca Alvarez. “Essas ações serão importantes para tornar o jovem rural protagonista e indutor de uma agricultura periurbana moderna, próspera e alinhada às agendas ambientais. Percebemos que quando existem modelos de negócios prósperos na agricultura o jovem permanece na propriedade, menciona Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e membro do projeto AgriVal. Levantamento O Município de Valinhos cultivava 737 ha em 2017, sendo 619 ha de fruticultura, gerando uma renda de R$ 23 milhões/ano. Considerada agricultura periurbana (na transição entre espaços estritamente rurais e áreas urbanas), sofre constante pressão imobiliária, logística e de competição por mão de obra. Diminuição de área permeável, menor recarga de lençol freático e pressão sobre os fragmentos florestais com efeitos negativos sobre a biodiversidade são as principais consequências, sendo necessárias políticas públicas que fortaleçam a agricultura periurbana. Conforme o pesquisador, o aumento da idade média dos agricultores e o crescente êxodo rural dos jovens nas últimas décadas indica necessidade de maior empenho da governança voltado ao público jovem, incentivando sua participação mais ativa nas medidas de sustentabilidade e na inclusão digital. “Há uma dificuldade de as propriedades agrícolas recuperarem suas áreas destinadas à preservação ambiental. Para fortalecer a agricultura em termos de novas possibilidades de mercado e incremento da produção preservando os mananciais hídricos, as políticas públicas de incentivo devem ser implementadas e, neste contexto, programas voltados a jovens rurais são imprescindíveis”, enfatiza Alvarez.

O projeto “Levantar informações para subsidiar políticas públicas e ações de apoio à agricultura familiar periurbana no município de Valinhos – AgriVal” será lançado em 29 de março, na Prefeitura Municipal de Valinhos, com a presença da Prefeita Lucimara Vilas Boas, da chefe geral da Embrapa Meio Ambiente Paula Packer e de pesquisadores da Embrapa e técnicos da área.

De acordo com o pesquisador Ivan Alvarez, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e líder do projeto, foram estabelecidas linhas mestras entre Embrapa e Prefeitura de Valinhos para que essa cooperação técnica possa inovar e criar um ambiente mais promissor à atividade agrícola focada no jovem rural e alinhada à sustentabilidade da agricultura. Será desenvolvido com a realização de várias dinâmicas junto às famílias rurais.

“A Embrapa irá promover um diagnóstico atual do município e planejará cenários de atuação em novos mercados com maior agregação de valor e maior sustentabilidade ambiental; fomentar a adoção de tecnologias que apontem áreas prioritárias de preservação ambiental para implementar o Programa de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) que já existe em lei em Valinhos, mas não foi ainda estabelecido”, destaca Alvarez.

“Essas ações serão importantes para tornar o jovem rural protagonista e indutor de uma agricultura periurbana moderna, próspera e alinhada às agendas ambientais. Percebemos que quando existem modelos de negócios prósperos na agricultura o jovem permanece na propriedade, menciona Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e membro do projeto AgriVal. 

Levantamento
O Município de Valinhos cultivava 737 ha em 2017, sendo 619 ha de fruticultura, gerando uma renda de R$ 23 milhões/ano. Considerada agricultura periurbana (na transição entre espaços estritamente rurais e áreas urbanas), sofre constante pressão imobiliária, logística e de competição por mão de obra. Diminuição de área permeável, menor recarga de lençol freático e pressão sobre os fragmentos florestais com efeitos negativos sobre a biodiversidade são as principais consequências, sendo necessárias políticas públicas que fortaleçam a agricultura periurbana. 

Conforme o pesquisador, o aumento da idade média dos agricultores e o crescente êxodo rural dos jovens nas últimas décadas indica necessidade de maior empenho da governança voltado ao público jovem, incentivando sua participação mais ativa nas medidas de sustentabilidade e na inclusão digital. 

“Há uma dificuldade de as propriedades agrícolas recuperarem suas áreas destinadas à preservação ambiental. Para fortalecer a agricultura em termos de novas possibilidades de mercado e incremento da produção preservando os mananciais hídricos, as políticas públicas de incentivo devem ser implementadas e, neste contexto, programas voltados a jovens rurais são imprescindíveis”, enfatiza Alvarez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *