Notícias

Professor Joseph Awika visita a Embrapa Milho e Sorgo

O professor Joseph Awika, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Texas A&M University (College Station – Texas, Estados Unidos), visitou a Embrapa Milho e Sorgo dia 23 de março para conhecer os trabalhos realizados na unidade, especialmente na área de Ciência de Alimentos. Ele foi recepcionado pelo chefe-geral Frederico Durães, pela chefe-adjunta de PD&I Maria Marta Pastina e pela equipe de pesquisa. Awika conheceu alguns laboratórios e ministrou a palestra “Functionalizing climate resilient grains for nutrition and health” (Grãos resilientes ao clima, com propriedades funcionais para nutrição e saúde). O objetivo da palestra foi abordar as evidências disponíveis sobre atributos biofuncionais de culturas de grãos pequenos, e estratégias colaborativas orientadas para o consumidor, para melhorar as culturas em prol da saúde e do bem-estar humanos. Além disso, buscou-se mostrar que a produção sustentável de alimentos é cada vez mais reconhecida como indispensável para alimentar uma população mundial crescente e ajudar a mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Segundo Awika, “enquanto a seca e as culturas tolerantes ao calor, como sorgo, milheto, painço e leguminosas de grãos pequenos, são demandadas como alimento básico por milhões de pessoas em regiões de baixa renda, em sociedades ricas, elas são na maioria das vezes consideradas exóticas, com usos alimentares relativamente limitados. No entanto, evidências demonstram que essas culturas de grãos pequenos têm propriedades biofuncionais únicas, que podem reduzir significativamente o risco de doenças crônicas. Há, portanto, uma ampla oportunidade de otimizar a funcionalidade dos grãos para uso alimentar em benefício da saúde humana e do meio ambiente”.

O professor Joseph Awika, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Texas A&M University (College Station – Texas, Estados Unidos), visitou a Embrapa Milho e Sorgo dia 23 de março para conhecer os trabalhos realizados na unidade, especialmente na área de Ciência de Alimentos.

Ele foi recepcionado pelo chefe-geral Frederico Durães, pela chefe-adjunta de PD&I Maria Marta Pastina e pela equipe de pesquisa. Awika conheceu alguns laboratórios e ministrou a palestra “Functionalizing climate resilient grains for nutrition and health” (Grãos resilientes ao clima, com propriedades funcionais para nutrição e saúde).

O objetivo da palestra foi abordar as evidências disponíveis sobre atributos biofuncionais de culturas de grãos pequenos, e estratégias colaborativas orientadas para o consumidor, para melhorar as culturas em prol da saúde e do bem-estar humanos. Além disso, buscou-se mostrar que a produção sustentável de alimentos é cada vez mais reconhecida como indispensável para alimentar uma população mundial crescente e ajudar a mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Segundo Awika, “enquanto a seca e as culturas tolerantes ao calor, como sorgo, milheto, painço e leguminosas de grãos pequenos, são demandadas como alimento básico por milhões de pessoas em regiões de baixa renda, em sociedades ricas, elas são na maioria das vezes consideradas exóticas, com usos alimentares relativamente limitados. No entanto, evidências demonstram que essas culturas de grãos pequenos têm propriedades biofuncionais únicas, que podem reduzir significativamente o risco de doenças crônicas. Há, portanto, uma ampla oportunidade de otimizar a funcionalidade dos grãos para uso alimentar em benefício da saúde humana e do meio ambiente”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *