Notícias

Cultivares de soja e cereais de inverno na Expoagro Afubra

A Embrapa participa da Expoagro Afubra, de 21 a 24 de março, em Rio Pardo/RS, com diversas tecnologias para a agricultura familiar. A Embrapa Trigo apresenta novidades em soja, trigo, triticale e cevada. A cultivar BRS Korbel é a primeira cevada forrageira disponibilizada no mercado. A cultivar BRS Korbel apresenta características interessantes quando posicionada para o uso forrageiro. A principal delas é que em condições de alta fertilidade, a produtividade de grãos é elevada (potencial de 6 mil kg/ha), indicados para uso na fabricação de rações com excelente qualidade nutricional (15% de proteína bruta e 60% de amido). Por apresentar porte mais baixo em comparação com outros cereais de inverno, a concentração de amido em silagens de planta inteira tende a ser maior. Além disso, o alto poder de perfilhamento e vigor inicial da planta proporcionam o uso como silagem de pré-secado, permitindo mais de um corte quando semeada no outono. A cultivar está disponível para uso na safra 2023, comercializada pelos produtores de sementes parceiros da Embrapa. Ainda em cereais de inverno, a Embrapa Trigo apresenta na Expoagro Afubra as cultivares de triticale BRS Zênite, alternativa para alimentação animal e mercado de grãos com menor custos de produção; o trigo BRS TR271, cultivar com precocidade, produtividade e sanidade de folha e espiga; e a aveia forrageira BRS Pampeana, desenvolvida em parceria com a Sulpasto. As cultivares de trigo e triticale entram na próxima safra para a multiplicação de sementes e deverão chegar ao produtor em 2024, enquanto a aveia já está disponível no mercado e pode ser adquirida junto aos produtores da Sulpasto. A soja BRS 6105RR apresenta grande amplitude na janela de semeadura, que vai de 11 de outubro a 30 de novembro. A cultivar foi avaliada por quatro anos em seis locais nos estados do RS, SC e PR, apresentando rendimentos entre 4.300 kg/ha (Aceguá, RS) e 6.900 kg/ha (Passo Fundo, RS). A soja BRS 6105RR está disponível junto aos produtores de sementes parceiros da Embrapa. Durante a 21ª edição da Expoagro Afubra, a Embrapa ainda conta com um espaço diversificado com grãos, cereais, hortaliças, forrageiras, frutas de clima temperado, produção leiteira e cana-de-açúcar. Participam 9 unidades da empresa: Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Hortaliças, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Trigo e Embrapa Uva e Vinho.

A Embrapa participa da Expoagro Afubra, de 21 a 24 de março, em Rio Pardo/RS, com diversas tecnologias para a agricultura familiar. A Embrapa Trigo apresenta novidades em soja, trigo, triticale e cevada.

A cultivar BRS Korbel é a primeira cevada forrageira disponibilizada no mercado. A cultivar BRS Korbel apresenta características interessantes quando posicionada para o uso forrageiro. A principal delas é que em condições de alta fertilidade, a produtividade de grãos é elevada (potencial de 6 mil kg/ha), indicados para uso na fabricação de rações com excelente qualidade nutricional (15% de proteína bruta e 60% de amido). Por apresentar porte mais baixo em comparação com outros cereais de inverno, a concentração de amido em silagens de planta inteira tende a ser maior. Além disso, o alto poder de perfilhamento e vigor inicial da planta proporcionam o uso como silagem de pré-secado, permitindo mais de um corte quando semeada no outono. A cultivar está disponível para uso na safra 2023, comercializada pelos produtores de sementes parceiros da Embrapa.

Ainda em cereais de inverno, a Embrapa Trigo apresenta na Expoagro Afubra as cultivares de triticale BRS Zênite, alternativa para alimentação animal e mercado de grãos com menor custos de produção; o trigo BRS TR271, cultivar com precocidade, produtividade e sanidade de folha e espiga; e a aveia forrageira BRS Pampeana, desenvolvida em parceria com a Sulpasto. As cultivares de trigo e triticale entram na próxima safra para a multiplicação de sementes e deverão chegar ao produtor em 2024, enquanto a aveia já está disponível no mercado e pode ser adquirida junto aos produtores da Sulpasto.

A soja BRS 6105RR apresenta grande amplitude na janela de semeadura, que vai de 11 de outubro a 30 de novembro. A cultivar foi avaliada por quatro anos em seis locais nos estados do RS, SC e PR, apresentando rendimentos entre 4.300 kg/ha (Aceguá, RS) e 6.900 kg/ha (Passo Fundo, RS). A soja BRS 6105RR está disponível junto aos produtores de sementes parceiros da Embrapa.

Durante a 21ª edição da Expoagro Afubra, a Embrapa ainda conta com um espaço diversificado com grãos, cereais, hortaliças, forrageiras, frutas de clima temperado, produção leiteira e cana-de-açúcar. Participam 9 unidades da empresa: Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Hortaliças, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Trigo e Embrapa Uva e Vinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *