O programa pretende melhorar a qualidade do solo e o sistema produtivo no Rio Grande do Sul A Operação 365 tem como objetivo estabelecer um programa para estimular a melhoria da qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas, visando elevar a sustentabilidade, a estabilidade produtiva das lavouras e maximizar a rentabilidade das propriedades rurais no Rio Grande do Sul. Para marcar o início oficial da Operação 365, a CCGL, através da Rede Técnica Cooperativa (RTC), em conjunto com a Embrapa e outras instituições parceiras, a qualificação técnica para 97 técnicos de 18 cooperativas associadas. O treinamento foi realizado no dia 17/03, na sede da CCGL, em Cruz Alta, RS. Os técnicos habilitados na qualificação serão certificadores pelo programa e poderão realizar avaliação em talhões de produtores associados às cooperativas. Para que o produtor receba o certificado, os talhões deverão ser cadastrados na plataforma SmartCoop, que será o ambiente para o gerenciamento de dados registrados em cada talhão. A avaliação será feita através dos critérios do Índice de Qualidade do Manejo (IQM), estabelecido pela Operação 365. Nos critérios do IQM são avaliados fatores como práticas de produção, uso de plantas de cobertura, permanência de palhada, indicadores de custo, questões físicas e químicas do solo, dentre outras. De acordo com o nível de certificação de cada talhão, o produtor estará apto a receber benefícios da cooperativa em que é associado. Os benefícios visam valorizar os produtores que realizam o manejo adequado, fomentar o uso de boas práticas agrícolas, além de servir como exemplo para outros produtores. Para o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemanski, com o trabalho que será desenvolvido na Operação 365 todos têm a ganhar: “Com o sucesso de um produtor, seu município ganha, sua cooperativa ganha e o Estado vivencia os resultados positivos de uma boa safra. Além disso, a visibilidade das lavouras que estão no nível de excelência permite que as lavouras que não estão com bom resultado sejam diagnosticadas e, assim, surjam opções para soluções” completou Jorge. O Gerente de Pesquisa da CCGL/RTC, Geomar Corassa, ressalta que a Operação 365 é um trabalho coletivo em prol da agricultura. “Acreditamos que vamos contribuir para a melhoria da qualidade das áreas da produção do Rio Grande do Sul e, naturalmente, contribuiremos para o aumento da produtividade e da eficiência agrícola tanto de grãos, leite ou carne”, completou Geomar. Colaboração Comunicação CCGL
O programa pretende melhorar a qualidade do solo e o sistema produtivo no Rio Grande do Sul
A Operação 365 tem como objetivo estabelecer um programa para estimular a melhoria da qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas, visando elevar a sustentabilidade, a estabilidade produtiva das lavouras e maximizar a rentabilidade das propriedades rurais no Rio Grande do Sul. Para marcar o início oficial da Operação 365, a CCGL, através da Rede Técnica Cooperativa (RTC), em conjunto com a Embrapa e outras instituições parceiras, a qualificação técnica para 97 técnicos de 18 cooperativas associadas. O treinamento foi realizado no dia 17/03, na sede da CCGL, em Cruz Alta, RS.
Os técnicos habilitados na qualificação serão certificadores pelo programa e poderão realizar avaliação em talhões de produtores associados às cooperativas. Para que o produtor receba o certificado, os talhões deverão ser cadastrados na plataforma SmartCoop, que será o ambiente para o gerenciamento de dados registrados em cada talhão. A avaliação será feita através dos critérios do Índice de Qualidade do Manejo (IQM), estabelecido pela Operação 365. Nos critérios do IQM são avaliados fatores como práticas de produção, uso de plantas de cobertura, permanência de palhada, indicadores de custo, questões físicas e químicas do solo, dentre outras.
De acordo com o nível de certificação de cada talhão, o produtor estará apto a receber benefícios da cooperativa em que é associado. Os benefícios visam valorizar os produtores que realizam o manejo adequado, fomentar o uso de boas práticas agrícolas, além de servir como exemplo para outros produtores.
Para o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemanski, com o trabalho que será desenvolvido na Operação 365 todos têm a ganhar: “Com o sucesso de um produtor, seu município ganha, sua cooperativa ganha e o Estado vivencia os resultados positivos de uma boa safra. Além disso, a visibilidade das lavouras que estão no nível de excelência permite que as lavouras que não estão com bom resultado sejam diagnosticadas e, assim, surjam opções para soluções” completou Jorge.
O Gerente de Pesquisa da CCGL/RTC, Geomar Corassa, ressalta que a Operação 365 é um trabalho coletivo em prol da agricultura. “Acreditamos que vamos contribuir para a melhoria da qualidade das áreas da produção do Rio Grande do Sul e, naturalmente, contribuiremos para o aumento da produtividade e da eficiência agrícola tanto de grãos, leite ou carne”, completou Geomar.
Colaboração Comunicação CCGL