Os chefes-gerais dos cinco centros da Embrapa localizados no estado de São Paulo reuniram-se, no dia 7/2, com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, na sede da Secretaria, em São Paulo, SP. O encontro teve como objetivo apresentar as linhas de atuações para o novo líder da pasta, que tomou posse em janeiro. Também foi uma oportunidade para que a Secretaria de Agricultura pudesse identificar possíveis contribuições da Embrapa nos desafios relacionados às cadeias produtivas do agronegócio paulista. Foram abordados temas como práticas sustentáveis, pastagens degradadas e insegurança alimentar. Dentro deste último assunto, o chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, apresentou uma ferramenta geodigital estruturada a partir dos dados de cinco programas sociais do Governo Federal. A tecnologia pode ser customizada para retratar o cenário da insegurança alimentar em São Paulo. Gustavo afirmou que os dados dos municípios paulistas serão atualizados neste ano a partir de recursos aportados por meio de emendas parlamentares da bancada paulista no Congresso Nacional. “[Com essa atualização], vamos analisar os municípios que concentram crianças com déficit de altura e peso, baixa capacidade de alimentação, etc., com o intuito de subsidiar políticas públicas para melhorar o quadro de alimentação nessas regiões”, disse. Essa foi a primeira reunião do novo secretário com os gestores dos centros da Embrapa em São Paulo. Novos encontros poderão definir formas de colaboração entre as instituições. Além de Gustavo, estiveram presentes os chefes-gerais: Stanley Oliveira (Embrapa Agricultura Digital); Alexandre Berndt (Embrapa Pecuária Sudeste); Paula Packer (Embrapa Meio Ambiente); e o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação, Daniel de Souza Correa. Também participaram do encontro os seguintes membros do governo paulista: Marcos Renato Böttcher (secretário-executivo); Orlando de Castro (subsecretário de Agricultura); Sérgio Tutui (coordenador da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios – APTA).
Os chefes-gerais dos cinco centros da Embrapa localizados no estado de São Paulo reuniram-se, no dia 7/2, com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, na sede da Secretaria, em São Paulo, SP. O encontro teve como objetivo apresentar as linhas de atuações para o novo líder da pasta, que tomou posse em janeiro. Também foi uma oportunidade para que a Secretaria de Agricultura pudesse identificar possíveis contribuições da Embrapa nos desafios relacionados às cadeias produtivas do agronegócio paulista.
Foram abordados temas como práticas sustentáveis, pastagens degradadas e insegurança alimentar. Dentro deste último assunto, o chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, apresentou uma ferramenta geodigital estruturada a partir dos dados de cinco programas sociais do Governo Federal. A tecnologia pode ser customizada para retratar o cenário da insegurança alimentar em São Paulo. Gustavo afirmou que os dados dos municípios paulistas serão atualizados neste ano a partir de recursos aportados por meio de emendas parlamentares da bancada paulista no Congresso Nacional. “[Com essa atualização], vamos analisar os municípios que concentram crianças com déficit de altura e peso, baixa capacidade de alimentação, etc., com o intuito de subsidiar políticas públicas para melhorar o quadro de alimentação nessas regiões”, disse.
Essa foi a primeira reunião do novo secretário com os gestores dos centros da Embrapa em São Paulo. Novos encontros poderão definir formas de colaboração entre as instituições. Além de Gustavo, estiveram presentes os chefes-gerais: Stanley Oliveira (Embrapa Agricultura Digital); Alexandre Berndt (Embrapa Pecuária Sudeste); Paula Packer (Embrapa Meio Ambiente); e o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação, Daniel de Souza Correa. Também participaram do encontro os seguintes membros do governo paulista: Marcos Renato Böttcher (secretário-executivo); Orlando de Castro (subsecretário de Agricultura); Sérgio Tutui (coordenador da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios – APTA).