Os objetivos de desenvolvimento sustentável 4 (ODS 4) busca “assegurar a educação inclusiva, equitativa, de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos, em todas idades”.
Tendo como princípio que a educação é um direito social por ser responsável pela preparação para a cidadania e para a formação de recursos humanos que permite garantir o desenvolvimento social, com vistas a construir uma sociedade livre, justa e solidária, a Embrapa e parceiros visam desenvolver as capacidades humanas, em âmbito do agronegócio e da agricultura familiar e assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade ao longo da vida, a todas as pessoas.
Este esforço conjunto da Embrapa e parceiros das universidades, dos institutos de pesquisa, das organizações estaduais de pesquisa agropecuária, dos órgãos de assistência técnica e extensão rural, do Legislativo, do setor produtivo agrícola e industrial, das agências de fomento à pesquisa, dos órgãos federais, estaduais e municipais estão reunidos numa amostra no e-book ‘Contribuições da Embrapa’ para o ODS 4 e foram produzos pela Rede ODS Embrapa.
Esta publicação é dividida em seis capítulos e destaca os caminhos em que a empresa e parceiros têm trilhado rumo à sustentabilidade da agricultura brasileira:
Nos capítulos 1 e 2 são apresentados contextos e desafios da educação no meio rural brasileiro; no capítulo 3 são apresentados materiais e métodos que visam instrumentalizar a aprendizagem significativa com vistas a contribuir para o atendimento das metas 4.1 e 4.7 da Agenda 2030 da ONU, sobre os ODS; já no capítulo 4, traz diversas práticas de disseminação de conhecimento e tecnologias por meio de eventos, programas, parcerias, conteúdos e espaços demonstrativos dirigidos a crianças, jovens e adultos. A publicação também apresenta as contribuições da Empresa para o cumprimento da meta 4.4. da Agenda 2030.
No capítulo 5 são destacados os recursos e as boas práticas educacionais utilizadas para promover a inclusão e atender à meta 4.5; por fim, no último capítulo, é apresentado, de forma sintética, o efetivo papel da Embrapa para o apoio ao cumprimento das metas do ODS 4 e que são apontadas como desafios futuros para o desenvolvimento sustentável.
Associadas a esses cenários, diversas outras tendências e desafios têm sido mapeados para os próximos anos, entre as quais se destacam:
• Desenvolvimento de ações integradas de capacitação para melhorar a gestão de riscos da agricultura via transferência de tecnologia;
• Protagonismo e empoderamento dos agricultores;
• Apoio técnico à modernização e à racionalização dos sistemas produtivos de base familiar;
• Educação empreendedora, que visa promover a oferta de conteúdos de empreendedorismo para consolidar a cultura empreendedora;
• Apoio técnico para a conservação dos recursos naturais e a gestão territorial local;
• Adoção de padrões abertos na pesquisa: valorização e incorporação do conhecimento externo (a chamada crowd science) tanto na etapa de análise dos fenômenos quanto na validação dos resultados e produtos obtidos;
• Estabelecimento de laboratórios tecnológicos colaborativos e experimentais que permitam e promovam um contexto de capacitação, de implementação e uso no meio rural.
A educação é um direito humano básico e estabelece os fundamentos para a construção da paz, do bem-estar e do desenvolvimento sustentável. É uma estratégia essencial na busca pela concretização de todos os ODS.
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