Notícias

Representantes dos municípios da Fronteira Noroeste visitam a Embrapa Clima Temperado

Nos dias 10 e 11 de maio, uma comitiva com representantes da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron) e do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul realizaram visita técnica à Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) para conhecer as atividades de pesquisa, identificar demandas e avaliar possibilidades de parceria para elaboração de projetos e captação de recursos. Na terça, houve apresentação do trabalho da Sede da Unidade e visita às dependências do espaço; já na manhã de quarta, os visitantes conheceram as atividades da Estação Experimental Cascata (EEC), também com visita guiada ao local.

O encontro teve início no auditório Ailton Raseira, na Sede, com as boas-vindas do chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em exercício, Gustavo Heiden, representando o chefe-geral, Roberto Pedroso, que abordou o papel da Unidade na agenda da Região Noroeste. Na sequência, o coordenador do Núcleo Temático de Agricultura Familiar e articulador da visita, Alberi Noronha, também deu as boas-vindas, destacando o trabalho de articulação que já vem sendo feito na Região pela Unidade. 

A programação teve sequência com o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Porto Vera Cruz, André Rocha de Camargo, que falou sobre os avanços e desafios da Unidade na Região Noroeste. Além de apresentar os trabalhos em parceria que já deram resultados, como as Unidades de Observação de videira, comentou sobre a realidade da Região e sobre os desafios para o desenvolvimento local, destacando a necessidade de se buscar uma pauta mais coletiva. “Nós poderíamos fazer essa reunião on-line, mas vir aqui e conhecer facilita esse processo de aproximação”, disse.

Pouco antes do término da reunião, na terça-feira, o prefeito de Tucunduva, Jonas Hauschild, representando a Amufron, destacou o compromisso dos municípios da região de se aproximar da Embrapa Clima Temperado para fomentar, principalmente, a agricultura familiar. “Conhecimento é importante para todas as gestões. E a Embrapa Clima Temperado tem todas as informações técnicas para nos subsidiar. A nossa região necessita urgentemente do conhecimento técnico que vocês têm”, afirmou.

Encaminhamentos 

Após as apresentações técnicas de ambos os dias, o encontro teve fim na quarta-feira, já na EEC, com avaliação do que foi abordado e das possibilidades de interface da pesquisa com a Região. O momento foi conduzido pelo analista Alberi Noronha e pelo gerente de projetos da Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (Arede), Ademir Ribeiro. 

Dentre os destaques, estão a realização de capacitações continuadas, sobre temas como avicultura colonial, e a instalação de vitrines tecnológicas, principalmente de mandioca, morango, citros e pastagens, além da uva, que já é exemplo no município de Tuparendi. O objetivo, além de servir de referência, é avaliar a adaptação das tecnologias Embrapa às condições de clima e solo da região, bem como à realidade produtiva dos agricultores. Além disso, a Região também busca apoio para uso agropecuário das margens do Rio Uruguai.  

Os próximos passos serão de articulação dos representantes em suas respectivas localidades para avaliar as necessidades específicas de cada município, de maneira a estabelecer prioridades e pautas transversais. “O esforço da Embrapa é para atingir seus objetivos, mas levando em consideração o contexto onde isso vai se constituir, como a realidade da unidade produtiva e da região. E isso a Embrapa não consegue fazer sozinha”, finaliza Alberi Noronha.

Programação de palestras

Durante a manhã de terça-feira, palestraram o analista Sérgio Bender, sobre cultivares de forrageiras; o pesquisador Carlos Martins, sobre pecanicultura como alternativa à agricultura familiar; o pesquisador João Pedro Zabaleta, sobre avicultura colonial; o pesquisador Sérgio dos Anjos, sobre tecnologias para produção de cana-de-açúcar na agricultura familiar; e a pesquisadora Maira Zanella, sobre o Programa Leite Seguro.

Na parte da tarde, houve a saudação do chefe-geral, Roberto Pedroso de Oliveira e, do chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Enilton Coutinho. O analista da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO) Daniel Weber, abordou o geoprocessamento para desenvolvimento da aquicultura; o pesquisador José Maria Filippini, falou sobre zoneamentos edafoclimáticos; e o pesquisador Ernestino Guarino e a extensionista da Emater/RS-Ascar de Morro Redondo, Adriane Lobo, trataram das experiências de trabalho em rede com restauração ecológica no Território Zona Sul.

Na quarta-feira pela manhã, as palestras tiveram continuidade no Centro de Formação de Agricultores Familiares (Cecaf), na EEC. Primeiramente, o coordenador-técnico da EEC e pesquisador, Luís Fernando Wolff, fez a recepção aos visitantes e, na sequência, abordou os desafios da conservação de abelhas e a contribuição da apicultura na produção de alimentos. Após, o pesquisador José Ernani Schwengber falou sobre tecnologias e inovações para produção de hortaliças; a pesquisadora Letícia Penno abordou a restauração ecológica; e o pesquisador Ernestino Guarino falou sobre o Projeto Florestas Comestíveis. 

Corede Fronteira Noroeste

A região é composta por 20 municípios, com população estimada em 218 mil habitantes, em área de 4,6 mil km². Destes, participaram do encontro representantes, entre prefeitos, secretários de agricultura e lideranças regionais, dos municípios de Alecrim, Boa Vista do Buricá, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Três de Maio e Tucunduva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *