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Embrapa promove discussões sobre produtos com identidade territorial no mês de novembro

Durante o mês de novembro, a Embrapa Caprinos e Ovinos promoverá, às quintas-feiras, rodas de conversa virtuais sobre valorização e defesa de produtos alimentares com identidade territorial, ou seja, produtos que são feitos de forma muito peculiar à região e que possuem grande valor cultural, histórico e gastronômico. O objetivo dos organizadores é apresentar a produtores, técnicos e gestores públicos bases teóricas, ferramentas e experiências exitosas que podem auxiliar no reconhecimento dos produtos locais, no entendimento e na preservação das características que os tornam únicos e, assim, trazer benefícios para os produtores e seus territórios. As rodas de conversa vão promover a troca de experiências e informações entre atores de diferentes territórios e facilitar a formação de uma rede de territórios com produtos locais. Os encontros serão virtuais, nos dias 4, 11 e 25 de novembro ( quintas-feiras) com a participação de palestrantes com conhecimento e experiências em diferentes regiões do país. O enfoque estará nos seguintes territórios e seus produtos: região dos Inhamuns-CE (manta de carneiro e queijo coalho); Vale do Itaim-PI (organização social na comercialização de caprinos e ovinos e produtos diversos da agricultura familiar); Região do São Francisco Pernambucano-PE (manta de Petrolina); Norte da Bahia, Comunidades de Fundo de Pasto (cabrito natural da caatinga); Alto Camaquã-RS (experiência da valorização do território, sua natureza, paisagem, organização social e produtos). Confira a programação • Roda de conversa 1 – 4 de novembro O reconhecimento do território, sua gente e seus produtos: a experiência do Alto Camaquã – Marcos Borba. Objetivo: discutir a importância do ambiente na caracterização dos produtos locais. Será apresentada uma experiência real e discutido o processo de envolvimento das pessoas, a defesa do território, sua natureza e sua cultura como bases imprescindíveis para a diferenciação de seus produtos. O palestrante Marcos Flávio Silva Borba é médico veterinário, pesquisador da Embrapa em Bagé no RS desde 1989, com doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Córdoba, Espanha em 2002, trabalha com desenvolvimento territorial endógeno e é membro do Portfólio de Inovação Social da Embrapa. • Roda de conversa 2 – 11 de novembro Selos distintivos: o envolvimento das pessoas na valorização e defesa dos produtos com identificação territorial – Marcelo Champredonde. Objetivo: discutir os processos oficiais de distinção de produtos alimentares territoriais (marca coletiva, indicação geográfica etc.) e a importância do envolvimento das pessoas no reconhecimento e defesa das qualidades intrínsecas e do valor cultural dos produtos alimentares de seu território. O palestrante Marcelo Champredonde é engenheiro agrônomo e tem doutorado em Estudos Rurais na Universidade de Toulouse II, França; pós-doutorado no INRA LRDE de Corté, na Córcega, França, sobre Diferenciação de produtos locais mediante selos de qualidade por origem geográfica. Trabalha no Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária- INTA, na Argentina, e coordena uma plataforma sobre valorização de produtos locais. É professor convidado na Universidad Nacional del Sur e na Universidad Provincial del Sudoeste- Argentina. • Roda de conversa 3 – 25 de novembro Breve apresentação dos territórios e dos seus produtos e discussão sobre a formação de grupos para proposição de projetos locais e formação de uma rede de apoio inter-territorial – Octávio Morais. Objetivo: orientar a formação dos grupos locais e da rede interterritorial de forma a incentivar a autonomia dos territórios na valorização e guarda dos produtos alimentares e do ambiente que os cerca. Dinâmica das apresentações: 30 minutos de exposição, 1 hora para perguntas (feitas no chat e compiladas conforme o tema). Octávio Morais, que vai coordenar esse encontro, é médico-veterinário, doutor em Ciência Animal e pesquisador da área de Melhoramento Genético Animal da Embrapa Caprinos e Ovinos. Serviço Rodas de conversa sobre produtos com identidade local Datas: 4, 11 e 25 de novembro (quintas-feiras) Horário: 19h às 20h30 Inscrições prévias pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-GbvsOLiF6Q2mZD-Iy2SEJLqM0QDDs7k18vgYJTiDYrwQFQ/viewform Outras informações, no site do evento: https://www.embrapa.br/web/portal/busca-de-eventos/-/evento/454461

Durante o mês de novembro, a Embrapa Caprinos e Ovinos promoverá, às quintas-feiras, rodas de conversa virtuais sobre valorização e defesa de produtos alimentares com identidade territorial, ou seja, produtos que são feitos de forma muito peculiar à região e que possuem grande valor cultural, histórico e gastronômico. O objetivo dos organizadores é apresentar a produtores, técnicos e gestores públicos bases teóricas, ferramentas e experiências exitosas que podem auxiliar no reconhecimento dos produtos locais, no entendimento e na preservação das características que os tornam únicos e, assim, trazer benefícios para os produtores e seus territórios.

As rodas de conversa vão promover a troca de experiências e informações entre atores de diferentes territórios e facilitar a formação de uma rede de territórios com produtos locais. Os encontros serão virtuais, nos dias 4, 11 e 25 de novembro ( quintas-feiras) com a participação de palestrantes com conhecimento e experiências em diferentes regiões do país.

O enfoque estará nos seguintes territórios e seus produtos: região dos Inhamuns-CE (manta de carneiro e queijo coalho); Vale do Itaim-PI (organização social na comercialização de caprinos e ovinos e produtos diversos da agricultura familiar); Região do São Francisco Pernambucano-PE (manta de Petrolina); Norte da Bahia, Comunidades de Fundo de Pasto (cabrito natural da caatinga); Alto Camaquã-RS (experiência da valorização do território, sua natureza, paisagem, organização social e produtos).

Confira a programação

• Roda de conversa 1 – 4 de novembro

O reconhecimento do território, sua gente e seus produtos: a experiência do Alto Camaquã – Marcos Borba.

Objetivo: discutir a importância do ambiente na caracterização dos produtos locais. Será apresentada uma experiência real e discutido o processo de envolvimento das pessoas, a defesa do território, sua natureza e sua cultura como bases imprescindíveis para a diferenciação de seus produtos.

O palestrante Marcos Flávio Silva Borba é médico veterinário, pesquisador da Embrapa em Bagé no RS desde 1989, com doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Córdoba, Espanha em 2002, trabalha com desenvolvimento territorial endógeno e é membro do Portfólio de Inovação Social da Embrapa.

• Roda de conversa 2 – 11 de novembro

Selos distintivos: o envolvimento das pessoas na valorização e defesa dos produtos com identificação territorial – Marcelo Champredonde.

Objetivo: discutir os processos oficiais de distinção de produtos alimentares territoriais (marca coletiva, indicação geográfica etc.) e a importância do envolvimento das pessoas no reconhecimento e defesa das qualidades intrínsecas e do valor cultural dos produtos alimentares de seu território.

O palestrante Marcelo Champredonde é engenheiro agrônomo e tem doutorado em Estudos Rurais na Universidade de Toulouse II, França; pós-doutorado no INRA LRDE de Corté, na Córcega, França, sobre Diferenciação de produtos locais mediante selos de qualidade por origem geográfica. Trabalha no Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária- INTA, na Argentina, e coordena uma plataforma sobre valorização de produtos locais. É professor convidado na Universidad Nacional del Sur e na Universidad Provincial del Sudoeste- Argentina.

• Roda de conversa 3 – 25 de novembro

Breve apresentação dos territórios e dos seus produtos e discussão sobre a formação de grupos para proposição de projetos locais e formação de uma rede de apoio inter-territorial – Octávio Morais.

Objetivo: orientar a formação dos grupos locais e da rede interterritorial de forma a incentivar a autonomia dos territórios na valorização e guarda dos produtos alimentares e do ambiente que os cerca.  
Dinâmica das apresentações: 30 minutos de exposição, 1 hora para perguntas (feitas no chat e compiladas conforme o tema).

Octávio Morais, que vai coordenar esse encontro, é médico-veterinário, doutor em Ciência Animal e pesquisador da área de Melhoramento Genético Animal da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Serviço

Rodas de conversa sobre produtos com identidade local

Datas: 4, 11 e 25 de novembro (quintas-feiras)

Horário: 19h às 20h30

Inscrições prévias pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-GbvsOLiF6Q2mZD-Iy2SEJLqM0QDDs7k18vgYJTiDYrwQFQ/viewform

Outras informações, no site do evento: https://www.embrapa.br/web/portal/busca-de-eventos/-/evento/454461

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