Notícias

Almôndegas de caju é a receita do segundo episódio da série “Sabores e histórias do Caju”

A segunda convidada da série “Sabores e Histórias do Caju” é a culinarista Nilza Mendonça. Com mais de 50 anos de experiencia em formação em Gastronomia Regional e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), ela é professora de cursos de formação em cozinha pelo Senac Ceará, além de atuar como consultora em gastronomia e gestão em empresas de serviços de alimentação. Escreveu o livro “Sabores Perdidos”, da Editora Senac Ceará. Nilza Mendonça irá ensinar como fazer almôndega de caju a partir da fibra da fruta. A transmissão ocorrerá nesta quinta-feira, dia 30, a partir das 19h30 no canal da Embrapa no Youtube: https://youtu.be/jTfmhgrg1k8 A Embrapa Agroindústria Tropical, em parceria com a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), apresentará um pouco da riqueza gastronômica do caju na série “Sabores e Histórias do Caju”, em que mestres e profissionais do sabor irão compartilhar um bom bocado do seu saber ao público. A cada quinta-feira será apresentado, no canal da Embrapa no Youtube (http://www.youtube.com/embrapa), um prato que tenha em sua receita o pedúnculo, o suco ou a castanha de caju. Durante o preparo, histórias, informações culturais e causos serão trazidas a público. Confira os episódios: 23/09, às 19h30 – Coquetéis à base de caju raiz, mocororó, cajuína e mel de caju, com Maurício Flair. Link: https://youtu.be/ QWdOSH30jWQ 30/09, às 19h30 – Almôndegas de caju, com Nilza Mendonça. Link: https://youtu.be/ jTfmhgrg1k8 07/10, às 19h30 – Doce de caju-ameixa e mousse de caju, com Ana Célia. Link: https://youtu.be/ dppzE48_iA8 14/10, às 19h30 – Doces de caju, com Mattu Macedo. Link: https://youtu.be/TjGOM4dPwH8 Sobre a Embrapa Agroindústria Tropical Criada em 1987, como Centro Nacional de Pesquisa de Caju, a Embrapa Agroindústria Tropical atuou exclusivamente, em seus anos iniciais, com o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a cajucultura. Em 1993, a missão do centro foi ampliada, passando a incorporar muitas outras cadeias produtivas, com foco na agroindustrialização. A unidade passou a ser denominada pelo seu atual nome. Entre os principais focos de atuação da Embrapa Agroindústria Tropical estão a agroindústria, os fabricantes de insumos para indústrias e a valorização da biodiversidade brasileira. Sobre a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia.

A segunda convidada da série “Sabores e Histórias do Caju” é a culinarista Nilza Mendonça. Com mais de 50 anos de experiencia em formação em Gastronomia Regional e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), ela é professora de cursos de formação em cozinha pelo Senac Ceará, além de atuar como consultora em gastronomia e gestão em empresas de serviços de alimentação. Escreveu o livro “Sabores Perdidos”, da Editora Senac Ceará. Nilza Mendonça irá ensinar como fazer almôndega de caju a partir da fibra da fruta. A transmissão ocorrerá nesta quinta-feira, dia 30, a partir das 19h30 no canal da Embrapa no Youtube: https://youtu.be/jTfmhgrg1k8

A Embrapa Agroindústria Tropical, em parceria com a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), apresentará um pouco da riqueza gastronômica do caju na série “Sabores e Histórias do Caju”, em que mestres e profissionais do sabor irão compartilhar um bom bocado do seu saber ao público. A cada quinta-feira será apresentado, no canal da Embrapa no Youtube (http://www.youtube.com/embrapa), um prato que tenha em sua receita o pedúnculo, o suco ou a castanha de caju. Durante o preparo, histórias, informações culturais e causos serão trazidas a público. 

Confira os episódios:

23/09, às 19h30 – Coquetéis à base de caju raiz, mocororó, cajuína e mel de caju, com Maurício Flair. Link: https://youtu.be/QWdOSH30jWQ

30/09, às 19h30 – Almôndegas de caju, com Nilza Mendonça. Link: https://youtu.be/jTfmhgrg1k8

07/10, às 19h30 – Doce de caju-ameixa e mousse de caju, com Ana Célia. Link: https://youtu.be/dppzE48_iA8

14/10, às 19h30 – Doces de caju, com Mattu Macedo. Link: https://youtu.be/TjGOM4dPwH8

Sobre a Embrapa Agroindústria Tropical

Criada em 1987, como Centro Nacional de Pesquisa de Caju, a Embrapa Agroindústria Tropical atuou exclusivamente, em seus anos iniciais, com o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a cajucultura. Em 1993, a missão do centro foi ampliada, passando a incorporar muitas outras cadeias produtivas, com foco na agroindustrialização. A unidade passou a ser denominada pelo seu atual nome. Entre os principais focos de atuação da Embrapa Agroindústria Tropical estão a agroindústria, os fabricantes de insumos para indústrias e a valorização da biodiversidade brasileira.

Sobre a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *