Notícias

Técnicos do Senar/RS recebem treinamento sobre uso da tecnologia sulco-camalhão

A Unidade de Pesquisas está realizando neste mês um treinamento sobre o uso da tecnologia do sulco-camalhão dirigido ao grupo de técnicos do Senar/RS. A capacitação Utilização da tecnologia sulco-camalhão na produção de milho e soja em terras baixas do RS, sempre às terças-feiras, acontece em quatro módulos com três aulas teóricas e um encontro prático. As aulas estão acontecendo através da plataforma do Google Meet e a parte prática  será realizada, no quarto e último módulo, na área experimental da Estação Experimental Terras Baixas (ETB), no Capão do Leão. 

Os primeiros módulos, já realizados nos dias 14 e 21, trataram sobre os fundamentos da tecnologia do sulco-camalhão e suavização, respectivamente, com a condução do pesquisador José Maria Parfitt e do pesquisador do INIA/Uruguai, Marcos Valle Bueno. Na sequência, foram abordados os pontos sobre fertilidade do solo apresentado pela pesquisadora Walkyria Scivittaro e o manejo de plantas daninhas, pelo pesquisador André Andres. E o encerramento das aulas teóricas, acontece neste dia 28, ao apresentar o tema da irrigação e drenagem, com a participação do técnico da empresa PipeBR, Guilherme Cassol, e a doutoranda da Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFPel, Letícia Burket Mello Araújo, orientada por José Maria Parfitt. Após, serão apresentados os resultados do Projeto SULCO, por Amilcar Centeno, da Centeno AgroInteligência.
 
O dia 26 de outubro está reservado para acontecer a capacitação prática sobre todos os pontos apresentados nas aulas teóricas, com a presença de todos os instrutores. As práticas a campo irão desenvolver habilidades dos participantes para utilizar a geotecnologia na etapa da suavização, como construir os camalhões e como usar a irrigação por sulco por meio de politubos. 

“Este curso foi uma demanda do Senar/RS para realização do treinamento com uma equipe de técnicos,onde fosse divulgado e compartilhado os conhecimentos relacionados ao uso de sulco-camalhão de forma a incrementar a produção de grãos em terras baixas, seja no verão como no inverno”, disse o pesquisador e coordenador da ETB, André Andres.

Para o técnico em formação rural do Senar/RS, Henrique Massot Padilha, o treinamento está capacitando instrutores do Senar-RS, em formato virtual, o que permite a participação de profissionais de diversas localidades do Estado, trazendo agilidade à capacitação e ao aprendizado, de maneira que sejam difusores da tecnologia do sulco-camalhão para produtores e alunos, possibilitando otimizar  a produtividade e maximizar o uso das áreas potencialmente produtivas do Rio Grande do Sul. “Essa tecnologia tem se mostrado promissora, principalmente nas áreas de várzea na Metade Sul do RS”, disse.

Estão em capacitação 24 técnicos do Senar, representando diferentes regiões do Estado, parceiros na realização do projeto Duas Safras – uma articulação da Farsul Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) com quatro unidades de pesquisa da Embrapa (Clima Temperado, Pecuária Sul, Suínos e Aves e Trigo). O trabalho visa incentivar o plantio de culturas de inverno não apenas para a venda de grãos, mas para a alimentação animal, suprindo o alimento para o gado no verão e resolvendo o déficit de produção de milho no RS e SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *