Notícias

Ciclo de diálogos aborda produção de milho orgânico

A produção de milho orgânico será debatida em uma série de eventos on-line que tem início na próxima quinta-feira, 30/9. Serão seis encontros até o dia 18 de novembro, com apresentações de palestras e momentos para perguntas e respostas. O 1º Ciclo de Diálogos sobre Produção de Milho Orgânico começa discutindo “O que é pesquisa participativa”. O tema será abordado pela professora Irene Maria Cardoso (da Universidade Federal de Viçosa) e pelo pesquisador Altair Machado (da Embrapa Cerrados). As palestras serão apresentadas a partir das 19h no dia 30/9, seguidas de discussão aberta ao público. No dia 7/10, serão debatidos os desafios da produção e comercialização de milho orgânico, com participação dos empresários Carlos Thomaz Lopes (da Grãos Orgânicos) e Lucas Castro Alves de Sousa (da Vista Alegre Orgânicos). Dia 14/10, o tema é manejo da fertilidade em sistema orgânico, com os pesquisadores Flávia Alcântara (da Embrapa Arroz e Feijão) e Francisco Adriano de Souza (da Embrapa Milho e Sorgo). No dia 20/10, será discutido o manejo da paisagem, com as pesquisadoras Mariella Camardelli Uzeda (da Embrapa Agrobiologia) e Cynthia Torres de Toledo Machado (da Embrapa Cerrados). Manejo ecológico de plantas espontâneas, doenças e proteção de sementes e grãos será o tema do dia 4/11, com participação da professora Leila Castro Louback Ferraz (da Universidade Federal de São João del-Rei) e dos pesquisadores Maurílio Fernandes de Oliveira e Marco Aurélio Guerra Pimentel (ambos da Embrapa Milho e Sorgo). Fechando a série de eventos, no dia 18/11, será debatido controle biológico conservativo, com Madelaine Venzon (da Epamig), Elen de Lima Aguiar Menezes (da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e José Luis Ciotola Guimarães (da Emater-MG). O ciclo de diálogos é uma ação do projeto “Sistema de produção de milho orgânico na região Central de Minas Gerais”, desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), com participação direta de membros do setor produtivo. O projeto visa analisar tecnologias para o desenvolvimento e a melhoria da produção de milho orgânico, com identificação de opções de cultivares e avaliação do uso de insumos biológicos. O pesquisador Walter Matrangolo, líder do projeto, comenta que a busca por alimentos e ambientes saudáveis é crescente. “A produção de milho orgânico é desafiadora e nosso ciclo de diálogos pretende, de forma participativa, ampliar nosso conhecimento sobre o tema”. Interessados em acompanhar o Ciclo de Diálogos sobre Produção de Milho Orgânico devem se inscrever para receber os links das transmissões. Participe! Para inscrições, acesse: https://www.sympla.com.br/1-ciclo-de-dialogos-sobre-producao-de-milho-organico-na-regiao-central-de-mg__1358912

A produção de milho orgânico será debatida em uma série de eventos on-line que tem início na próxima quinta-feira, 30/9. Serão seis encontros até o dia 18 de novembro, com apresentações de palestras e momentos para perguntas e respostas.

O 1º Ciclo  de Diálogos sobre Produção de Milho Orgânico começa discutindo “O que é pesquisa participativa”. O tema será abordado pela professora Irene Maria Cardoso (da Universidade Federal de Viçosa) e pelo pesquisador Altair Machado (da Embrapa Cerrados). As palestras serão apresentadas a partir das 19h no dia 30/9, seguidas de discussão aberta ao público.

No dia 7/10, serão debatidos os desafios da produção e comercialização de milho orgânico, com participação dos empresários Carlos Thomaz Lopes (da Grãos Orgânicos) e Lucas Castro Alves de Sousa (da Vista Alegre Orgânicos).

Dia 14/10, o tema é manejo da fertilidade em sistema orgânico, com os pesquisadores Flávia Alcântara (da Embrapa Arroz e Feijão) e Francisco Adriano de Souza (da Embrapa Milho e Sorgo).

No dia 20/10, será discutido o manejo da paisagem, com as pesquisadoras Mariella Camardelli Uzeda (da Embrapa Agrobiologia) e Cynthia Torres de Toledo Machado (da Embrapa Cerrados).

Manejo ecológico de plantas espontâneas, doenças e proteção de sementes e grãos será o tema do dia 4/11, com participação da professora Leila Castro Louback Ferraz (da Universidade Federal de São João del-Rei) e dos pesquisadores Maurílio Fernandes de Oliveira e Marco Aurélio Guerra Pimentel (ambos da Embrapa Milho e Sorgo).

Fechando a série de eventos, no dia 18/11, será debatido controle biológico conservativo, com Madelaine Venzon (da Epamig), Elen de Lima Aguiar Menezes (da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e José Luis Ciotola Guimarães (da Emater-MG).

O ciclo de diálogos é uma ação do projeto “Sistema de produção de milho orgânico na região Central de Minas Gerais”, desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), com participação direta de membros do setor produtivo. O projeto visa analisar tecnologias para o desenvolvimento e a melhoria da produção de milho orgânico, com identificação de opções de cultivares e avaliação do uso de insumos biológicos.

O pesquisador Walter Matrangolo, líder do projeto, comenta que a busca por alimentos e ambientes saudáveis é crescente. “A produção de milho orgânico é desafiadora e nosso ciclo de diálogos pretende, de forma participativa, ampliar nosso conhecimento sobre o tema”.

Interessados em acompanhar o Ciclo de Diálogos sobre Produção de Milho Orgânico devem se inscrever para receber os links das transmissões. Participe! Para inscrições, acesse: https://www.sympla.com.br/1-ciclo-de-dialogos-sobre-producao-de-milho-organico-na-regiao-central-de-mg__1358912

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *