Notícias

Programa Prosa Rural fala do Uso de Inoculantes em arroz irrigado no RS

Entre os dias 26 e 31 de julho, o Prosa Rural fala sobre uma tecnologia que utiliza um microrganismo biológico Azospirillum brasiliensis, que funciona como um inoculante, ou seja, um fertilizante biológico. Este produto tem apresentado ganhos de produtividade e contribuído para diminuição da liberação de gases de efeito estufa para o meio ambiente, além é claro, de engordar o bolso do produtor. Os inoculantes são utilizados de forma mais comum em lavouras de soja, mas os experimentos demonstraram ganhos positivos em áreas de arroz ao incrementar a sua produtividade em cerca de 20%, e alcançando a média de 12 mil quilos/hectare ao utilizar cultivares de arroz irrigado da Embrapa. Participa do programa a pesquisadora Maria Laura Mattos e o produtor rural Valdemiro Aguiar, de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. O Prosa Rural é o programa de rádio nacional da Embrapa, e esta edição será transmitida por 290 rádios localizadas na região Sul do país (RS, SC e PR). Prosa Rural fala do Uso de Inoculantes em arroz irrigado no RS

Foto: Divulgação

Divulgação - Bactéria promove não somente o crescimento de plantas de feijão, soja, e gramíneas, mas também de arroz irrigado.

Bactéria promove não somente o crescimento de plantas de feijão, soja, e gramíneas, mas também de arroz irrigado.

 Entre os dias 26 e 31 de julho, o Prosa Rural fala sobre uma tecnologia que utiliza um microrganismo biológico Azospirillum brasiliensis, que funciona como um inoculante, ou seja, um fertilizante biológico. Este produto tem apresentado ganhos de produtividade e contribuído para diminuição da liberação de gases de efeito estufa para o meio ambiente, além é claro, de engordar o bolso do produtor. 

Os inoculantes são utilizados de forma mais comum em lavouras de soja, mas os experimentos demonstraram ganhos positivos em áreas de arroz ao incrementar a sua produtividade em cerca de 20%, e alcançando a média de 12 mil quilos/hectare ao utilizar cultivares de arroz irrigado da Embrapa.

Participa do programa a pesquisadora Maria Laura Mattos e o produtor rural Valdemiro Aguiar, de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. O Prosa Rural é o programa de rádio nacional da Embrapa, e esta edição será transmitida por 290 rádios localizadas na região Sul do país (RS, SC e PR). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *