Notícias

Técnicos da prefeitura de Macapá recebem capacitação em manejo integrado de pragas

A Embrapa Amapá promove, no período de 21 a 23 de julho, o segundo curso destinado a uma equipe de técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos da Secretaria Municipal de Agricultura de Macapá. O tema desta etapa da capacitação é “Manejo integrado de Pragas em Horticultura Agroecológica e Sistemas Agroflorestais”. Os participantes serão treinados como agentes multiplicadores de técnicas junto a agricultores familiares de 13 comunidades rurais localizadas nos distritos do Coração e Pedreira do Abacate. De acordo com o instrutor do curso, pesquisador Jorge Segovia, o conteúdo do curso inclui conhecimentos em ciclo de vida das pragas, ressurgência de pragas, fatores que promovem o desenvolvimento de pragas, inspeção fitossanitária, manejo integrado de pragas, preparo e dosagens de extratos vegetais com atividade inseticida, bactericida e fungicida, controle biológico de pragas, manejo de pragas das brásicas, cucurbitáceas, solanáceas, liliáceas, fabáceas, mamão, maracujá e abacaxi. O pesquisador Francisco Almeida atua no apoio da programação. Estão inscritos no curso os técnicos Antônio Renildo da Costa, Cícero Matias de Oliveira Picanço, Hubner Albuquerque Brazão, Mário Rodrigues Vieira, Michel Arimathéia Palmeirim, Higor Larry Santos Cost e Henry Ramon Figueiredo. A capacitação visa atender à parceria de cooperação técnica estabelecida entre a Embrapa Amapá e a Prefeitura de Macapá, voltada para implementar o Programa de Desenvolvimento Agrícola da Região Periurbana de Macapá e respectivos Distritos. O curso faz parte do Projeto “Valorização dos produtos florestais não madeireiros na Amazônia” (conhecido como Projeto Kamukaia), liderado pela pesquisadora Ana Claudia Lira Guedes, da Embrapa Amapá. A atividade está vinculada ao Plano de Ação Cadeias de Valor da Sociobiodiversidade e Transferência de tecnologias que visa a capacitação e atualização tecnológica de agentes multiplicadores com validação e transferência de Tecnologias em práticas de produção agroecológicas em ilhas de produtividade no Amapá.

A Embrapa Amapá promove, no período de 21 a 23 de julho, o segundo curso destinado a uma equipe de técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos da Secretaria Municipal de Agricultura de Macapá. O tema desta etapa da capacitação é “Manejo integrado de Pragas em Horticultura Agroecológica e Sistemas Agroflorestais”. Os participantes serão treinados como agentes multiplicadores de técnicas junto a agricultores familiares de 13 comunidades rurais localizadas nos distritos do Coração e Pedreira do Abacate.

De acordo com o instrutor do curso, pesquisador Jorge Segovia, o conteúdo do curso inclui conhecimentos em ciclo de vida das pragas, ressurgência de pragas, fatores que promovem o desenvolvimento de pragas, inspeção fitossanitária, manejo integrado de pragas, preparo e dosagens de extratos vegetais com atividade inseticida, bactericida e fungicida, controle biológico de pragas, manejo de pragas das brásicas, cucurbitáceas, solanáceas, liliáceas, fabáceas, mamão, maracujá e abacaxi. O pesquisador Francisco Almeida atua no apoio da programação.  

Estão inscritos no curso os técnicos Antônio Renildo da Costa, Cícero Matias de Oliveira Picanço, Hubner Albuquerque Brazão, Mário Rodrigues Vieira, Michel Arimathéia Palmeirim, Higor Larry Santos Cost e Henry Ramon Figueiredo.  A capacitação visa atender à parceria de cooperação técnica estabelecida entre a Embrapa Amapá e a Prefeitura de Macapá, voltada para implementar o Programa de Desenvolvimento Agrícola da Região Periurbana de Macapá e respectivos Distritos.

O curso faz parte do Projeto “Valorização dos produtos florestais não madeireiros na Amazônia” (conhecido como Projeto Kamukaia), liderado pela pesquisadora Ana Claudia Lira Guedes, da Embrapa Amapá. A atividade está vinculada ao Plano de Ação Cadeias de Valor da Sociobiodiversidade e Transferência de tecnologias que visa a capacitação e atualização tecnológica de agentes multiplicadores com validação e transferência de Tecnologias em práticas de produção agroecológicas em ilhas de produtividade no Amapá.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *